Cultura portuguesa em Nova Iorque

AMR - Burel Factory - 3DCork  - Carapau Portuguese Products - M O S Portugal - Mézë Mediterraneum – são as seis empresas que farão parte da NY NOW, integradas no projeto de internacionalização From Portugal, uma iniciativa da Associação Selectiva Moda.

Pelas mãos da 3DCork será apresentada uma coleção diversificada de peças para casa, desde a mesa à decoração e utilitários, em cortiça e/ou combinadas com outros materiais, que se destacam pelo design contemporâneo, ecológico e made in Portugal. Destaque para novas cores e texturas. Este é um mercado importante para a empresa. «O mercado norte-americano, pela sua dimensão e diversidade, é de grande interesse para a 3DCORK. Faremos nos próximos 2/3 anos, um forte investimento para alargamento da base de clientes neste mercado», explica Sara Nunes, comercial manager da empresa. «As nossas expectativas são essencialmente dar a conhecer o material que talhámos, características e vantagens, de modo a seduzir distribuidores e retalhistas a inclui-los nas suas gamas de produtos», acrescenta.

Novas gamas de pequenos acessórios de escritório, gamas ilustradas da designer Madalena Braga (as Alfaces e as Marias), no segmento decorativo algumas mantas das nova colecção da Mantecas, coordenadas com as almofadas tridimensionais da Burel e jarras e acessórios de moda dos designers capelistas, Sara e Pedro, são os principais destaques levados pela Burel Factory. «Será a nossa primeira participação nesta feira, com o principal objectivo de conhecer e testar o mercado, divulgar a marca e os nossos produtos. As nossas expectativas são essencialmente intangíveis, valorização da marca e conhecimento do mercado», revela Isabel Costa, ceo da empresa.

PortugalHome, Mia Zarrocco e Premhyum, são as três marcas levadas pela AMR até Nova Iorque. «Já estamos neste mercado, e pretendemos com a participação consolidar a imagem da empresa e das marcas. A colecção é produzida em 100% algodão e na sua maioria são jacquards», revela Ana Maria Ribeiro, ceo da empresa.

A Carapau Portuguese Products apresenta na NY Now três colecções que partilham os mesmos conceitos, contemporaneidade e reinvenção de produtos tradicionais portugueses. Bonecos coloridos, porta-chaves e produtos para casa como almofadas, individuais e bolsas de guardanapos feitos com burel e linho português, são os destaques. «O mercado dos EUA é um mercado que nos interessa. Pretendemos a internacionalização da nossa marca e entrar neste mercado», justifica Rita Faria, manager da empresa.

Especialista na produção de artigos utilitários e decorativos em grés fino e faiança, a Deartis leva ate à Big Apple colecções de mesa, servir, artigos decorativo e velas, através da sua nova marca M O S Portugal. «O principal mercado da Deartis é o EUA, exportando no entanto para mais de 40 países distribuídos pelos vários continentes. No âmbito do nosso processo de expansão criamos em 2015 uma nova marca, a M O S, a qual pretendemos promover. A marca foi lançada em Paris, em Setembro de 2015, e agora vamos apresenta-la na NY Now», revela Jorge Louro, ceo da empresa. «Faz para nós todo o sentido apresentar a nossa nova marca nos EUA, onde fornecemos clientes como: Crate and Barrel, Anthropologie, Neiman Marcus, Oscar de la Renta, West Elm e Dillards. Com esta participação pretendemos alargar a nossa gama de clientes, divulgar nossa marca e produtos, e esperamos conseguir posicionar nossa marca em outros segmentos de clientes», acrescenta.

Para José Grilo, manager da Ernesto Grilo, «a América do Norte constitui um dos mercados com maior potencial para a coleção da marca Mézë», afirma. Os produtos Mèzë apresentam uma oferta transversal na fileira casa, cozinha, mesa e têxtil -lar, representam a sua oferta global. Especial destaque para: caçarolas, panelas, paelleras e tajines em ferro fundido esmaltado, que se identificam com a forma de cozinhar do chefe gourmet e com ementas ao estilo slow food. Assim como, para as tábuas de mesa e cozinha, concebidas em matérias-primas naturais oriundas do Mediterrâneo, ardósia e cortiça, sintonizando a Mèzë com os consumidores que se identificam com um estilo de vida saudável e ecológico. «Os nossos produtos diferenciam-se pela sua forma inovadora e pela marca cultural forte, utilizando matérias-primas e acabamentos de alta qualidade, correspondendo por isso ao perfil do consumidor norte-americano», acrescenta.

NY Now é a maior feira nos E.U.A. na área da decoração e gift, e esta dividida em três grandes áreas: Home, Lifestyle e HandMade.

A participação das 6 empresas portuguesas em mais uma edição da NY Now é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda co-financiada pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI), enquadrado no POCI (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização), no Portugal 2020 e COMPETE 2020. O projeto FROM PORTUGAL conta com cerca de 81 ações internacionais que decorrem no 2º semestre de 2015 e ano de 2016 que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes, num investimento total de mais de 13 milhões de euros.

 

Fonte: Associação Seletiva Moda

 

28/01/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020