As regras da UE visam garantir que os produtos que compramos são seguros

Se descobrir algum produto perigoso, avise imediatamente o vendedor e as autoridades do seu país. Também deve exigir uma indemnização, uma vez que é suposto um produto ser seguro durante toda a sua vida útil. Pode inscrever-se no Portal de Segurança da UE, para receber os relatórios semanais e ficar informado sobre como evitar produtos perigosos e o que deve fazer a título pessoal ou como empresa.

Deixamos 8 dicas que o podem ajudar a tirar o máximo proveito das compras online e a comprar produtos seguros:

  1. Informe-se sobre o vendedor - Quando faz uma compra numa loja, sabe a quem pode devolver o produto em caso de problemas. Mas quando faz uma compra pela Internet, quem deve contactar? Quantas mais informações tiver sobre o fabricante, o importador ou o vendedor, melhor. O ideal é que os dados de contacto estejam indicados, para que seja claro a quem se pode dirigir.
  2. Se o produto consta no Sistema de Alerta Rápido, não o compre - A Comissão Europeia tem uma lista dos produtos perigosos detetados em toda a Europa, esta informação é disponibilizada pelo Sistema de Alerta Rápido. Descubra como funciona este sistema e informe-se sobre os produtos a evitar. Também pode consultar o portal da OCDE para saber mais sobre os produtos retirados de circulação em todo o mundo.
  3. Quer comprar um brinquedo? Verifique os avisos de segurança -  As informações disponíveis na internet sobre os produtos nem sempre são claras no que se refere aos avisos de segurança. Contudo, pode procurar esses avisos nas ilustrações e nas fotografias dos produtos. Por exemplo, os brinquedos para crianças com menos de três anos devem ter um aviso, frequentemente sob a forma de um pictograma. Para mais informações relacionadas com a segurança dos brinquedos, clique aqui.
  4. Leia as instruções de segurança -  Informe-se sobre como utilizar o produto de forma segura. Se tiver dúvidas sobre se um produto é adequado à utilização pretendida, peça mais informações ao vendedor ou aos administradores da página Web.
  5. Consulte as avaliações dos outros utilizadores - Leia os comentários publicados na internet por outros consumidores para ficar a saber se estes tiveram problemas no que respeita à segurança do produto. No entanto, tenha em conta que alguns dos comentários podem ser falsos. Também poderá haver comentários sobre a própria página de Web. Consulte-os para ficar a saber se já houve consumidores que tiveram problemas com esse vendedor.  
  6. Deparou-se com um problema de segurança? Não se deixe ficar calado!  - Se tiver um problema de segurança com um produto, comunique-o ao vendedor e contacte a autoridade competente do seu país. Pondere também escrever um comentário sobre o produto para alertar outros potenciais compradores. Estará assim a ajudar outros consumidores a fazerem uma escolha segura!
  7. Se puder registar o produto junto do fabricante, não deixe de o fazer - Quando disponível, esta opção permite-lhe registar o seu produto na página Web do fabricante. Desta forma, será imediatamente informado caso o produto seja retirado do mercado, das atualizações do software ou de avisos de segurança.
  8. Mantenha-se informado sobre os produtos perigosos - Receba notificações semanais do Sistema de Alerta Rápido para se manter a par dos produtos identificados como perigosos, bem como dos novos riscos e tendências. Pode personalizar os alertas, indicando o tipo de produto, a marca, o país de origem, entre outros. Se gostaria de receber essa informação semanalmente, clique neste link >https://ec.europa.eu/consumers/consumers_safety/safety_products/rapex/alerts/?event=main.listNotifications&lng=pt

 

Links Uteis:

 Sistema de Alerta Rápido >https://ec.europa.eu/consumers/consumers_safety/safety_products/rapex/alerts/?event=main.search&lng=pt

Sistema de alerta rápido para produtos não alimentares perigosos – “Safety Gate” > >https://ec.europa.eu/consumers/consumers_safety/safety_products/rapex/alerts/?event=main.listNotifications&lng=pt

26/08/2019 , Por COMPETE 2020