Boletim de Vacinas Electrónico: uma das medidas do Simplex +

Promovido pelo SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde com o apoio do COMPETE 2020, o projeto de desmaterialização do Boletim de Vacinas veio simplificar processos, reduzir custos, melhorar a qualidade da informação e, deste modo, aumentar a proximidade do Serviço Nacional de Saúde ao cidadão, potencializando os ganhos em saúde.

 

1. Síntese

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, em declarações ao COMPETE 2020, sintetiza a importância do projeto do Boletim de Vacinas Electrónico no âmbito do Simplex + e da importância do cofinanciamento comunitário, designadamente do COMPETE na sua concretização.

"Integrado no Simplex + Iniciativas Digitais da Saúde, o Boletim de Vacinas Eletrónico apresenta mais-valias, quer para o cidadão, quer para os profissionais de saúde, prestadores de serviços e para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em geral.

A desmaterialização do Boletim de Vacinas veio simplificar processos, reduzir custos, melhorar a qualidade da informação e, deste modo, aumentar a proximidade do SNS ao cidadão, potencializando os ganhos em saúde.

Com benefícios claros para o cidadão, o Boletim de Vacinas Eletrónico permite uma maior acessibilidade à informação sobre as vacinas, futuras e administradas, ou seja, agiliza a consulta do histórico de vacinação, sem riscos de perda, ou extravio da informação, como acontecia com o boletim em papel. De uma forma prática e muito fácil, o cidadão pode consultar o seu Boletim de Vacinas através do Registo de Saúde Eletrónico - Área do Cidadão do Portal SNS, plataforma online com funcionalidades e serviços disponíveis aos utentes do Serviço Nacional de Saúde, sendo necessário, apenas, um registo prévio.  Pela Área do Cidadão é possível, igualmente, partilhar o Boletim de Vacinas, bem como os boletins dos filhos, via email, simplificando procedimentos, por exemplo, nas matrículas escolares.

Levar informação no bolso relativa às vacinas, sem transportar papel, já é uma realidade com a MySNS Carteira eletrónica da Saúde, a app que permite consultar as vacinas tomadas, nomeadamente a vacina da gripe, e verificar as tomas seguintes. 

Com esta aplicação móvel, os profissionais de saúde podem aceder à ficha individual de vacinação dos utentes a partir de qualquer unidade, o que melhora substancialmente a mobilidade e a prestação de cuidados de saúde ao cidadão.

Inserindo-se na estratégia diferenciadora da SPMS, EPE, entidade responsável pela transformação digital na saúde, o processo de desmaterialização do Boletim de Vacinas concretizou-se através da aplicação VACINAS, desenvolvida pela SPMS, EPE. Numa perspetiva de melhorar a acessibilidade, a mobilidade e, assim, aproximar ainda mais o SNS ao cidadão, o Boletim de Vacinas Eletrónico está à distância de um simples clique no computador ou no telemóvel.

 

2. Apoio do COMPETE 2020

Projeto promovido pela SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio da Modernização Administrativa (SAMA), envolvendo um investimento elegível de 292 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 248 mil euros.

 

3. Links úteis

Website SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E. 

28/06/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa