AudaCidade: solução inovadora “para o desenvolvimento e a gestão sustentável das cidades”

A empresa Colours Concept, SA. pretende, através de um projeto de I&DT, criar uma solução de gestão e controlo de uma smart city e um novo paradigma de negócio para aumentar a eficiência energética, promover o consumo mais racional e sustentável de recursos e envolver e responsabilizar os intervenientes de uma rede de serviços urbanos, com aposta diferenciadora na utilização de cloud e blockchain privadas.

 

1. Síntese do projeto Audacidade & Testemunho de João Carvalho - Partner

Para João Carvalho, partner da Colours Concept, SA. “o projecto AudaCidade visa o desenvolvimento de uma solução de gestão e controlo integrados de smart cities. Esta integra as valências necessárias à implementação da nossa visão de uma smart city: Um ecossistema que possibilita a interação harmoniosa entre todas as partes que nele coexistem, apoiado por um conjunto transparente de ferramentas e processos, fomentando a participação e responsabilização de fornecedores e consumidores”. 

A plataforma AudaCidade é uma solução descentralizada e colaborativa de gestão de uma rede de serviços urbanos - nomeadamente energia, água, gás, resíduos, ambiente, mobilidade - para dessa forma aumentar a eficiência e responsabilizar os membros do ecossistema de uma smart city. A plataforma assenta na recolha de dados via smart meters e telemetria, salvaguardados numa cloud privada.

São produzidos dashboards com indicadores chave, identificando tendências, efeitos sazonais e anomalias. Tal racionaliza a alocação dos recursos, melhora a gestão de picos de consumo e permite uma manutenção preventiva em períodos de baixo consumo. 

A realidade aumentada permite optimizar as operações de campo, facultando acesso no local a informação relevante sobre os equipamentos e simplificando as tarefas dos técnicos; os clientes domésticos podem também recorrer a este módulo para obter indicações em tempo real sobre os consumos efectuados em serviços específicos.

A utilização sustentável dos recursos é incentivada pelo módulo de gamificação, que define metas, coloca desafios, premeia comportamentos racionais e sustentáveis e penaliza incumprimentos: os incentivos são atribuídos sob a forma de uma criptomoeda baseada em tecnologia blockchain, que pode ser conquistada através do uso racional de um serviço e gasta com outro fornecedor que integre o ecossistema. Esta tecnologia permitirá também implementar smart contracts, que serão aplicados para conciliação de contas, acerto de consumos e outras transações da rede.

O modelo de negócio assenta numa subscrição periódica paga por cada fornecedor/cliente, dando acesso a um portal unificado. Esta solução tem elevado potencial de internacionalização, pois não existe uma implementação deste novo paradigma, só soluções dedicadas a serviços individuais.

 

O responsável acrescenta que “o contributo do COMPETE 2020 é absolutamente fundamental para a execução deste projecto, uma vez que permite colmatar necessidades críticas de financiamento que, não existindo, inviabilizariam, ou pelo menos dificultariam e atrasariam consideravelmente o desenvolvimento desta solução de elevado valor para o desenvolvimento e a gestão sustentável das cidades.”

 

2. Apoio do COMPETE 2020 

O projeto AudaCidade é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, envolvendo um investimento elegível de cerca de 614 mil euros, a que corresponde um incentivo FEDER de 356 mil euros.  

10/09/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia