Comissão Europeia premeia ideias de negócio

No início deste ano, a Representação da Comissão Europeia em Portugal lançou aos empreendedores o desafio de apresentarem as suas ideias de negócio. Entre as cerca de 150 propostas, encontram-se por exemplo um engenho que permite andar sobre a água, um projeto que propõe juntar o ‘design’ à funcionalidade de produtos sanitários e uma ‘app’ que visa aumentar a segurança na prática de desporto. 

Estas são apenas três das 16 ideias que estão agora na reta final do concurso «Elevator Pitch – Ideias Que Marcam». As equipas candidatas competem por dois prémios de 5.000 euros cada. Os dois vencedores serão conhecidos no próximo dia nove de maio, «Dia da Europa», na Bolsa do Empreendedorismo, em Lisboa.

O evento, que decorre a partir das 9H00, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, arranca com um painel que conta com a presença de Carlos Moedas, comissário europeu, Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, Pedro Duarte Guimarães, do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia, Teresa Mendes, do Instituto Pedro Nunes, e Eduardo Maldonado, da Fundação para a Ciência e Tecnologia/ Agência Nacional de Inovação. Ainda durante a manhã, serão revelados os vencedores do concurso de ideias e as duas equipas premiadas farão uma apresentação de um minuto cada.

A tarde é dedicada à partilha de conhecimento e de experiências e acolhe, entre as 14H00 e as 18H00, quatro estações de ‘workshops’ centradas nos temas «Arranque», «Business», «Capitalizar» e «Desenvolver» – contabilizando, no total, 16 sessões de 50 minutos cada. 

Refira-se que as conversas são conduzidas por mais de 40 profissionais de entidades parceiras de várias áreas e visam abordar temas e instrumentos como o «Portugal 2020» e o «Instrumento PME» do «Horizonte 2020», o microcrédito, o ‘crowdfunding’, as marcas e as patentes, o apoio ao empreendedorismo e a liderança. O evento servirá ainda de momento oficial para a receção das candidaturas ao concurso «Canvas – Projetos Que Marcam».

Mais informações aqui.

Fonte: Site da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

 

 

02/05/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Comissão Europeia
União Europeia