Cortiça, o desafio da inovação

Num contexto de recursos limitados onde urge então a necessidade e o compromisso de termos que inventar o futuro, começando pela mudança de paradigmas de produção e atuação com o intuito de preservar o nosso planeta, Portugal possui uma matéria-prima e uma indústria onde a palavra-chave é a sustentabilidade. 

Com mais de três séculos de história, a cortiça é um dos produtos naturais mais apreciados internacionalmente. Tida como uma jóia da economia portuguesa, a indústria corticeira, para além da forte relação com a cultura vinícola, expande, também, a sua aplicabilidade a outras gamas de produtos, assegurando uma posição de referência no mercado mundial.

 A indústria da cortiça é hoje um dos setores industriais mais avançados e inovador : materiais de alta tecnologia para a indústria aeroespacial, polímeros compostos para o setor dos transportes, equipamento desportivo de alta competição, obras de arquitetura e design de referência, são alguns dos exemplos do potencial e da excelência da cortiça. O aumento da qualidade das rolhas de cortiça e a inovação do produto também estiveram na linha da frente.

Em 2018, as exportações portuguesas de cortiça e produtos de cortiça cresceram 8,1%, tendo atingido um novo máximo histórico de 1 068 milhões de euros. A França (18%) continua a ser o principal mercado para a cortiça portuguesa, mas foi para Espanha (26%) e EUA (11%) que as exportações cresceram mais. As rolhas são 70% das exportações e são maioritárias em grande parte dos mercados. 

A internacionalização crescente do mercado, com novas exigências dos consumidores em termos de qualidade, diversidade, transparência, é uma realidade, mas também relativamente às condições de produção, o que significa pensar nas questões ambientais e sociais.   As campanhas desenvolvidas desde 2000 pela Associação Portuguesa da Cortiça (INTERCORK) , apoiadas por fundos da União Europeia, permitiram ao sector inverter um ciclo negativo. A cortiça surge, hoje, espelhada nos melhores e maiores meios de comunicação em todo o mundo.  Uma “nova” cortiça, associada às suas credenciais ambientais e de performance, é apresentada como um produto moderno e de futuro, é a preferida dos consumidores e dos produtores, é a escolhida pelos mais reconhecidos designers e famosos arquitetos.  Na vanguarda do setor, Portugal é líder mundial na produção, transformação e comercialização da cortiça. Possui a maior área do mundo de montado de sobro, mais de 730 mil hectares (34% do total), e 49% da produção mundial de cortiça é portuguesa.

E é sobre este setor onde nada se perde e tudo se transforma que vamos apresentar projetos que fazem a diferença:

CorkTech Innovation - O Plano de crescimento da Amorim Revestimentos | Este projeto está assente em dois grandes vetores de atuação estratégica: 1 - os produtos com tecnologia CorkTech, baseados na cortiça como matéria-prima base e 2 - os produtos LVT (Luxury Vinyl Tiles), uma categoria em crescimento no mundo do flooring.

Fun2Cork: Desenvolvimento de revestimentos e tecidos de cortiça | Este projeto da Sedacor - conforme explica Albertino Oliveira, Diretor de Marketing - visou criar uma solução inovadora e integrada em cortiça de iluminação eletroluminescente, resistente ao fogo e à descoloração que permite construir dispositivos de iluminação e que pode ser integrada em novos mercados como a arquitetura, automóvel e aeronáutica.

greenURBANLIVING: a aposta da Amorim Isolamentos para coberturas e fachadas verdes | Conversamos com Carlos Oliveira e Silva sobre este projeto inovador mundialmente de novos sistemas de cobertura e de fachadas verdes estruturados em aglomerado de cortiça expandida, produzida a partir de resíduos da indústria, numa ótica de sustentabilidade.

19/09/2019 , Por COMPETE 2020