FROM PORTUGAL soma e segue na ISPO Munich

A edição de janeiro da ISPO MUNICH ultrapassa todos os recordes, quer a nível do número de expositores, como de espaço de exposição ocupado. São 25, o número de empresas que integram a Sport Textile Village From Portugal, juntamente com o Citeve e a Associação Selectiva Moda, organizadora desta iniciativa no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal, apoiado pelo COMPETE.

A Associação Selectiva Moda promove a maior participação nacional de sempre naquela que é a maior feira mundial de artigos para o desporto. De 24 a 27 de janeiro, em Munique, 25 empresas portuguesas mostram aquilo que de melhor se produz em Portugal neste segmento. Estarão em exposição nos halls B3, B5, C3 e C4 e são elas: A.Sampaio – Botton – DKT - Faria da Costa – Fiorima – Fitexar – Fitor – Fiusa – Heliotêxtil - Inc Brand - Joaps Malhas – Linolito -  Lipaco – LMA - Lurdes Sampaio – Myleggs - Nordstorm Apparel - P&R Têxteis – Playway -  Sakproject - Sidónios Intímo - Slow Image - Sonicarla Europa - Têxtil Ribeiro & Verstraete - Tintex.

O CITEVE terá em demonstração a LeafXPRO, estrutura têxtil de proteção para bicicletas que permite a sua utilização mesmo em condições climatéricas adversas. «Este produto foi desenvolvido pela empresa “onlymagic-innovation", com o suporte tecnológico da equipa de Tecnologia & Engenharia do CITEVE e com a validação dos Laboratórios do centro», explica Braz Costa, director geral do Citeve. Para além disso, o CITEVE apresentará ainda os seus serviços e soluções tecnológicas, sobretudo dirigidas a desenvolvimento de produtos para desporto e testes e ensaios de simulação ao uso: análise objetiva de conforto térmico (manequim térmico), de impermeabilidade à chuva (manequim de chuva) e de proteção ao fogo (manequim de fogo).

Especialista no cuidado da perna do desportista, a marca MyLeggscompression participa pela primeira vez na ISPO MUNICH. «Pretendemos marcar presença na ISPO para divulgar, mostrar e promover os nossos produtos nesta área para a atividade física e potenciar a internacionalização da marca. Iremos apresentar a nossa gama de produtos, tais como: perneiras de compressão técnicas, meias altas, coquetes e manguitos. Todos os produtos melhoram a energia, performance, recuperação e proteção do atleta», explica Isabel Martelo.

Também a Botton, marca portuguesa pioneira no vestuário para fitness, se estreia na ISPO MUNICH. «Com um designer de moda exclusivo para a marca, as colecções contam com artigos irreverentes e modernos. Na ISPO teremos ainda o lançamento da nova colecção de autor da Botton, com pormenores em refletor e em parceria com um premiado fabricante de malhas português, também presente na feira. A participação da Botton na ISPO visa a apresentação da marca ao mercado internacional de desporto e com isso, a ampliação do share de market», revela Alexandra Bacelar.

Roupa de fitness e running, para senhora e homem em malhas técnicas e estampados, são os destaques da repetente Stress Out. «Pretendemos angariar de novos clientes, quer para a nossa marca Stress Out, quer para private label», afirma Eduarda Pereira, administradora da empresa.

De regresso a Munique, está a especialista na produção de fibras sintéticas de poliamida e poliéster, Fitor. Dos produtos em exposição, destaque para as fibras de elevada performance para este sector, fibras com características funcionais como antibacteriano, estimulação sanguínea, hidratantes, frescura, aquecimento, elasticidade, entre outros. «A escolha desta feira está relacionada com o tipo de clientes e mercados alvo da nossa empresa. Somos uma empresa líder na produção de fibras sintéticas de poliéster e poliamida para o sector de desporto, assim como uma das maiores exportadoras portuguesas neste sector. Vendemos os nossos produtos em toda a Europa, como tal, esta feira, pelo seu cariz europeu, é de elevada importância estratégica para a empresa» indica António Pereira, ceo da empresa.

«Rever clientes, consolidar a nossa presença neste setor como fornecedores de soluções para os fabricantes de artigos de desporto» são os principais objectivos da Lipaco. Linhas de costura e fios elásticos com tratamentos especiais, resistentes a humidade, antibacterianos, camuflados, direcionados para artigos de desporto e lazer, são os produtos em destaque.

«O desporto é uma atividade que a sociedade em geral cada vez tem dado mais atenção. Faz todo o sentido as empresas olharem para ele como um potencial de negócio sobre todas as formas. Esta é a feira certa para percebermos as tendências, acompanhar os clientes que nela participam, assim como os que a visitam, e divulgarmos os nossos produtos para esta área», explica Jorge Pereira, ceo da empresa.

Na sua segunda participação a Joaps Malhas apresenta malhas com características técnicas e funcionais, nomeadamente respiráveis, antibacterianas e de secagem rápida. «A nossa aposta esta na inovação em malhas vocacionadas para desporto e tecnomoda e como tal esta feira vai de encontro ao nosso projecto», sublinha Carla Araújo.

«Prospeção de novos clientes e identificação de oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos» são os objectivos que a Heliotextil, presença habitual neste certame, pretende alcançar, como indica Vânia Fazenda, customer manager da empresa. Como principal novidade, apresenta uma linha de transferes técnicos para aplicação a quente, personalizáveis, nomeadamente: Helio VR (resistente lavagens industriais), Helio VR FR (resistentes à chama), HELIO SS (com elasticidade), HELIO CP (acabamentos resinados), HELIO PLUS (aplicação baixa temperatura) e HELIO REF ( refletores ).

Para esta edição da ISPO MUNICH a PlayWay apresenta produto de equipamento diferenciado, pelo que terá vestuário com orifícios indesmalháveis, propriedade muito pouco conhecida na vertente seamless. «O mercado alemão é, de forma abrangente, um mercado confiável, disciplinado, e de dimensão ajustável à capacidade da Playway. Pretendemos com esta participação usufruir do efeito de proximidade, avaliando de forma sustentada, a entrada neste mercado», refere Maria Gonçalves.

Na sua quarta participação, embora pela primeira vez com o apoio da Associação Selectiva Moda «o objectivo da A. Fiúza&Irmão passa por reforçar parcerias com clientes atuais e consolidar com novos clientes o crescimento no segmento técnico desportivo», como indica Pedro Fiúza, manager da empresa. Nesta edição, o destaque passa por novos desenvolvimentos em meias de compressão e produtos com fios funcionais. «A ISPO é uma referência na área desportiva e a aposta da nossa empresa neste segmento fez com que se torna-se indispensável a participação neste evento», acrescenta.

Em estreia no certame, a Tintex Textiles apresenta uma coleção que se diferencia pelas propostas de malhas híbridas – malhas em cores e qualidades de espírito casual funcionalizadas para o desporto activo. Destaque para as misturas com lã merino, mas também misturas inesperadas, por exemplo com cachemira, construções e toques também eles surpreendentes - ribs aéreos e frágeis, toques ultra macios, mesmo aveludados. Referência especial para os laminados ou termo colados, por vezes com membranas, que jogam com as dualidades de cor, de aspeto – mate/ brilhante, de textura – ultra plano e compacto versus estruturado e/ ou volumoso, bem como, para os termo formados com alta frequência, em malhas tridimensionais (3D feeling). «A Tintex há muito que é reconhecida por ser uma empresa inovadora, sendo que os recentes investimentos em equipamentos de tecnologia de última geração que permitem a diversificação da oferta, designadamente, no âmbito dos têxteis funcionais e técnicos, são expressão da prioridade estratégica que a empresa concede a estes mercados – active sportswear, atlheisure, well being, sports & street – mantendo no entanto, a sua oferta de produto moda – ready to wear - com valor acrescentado quer pela tecnologia quer pelo design», explica Dolores Gouveia, designer da empresa. «Considerando, os resultados da nossa candidatura ao ISPO Textrends Forum, bem como, o interesse que marcas dos segmentos já enunciados têm demonstrado pelos nossos produtos e coleções estamos expectantes de que esta será uma participação bem-sucedida, no sentido, de que incrementaremos o contacto com novos potenciais clientes que serão o veículo para a médio prazo a empresa atingir os objetivos de crescimento projetados – em volume e valor - pela administração, quer para o segmento de têxteis funcionais/ técnicos, quer para as novas tecnologias instaladas», acrescenta.

Destaque para a participação portuguesa no ISPO Textrends Forum, onde seis empresas portuguesas, passaram a avaliação do júri da ISPO MUNICH, composto por três grupos de especialistas internacionais (jornalistas, designers e profissionais independentes), conseguindo um total de 34 amostras em exposição, 2 como “Best Product”, 9 nos “TOP 10” e 23 no grupo “SELECTION”, apresentadas por A. Sampaio – Joaps – LMA - Lurdes Sampaio – Sidónios Íntimo – Tintex.

Estarão ainda presentes neste certame mais 6 empresas portuguesas: Berg Outdoor – CeNTI – Damel - Dune Bleue – Impetus Group - Manifesto Moda.

A participação das empresas portuguesas em mais uma edição da ISPO MUNICH é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda co-financiada pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI), enquadrado no POCI (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização), no Portugal 2020 e COMPETE 2020. O projeto FROM PORTUGAL conta com cerca de 81 ações internacionais que decorrem no 2º semestre de 2015 e ano de 2016 que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes, num investimento total de mais de 13 milhões de euros.

Mais informações contactar Vânia Canha

vania@portofashionweek.com ou +351 22 938 06 10

22/01/2016 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE