AI MIOPO - Alchemy Innovation

Desenvolver a marca MIOPO a nível nacional e internacional, introduzindo modelos de roupa eco-inovadoras e com um design revolucionário. Tudo isto acompanhado numa eco embalagem criativa.

 

 

Enquadramento

O eco design é uma tendência a nível mundial em diferentes áreas, como a engenharia e o design, e tem como objetivo principal o desenvolvimento de produtos, sistemas e serviços que reduzem o uso de recursos não renováveis e minimizam o seu impacto ambiental. Por isso, traduz-se na aplicação prática de requisitos ambientais de projeto, substituindo a matéria-prima, os materiais e a tecnologia, os processos e a manufatura por outros menos nocivos e poluentes. Estes produtos destinam-se a mulheres com preocupações ambientais.

 

Projeto

Este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento dos artigos de vestuário feminino mais sustentáveis do mercado, assentes na estratégia de dinamizar e internacionalizar a marca MIOPO posicionada no semento médio alto.

Este objetivo será concretizado pela SILSA através da realização de um conjunto de investimentos que se encontram assim distribuídos:

  1. Instalação de uma rede estruturada de computadores necessária à organização e gestão da sua atividade, assim como software de business intelligence para melhor gerir a tomada de decisões estratégicas, dinamização do seu website, facilitando a interação entre clientes estrangeiros e a marca MIOPO;
  2. Aposta no desenvolvimento de novas coleções, contando com a ajuda de conceituados estilistas;
  3. Implementação de novos sistemas de gestão, eco inovação e eco-eficiência, focada na redução e reutilização de desperdícios têxteis, com o recurso à utilização de matérias-primas e processos de produção ecológicos, obtendo a Certificação GOTS (produtos que contenham um mínimo de 70% de fibras orgânicas) e o Rótulo Ecológico ECO TEX (produtos isentos de substâncias nocivas para a saúde).

As atividades desenvolvidas darão suporte à dinamização da marca própria MIOPO, das novas coleções e dos novos produtos, contribuindo assim ativamente para a competitividade da organização, tornando-a mais inovadora, qualificada e flexível, capacitando a SILSA para responder de uma forma mais eficiente ao mercado global.

O desenvolvimento da marca MIOPO a nível nacional e internacional, passa pela introdução de modelos de roupa eco-inovadoras e com um design revolucionário. Pretende-se também desenvolver um modelo criativo para a eco embalagem dos produtos.

Portanto, com este projeto a empresa irá inovar ao nível do marketing e da organização, implementando um novo método de marketing inbound, com alterações significativas ao nível do design dos produtos e da criação de novos catálogos que irão promover os ecoprodutos da marca MIOPO nos mercados que a empresa pretende alcançar. Por outro lado, em termos organizacionais, a empresa pretende implementar novas práticas de negócio e de organização no trabalho, bem como, nas relações externas.

A diversificação do produto e a exploração de novos mercados onde a marca MIOPO tenha visibilidade faz parte dos objetivos da empresa, motivado pelo criação das coleções contribuindo para a expansão a novos mercados, através da criação de designs atrativos, seguindo as tendências da moda e com recurso a matérias-primas seguindo o conceito ‘verde’.

A nova embalagem para os novos artigos têxteis da MIOPO estará alinhada com o conceito ecológico e sustentável à imagem dos novos produtos. Será produzida a partir de material reciclável e bio degradável, contribuindo para a redução da poluição ambiental.

 

Entidade Promotora

A Empresa SILSA Confecções, SA foi fundada em Fevereiro de 1974. Os altos padrões de qualidade, a constante modernização das estruturas e do equipamento, aliados a prazos de entrega reduzidos, elevaram a SILSA a um estatuto de fornecedor de vestuário por excelência e com fortes referências. A focalização na constante evolução dos processos, a Inovação, o respeito pelo ambiente e a procura contínua da máxima eficiência produtiva, ajudaram a empresa a conseguir o reconhecimento dos clientes.

 

Apoio

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Qualificação e Internacionalização de PME, envolvendo um Investimento elegível de 293 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 132 mil euros.

30/05/2017 , Por Célia Pinto