Smart Factory

Para alcançar um crescimento sustentável, a Europa deve abraçar o potencial das tecnologias digitais. A revolução digital já transformou indústrias, processos de produção e modos de vida e de trabalho, mas muitos destes turnos estão apenas a começar. A maioria das empresas europeias inquiridas pelo BEI acredita que a pandemia do COVID-19 irá acelerar a utilização das tecnologias digitais.

Tal como com as ondas tecnológicas anteriores, assumir uma liderança precoce pode ser crítico para uma competitividade duradoura.  No entanto, com o panorama global de inovação e tecnologia a mudar rapidamente e com os vencedores tendências das tecnologias digitais, a Europa corre o risco de se tornar um seguidor entrincheirado na sua posição de digitalização.

A adoção de tecnologias digitais pelas empresas da União Europeia está a melhorar, mas não mantêm um fosso com os Estados Unidos. Em 2020, 37% das empresas da União Europeia ainda não tinham adotado quaisquer tecnologias digitais avançadas, em comparação com 27% nos Estados Unidos. Existe também um risco de polarização digital entre as empresas europeias. As pequenas empresas, em particular, estão a criar este desfasamento entre a União Europeia e os Estados Unidos.

A digitalização é sobretudo uma oportunidade, não uma ameaça, agora mais do que nunca. Os nossos dados mostram que com a digitalização as empresas são mais produtivas, empregam mais trabalhadores qualificados e preveem mais crescimento do emprego.

Ao tomar medidas para ajudar as empresas a investir nas novas tecnologias de que necessitam, podemos estimular o crescimento e ajudar a fechar as clivagens que existem na Europa, reforçando a nossa coesão.

É crucial abordar as barreiras à digitalização. Explorar todo o potencial da transformação digital requer competências e capacidades de gestão. Existe uma forte correlação entre as capacidades de gestão práticas e digitalização e provas de lacunas de competências digitais em toda a Europa. O nível de acesso a  infraestruturas digitais estão a convergir em toda a Europa, mas é necessário fazer mais para acelerar a propagação de  ligações rápidas. Embora o acesso ao financiamento não seja o principal impedimento à digitalização, pode ser uma barreira para as pequenas empresas. Para acelerar o ritmo da inovação e adoção do digital, a Europa deve concentrar-se acima de tudo em três elementos: um ecossistema propício, o tipo certo de apoio financeiro ao investimento, e uma visão para contrariar os desequilíbrios em toda a União Europeia. 

 

Polopique Strategy: New value added products

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa promover o aumento da capacidade da Polopique Tecidos, por via de avançada tecnologia que contribua para a produção de novos e diferenciados produtos, como sejam inovadores tecidos com combinações únicas de diferentes tipos de fios com espessuras extremamente finas.

 

 

28/10/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia