Modernização da Linha do Norte: Troço Santana/ Cartaxo – Entroncamento

O Projeto

A operação em causa neste projeto, traduz-se na implementação de diversas ações de modernização, implementação de sinalização, controlo automático de velocidade e telecomunicações ferroviárias no troço entre Vale de Santarém (Pk 64+300) no concelho do Cartaxo e o Entroncamento (Pk 107+400), numa extensão total de aproximadamente 43 km.

Esta operação no troço Santana/Cartaxo-Entroncamento, do Pk 64+300 ao Pk 107+400, compreende as seguintes intervenções:

  1. Eletrificação da linha mãe de ramais, do lado da via descendente à Linha do Norte, entre a Subestação do Entroncamento e a estação de Riachos e acessos ao Terminal Vale do Tejo;
  2. Modernização do feixe de receção / expedição da triagem do Entroncamento;
  3. Intervenções de modernização em Mato Miranda, deslocalização da Zona Neutra atualmente junto à Subestação do Entroncamento e construção da nova Linha Mãe Ramais (VA) entre Riachos e Entroncamento;
  4. Reabilitação das estruturas de contenção da encosta das Portas do Sol em Santarém; Intervenção em taludes, estruturas de contenção e sistemas de drenagem associados;
  5. Implementação da sinalização e telecomunicações ferroviárias no troço Vale de Santarém-Entroncamento.

As intervenções de modernização do troço Santana/Cartaxo - Entroncamento inserem-se no projeto global de modernização da Linha do Norte, o qual se assume como uma das ações prioritárias para o reforço da competitividade do setor ferroviário ao nível regional e nacional.

Na Linha do Norte, que está já modernizada em cerca de 2/3 da sua extensão, os troços que ainda necessitam de intervenções modernização, nomeadamente o troço Santana/Cartaxo-Entroncamento, encontram-se condicionados quanto ao seu desempenho da exploração, sendo necessário intervir no curto prazo para prevenir riscos de segurança e garantir adequados níveis de operação.

Estas intervenções de modernização no troço permitem:

- melhorar as condições de exploração e o reforço da segurança das circulações;

- viabilizar a exploração de vias férreas em tração elétrica e sua ligação a Terminais Logísticos;

- melhorar e potenciar as condições de exploração, de fiabilidade e de segurança, tendo presentes os objetivos estratégicos definidos, nomeadamente criar condições para a circulação de comboios de mercadorias com 750m nos principais eixos /corredores da rede ferroviária, reduzindo o impacto destes com os comboios de passageiros e assim o consequente aumento da capacidade de circulação nas linhas gerais;

- o resguardo de comboios lentos e de acesso à triagem de estações, libertando capacidade nas linhas gerais, em zonas sujeitas a tráfego intenso e muito exigente em termos de manobras, agilizando assim a exploração num troço crítico da linha do Norte, permitindo ainda a sua ligação aos Terminais Multimodais existentes;

- a deslocalização de Zona Neutra de forma a eliminar os constrangimentos à exploração resultantes da sua localização atual.

- melhorar sistemas de drenagens na Linha do Norte.

A supressão de atravessamentos de nível e a implementação de sinalização eletrónica e telecomunicações irão permitir a diminuição da sinistralidade, a eliminação de constrangimentos à exploração e uma maior flexibilidade na gestão da circulação.

Estas intervenções contribuirão ainda para a racionalização dos gastos de manutenção e exploração, melhorando os índices de competitividade do sistema ferroviário.

Valorização do Território

Atendendo à posição geográfica periférica de Portugal, o transporte ferroviário assume um papel de interesse estratégico na acessibilidade e na coesão social e económica nacional.

O projeto reforça a competitividade do transporte ferroviário nas ligações regionais, nacionais e internacionais, aumentando as potencialidades de integração deste modo em cadeias de viagem multimodais.

Com efeito, o corredor Litoral Norte-Sul (Eixo Atlântico), onde se inclui a Linha do Norte, é um eixo estruturante que se caracteriza por ser uma área que concentra a maior parte da população nacional, das atividades económicas e do emprego, articulando redes de transporte e comunicação de grande capacidade que favorecem a consolidação de um sistema nacional, ibérico e europeu progressivamente integrado.

As intervenções planeadas contribuirão assim para que a Linha do Norte sirva os objetivos do corredor Litoral Norte-Sul conferindo uma nova centralidade às regiões nacionais no contexto ibérico e europeu tornando-as mais atrativas para os investidores.

Com efeito, a realização de investimentos que facilitem o transporte de pessoas e bens, nomeadamente através da modernização das infraestruturas existentes, permitindo a interoperabilidade entre os elementos da rede e a harmonização dos sistemas de comando e controlo, vai proporcionar uma circulação sem barreiras ao longo do espaço europeu, de forma a proporcionar à população portuguesa uma maior mobilidade com elevados níveis de qualidade e segurança, e potenciar o desenvolvimento da economia.

A modernização do troço Santana/Cartaxo-Entroncamento insere-se assim no projeto ferroviário de modernização da Linha do Norte, identificado como uma das ações prioritárias relativas à rede ferroviária nacional, mercê do reconhecimento de que esta intervenção contribuirá decisivamente para o reforço da competitividade territorial de Portugal e sua integração nos espaços ibérico, europeu, atlântico e global, para a promoção do desenvolvimento policêntrico dos territórios e para o reforço das infraestruturas de suporte à integração e à coesão territoriais, bem como para a garantia de um elevado nível de serviço em matéria de qualidade e segurança.

Apoio COMPETE 2020

Trata-se de um projeto promovido pela Infraestruturas de Portugal e cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Eixo Prioritário IV, ao abrigo do Aviso 04/RAIT/2016, envolvendo um investimento elegível de 51,7 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 43,9 milhões de euros.

29/08/2018 , Por Miguel Freitas
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