AMEX: Ambiente e Exportação

 

Entidade Promotora

A APEMETA, Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, é uma associação privada sem fins lucrativos, foi constituída em 1991 com o objetivo de apoiar a atividade empresarial do sector.

É a associação mais representativa do sector ambiental, com mais de uma centena e meia de associados e tem como finalidade, promover ações que visem o desenvolvimento das empresas associadas, disponibilizando serviços de consultoria, informação técnica especializada, formação profissional e divulgação das disponibilidades e competências dos associados, quer a nível nacional como internacional.

Esta Associação apoia as atividades das suas empresas associadas, atuando na defesa dos seus interesses e desenvolvendo complementaridades e sinergias, com o objetivo de divulgar as suas competências.

É reconhecida como ONGA, Organização Não Governamental de Ambiente, está registada na APA - Agência Portuguesa do Ambiente e é membro da EUCETSA - European Committee of Environmental Technology Suppliers Associations e detentora de utilidade pública desde 2006.

Todas as atividades da APEMETA fazem parte integrante do sistema de gestão de garantia da qualidade certificado de acordo com a Norma ISO 9001:2008.

Consciente da capacidade competitiva do tecido empresarial português e das oportunidades no mercado internacional, a APEMETA apoia a internacionalização das empresas portuguesas, de forma a explorarem novos mercados e áreas de negócio.

 

Projeto

A APEMETA desenvolveu um projeto que teve como objetivo o reforço da competitividade no exterior do sector português das Tecnologias Ambientais, nomeadamente através de atividades dirigidas para a dinamização da exportação.

Parte destas ações foram direcionadas para a criação de ferramentas concretas de apoio direto a empresas associadas e ao sector em geral (Guias de Acesso a Mercados e Coletânea sobre Legislação Ambiental de Mercados) e outras para o estabelecimento e dinamização de novos contatos com entidades congéneres numa perspetiva de intercâmbio tecnológico e comercial (realização de novos Protocolos e dinamização de protocolos já realizados).

 

Objetivos

> Dotar as empresas de informação essencial sobre mercados internacionais e disponibilizar vias de comunicação acessíveis a todas as empresas associadas, e não associadas, de forma a abrir uma janela de oportunidade à exportação de empresas nacionais.

> Criar ferramentas de apoio a empresas que pretendem internacionalizar-se, nomeadamente através da criação de Guias de Acesso, da Compilação de Legislação de Mercados e ainda através de ações de informação aos mercados sobre a realidade nacional.

 

Sintetizando

Pretendeu-se com este projeto facilitar a internacionalização direta das empresas e, simultaneamente, promover a abertura a esses mercados, através da disponibilização de informação que permitisse efetuar uma pré viabilidade do investimento a realizar sem qualquer custo.

 

Resultados Esperados

Prevê-se que os resultados deste projeto assumam no circuito empresarial envolvido, a concretização de ganhos diretos e a garantia de um networking alargado que no médio/longo prazo proporcione proveitosas parcerias e a entrada das empresas no mercado externo.

Com a execução deste projeto, as empresas do Setor das Tecnologias Ambientais, bem como outras entidades, terão acesso a ferramentas de apoio à internacionalização que a par dos Sistemas de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME’s poderão possibilitar o desenvolvimento de projetos individuais de forma mais sustentada na direção do mercado internacional.

 

Seminário de encerramento | Divulgação dos Resultados

O projeto deu origem à criação de instrumentos de apoio direto sob a forma de documentação e as atividades desenvolvidas diretamente junto dos mercados preveem essencialmente dinamizar a troca de informação relevante na vertente ambiental. Além disso, tenciona-se mostrar a esses mercados a capacidade de Portugal apoiar o seu desenvolvimento interno através do fornecimento da tecnologia portuguesa (demonstração das Boas Práticas e competências internas via Benchmarking).

Desta forma, as empresas irão dispor de documentação de apoio à internacionalização e de vias de comunicação criadas no âmbito do projeto que constituam um pilar de suporte no mercado global.

O apoio que a Associação tem prestado junto do setor em geral e dos associados em particular através dos projetos realizados até à data, é revelador do quanto se tem evoluído, uma vez que se tem proporcionado às empresas alvo, instrumentos cuja importância se reflete na sua internacionalização efetiva, assim como na preparação que lhe antecede.

A criação destas ferramentas consideradas vitais na penetração de um novo mercado, e consequentemente os resultados já alcançados, evidenciaram o papel basilar da Associação enquanto agente dinamizador nos novos trilhos além-fronteiras a percorrer pelo tecido empresarial português. Este êxito constitui-se com base em vários fatores, designadamente, a correta identificação de necessidades, a definição de ações daí decorrentes, a sua implementação, e por fim, a capacidade de absorver o feedback das empresas no sentido de introduzir uma melhoria contínua no apoio prestado e na prossecução dos objetivos que sempre pautaram a atuação da APEMETA na vertente de apoio à internacionalização.

A APEMETA apresentou, no dia 15 de junho o Seminário de Encerramento do Projeto AMEX, os Guias de Acesso a novos mercados alvo (Peru, Colômbia e Estados de Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte, no Brasil), propondo-se a continuar a reforçar os diálogos e encontros com empresas do sector iniciados em projetos anteriores. 

Tendo em conta o interesse demonstrado nos mercados referidos, considerou-se pertinente a elaboração de documentos que contemplassem a legislação ambiental dos mesmos, dado que os constrangimentos legais aquando de um processo de internacionalização podem travar a intenção de penetração nesses mesmos mercados, daí ser um complemento essencial aos Guias de Acesso.

 

Apoio

Promovido pela APEMETA no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, o projeto envolveu um investimento elegível de 289 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 231 mil euros.

 

Testemunho

A Associação apoia e desenvolve atividades de reforço e suporte à internacionalização do sector e das suas empresas associadas praticamente desde a sua criação, quer através da organização de missões empresariais, e da participação em feiras e em projetos internacionais incentivando intercâmbios comerciais. Há no entanto um claro crescimento destas atividades nos últimos quatro a cinco anos, em virtude dos projetos que foram apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC.

09/06/2015 , Por Célia Pinto