PowerFlow

Enquadramento

O projeto propõe apresentar uma solução de armazenamento de energia integrada, englobando a bateria, sistema de conversão de eletrónica de potência e módulo de gestão, com o objetivo de promover a eficiência e racionalidade na utilização da energia, facilitar a introdução de fontes de energia renovável no panorama energético, tendo como resultado a diminuição da utilização de combustíveis fósseis, e consequente diminuição da pegada carbónica.

 

Entrevista a Nuno Francisco Costa …Responsável do projeto PowerFlow contou-nos, nesta entrevista, quais os pricipais desafios, quais as tecnologias críticas e o papel que os fundos da união europeia tiveram e têm no projeto que coordena.

 

 

Quais os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?

O projeto, centrado no desenvolvimento de sistema de armazenamento de energia elétrica, pretende endereçar um conjunto de objetivos ambiciosos, nomeadamente, em termos de desenvolvimento da bateria de caudal e da componente de conversão associada. A tecnologia de bateria de caudal concentra uma expectativa e potencial de aplicação significativo, por vários motivos. No entanto, em termos globais, o estágio de desenvolvimento da tecnologia tem evoluído a um ritmo inferior, o que de certa forma evidencia a complexidade do tema. Nesse sentido, o projeto pretende reforçar a exploração deste segmento de atividade em termos de investigação e desenvolvimento, constituindo dessa forma um dos vetores principais. Por outro lado, a utilização da bateria como elemento de armazenamento de energia associada a um espectro de aplicações amplo, releva a importância do interface da bateria à rede elétrica, constituindo por isso um outro vetor de atuação do projeto.

Um dos desafios principais  presentes no projeto foi a criação da equipa de trabalho, aquisição de conhecimentos e capacidade crítica numa área relativamente nova, num espaço de tempo reduzido, que ao longo da evolução do projeto, foi sendo necessário complementar com novas competências, de forma a transpor os vários obstáculos que foram sendo identificados. 

Apesar das várias dificuldades, os progressos têm sido assinaláveis, superando em alguns casos, os objetivos iniciais.

 

Quais as tecnologias que acredita serem críticas no futuro próximo?

O crescimento notável de geração de energia de forma distribuída, recorrendo a fontes de energia renovável, constitui um contributo importante para a melhoria da eficiência energética. Por outro lado, o padrão de consumo de energia elétrica poderá mudar de forma substancial com a introdução da mobilidade elétrica.

De forma a acomodar o impacto destas alterações e assegurar a estabilidade do sistema electroprodutor e a sua exploração, torna-se inevitável a introdução de sistemas de armazenamento na rede e a instalação de sistemas avançados de gestão inteligente da geração de energia e do consumo, permitindo uma operação otimizada, sustentável e eficiente.

Portanto, algumas áreas próximas deste projeto, como o desenvolvimento de soluções avançadas de geração de energia, de armazenamento, de mecanismos de suporte à rede e gestão inteligente poderão ser tecnologias relevantes no futuro próximo e que contribuirão de forma decisiva para a melhoria da eficiência energética.

 

Descreva as sinergias entre a EFACEC e a FEUP no âmbito deste projeto.

A colaboração entre a Efacec e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto apresenta um longo historial, valorizada em projetos conjuntos em várias áreas, com resultados reconhecidos. Em particular, nos últimos anos, a colaboração entre o Departamento de Engenharia Química e a Efacec, está patente em vários projetos de investigação e desenvolvimento, entre outras ações.

No caso concreto do projeto PowerFlow, os domínios de conhecimento e competências complementares, nomeadamente, em termos de investigação e desenvolvimento da bateria de caudal, e da conceção de sistemas de armazenamento, conversão e controlo, traduziram-se no estabelecimento de requisitos e soluções inovadoras numa área complexa como é o armazenamento de energia baseado nesta tecnologia de bateria.

A cooperação aberta e interação promovida no projeto, entre as várias equipas de desenvolvimento, permitiu o intercâmbio de experiências e conhecimento, que resultaram na melhor perceção da tecnologia da bateria de caudal, suas potencialidades e limitações, assim como os atributos e limitações da tecnologia de conversão, controlo e requisitos da aplicação. Dessa forma, foi possível por um lado, melhorar os requisitos e sua correspondência com as aplicações pretendidas, e por outro, conseguir superar ou ultrapassar os problemas e desafios que têm surgido ao longo do projeto.

Este processo de interação e aprendizagem, fomentada por este modelo de colaboração, permanece como um dos fatores positivos a salientar, que permitirá, sem dúvida, alavancar e potenciar, de forma sustentável a evolução desta tecnologia e soluções de armazenamento de energia associadas. 

 

Qual o contributo do COMPETE 2020 para os objetivos que definiram para o projeto?

O contributo do COMPETE 2020 no estabelecimento dos objetivos do projeto foi fundamental, na medida em que promoveu e incentivou a criação de condições e recursos para a realização das atividades previstas, alicerçadas num regime de parceria, com acentuação na criação de valor e diferenciação tecnológica, o que permitirá, podemos dizer com certeza, alcançar soluções competitivas, num horizonte temporal compatível com a evolução prevista do mercado, em termos de soluções de armazenamento de energia.

 

 

 

 

07/12/2017 , Por Miguel Freitas