Vieira de Castro desenvolve estratégia de promoção internacional

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visou a aposta em novos mercados geográficos, o reforço da posição em mercados com elevado potencial de crescimento, assim como a promoção da marca Vieira no mercado externo. 
 
 
1. Síntese
 
A Vieira de Castro definiu um projeto para levar a cabo entre 2015 e 2016 que objetiva o desenvolvimento de uma estratégia de expansão internacional com vista à promoção da sua imagem no panorama global. Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto de internacionalização visou o alargamento da presença internacional da Vieira através da aposta em novos mercados geográficos, o reforço da sua posição em mercados com elevado potencial de crescimento, assim como a promoção da marca Vieira no mercado externo. 
De facto, a empresa perspetiva alcançar, com a realização do presente projeto, um aumento para 37%, do peso das exportações no total do seu volume de negócios no ano de 2017.
 
A Vieira de Castro definiu algumas ações de investimento, nomeadamente:
 
  • A. Conhecimento de mercados externos (Feiras/Exposições)

A empresa considera que as feiras constituem um veículo importante na estratégia de penetração contínua nos mercados externos, permitindo dar a conhecer os seus produtos e promover a sua atuação num conjunto alargado de mercados-alvo, uma vez que o prestígio e a visibilidade das feiras atraem clientes/fornecedores de vários mercados, incluindo potenciais clientes e concorrentes internacionais da Vieira. Acresce que a presença nestas feiras permitirá à Vieira efetuar um acompanhamento contínuo das últimas tendências alimentares, facilitando a transposição destas novas tendências para o desenvolvimento de novos produtos. Neste sentido, a Vieira de Castro participou nas mais prestigiadas feiras internacionais do setor alimentar, de forma autónoma e com representação própria. 

 

  • B. Desenvolvimento e promoção internacional de marcas (Ações de promoção)

A empresa levou a cabo ações de promoção para divulgação dos seus produtos, com o intuito de captar novos clientes no mercado global. Para o efeito, realizou contactos/reuniões comerciais com potenciais clientes previamente identificados. Ainda neste âmbito, foram endereçados convites a potenciais clientes (importadores ou representantes de cadeias de distribuição) provenientes dos mercados de Angola, Brasil, Egipto e Guatemala, para a realização de visitas às suas instalações, dando a conhecer, in loco, o seu capital produtivo, as metodologias de produção e a capacidade dinâmica de inovação de produto. Adicionalmente, realizou ações de promoção em pontos de venda estratégicos, utilizando novo material promocional e informativo direcionado para os mercados externos (cartazes, catálogos, folhetos e brochuras) e adequando a rotulagem/embalagem dos seus produtos à estratégia de promoção definida para cada um dos mercados-alvo, a fim de incrementar a notoriedade e a representatividade das suas marcas nos diferentes mercados. 

 

  • C. Marketing Internacional

Tendo a marca Vieira atingido um nível de notoriedade elevado no mercado angolano, a estratégia de abordagem neste mercado passará também pela promoção e divulgação da sua marca em diversos meios de comunicação, tais como: rádio, imprensa, outdoors e mupis, assegurando assim o crescimento da sua quota neste mercado, considerado de elevado interesse estratégico para a Vieira. 

 

  • D. Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas

A Vieira procedeu à contratação de novos quadros técnicos para apoiar a concretização da sua estratégia de internacionalização, mediante a introdução de novas e mais adequadas práticas comerciais, ao nível das relações externas.

 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, o projeto Vieira de Castro - Plano de Internacionalização 2015-2016 envolveu um investimento elegível de um milhão de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 483 mil euros.
 
 
3. Links
 
Vieira de Castro Produtos Alimentares | Website 
 

14/10/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia