Kyaia ou Fortunato Frederico , a história inspiradora de quem acredita que a sorte protege os audazes.

 

A história da Kyaia começa em Angola, num sonho do jovem Fortunato Frederico que trabalhador numa fábrica de calçado desde os 15 anos, acreditava ser possível ter a sua fábrica, mas sobretudo uma marca .

Foram precisos alguns anos para concretizar o sonho, mas em 1984 Fortunato Frederico e Amílcar Monteiro, fundavam a Kyaia que hoje lidera um grupo empresarial que se estende, para além da produção de calçado, às áreas da distribuição, do retalho mas também às tecnologias de informação.

Kyaia é uma referência da indústria do calçado não só pelo seu portefólio de marcas próprias mas também pela visão e gestão à frente do seu tempo, bem como a sua abertura a novas ideias e tecnologias. O controlo da distribuição ocorre, essencialmente, quer através da criação de empresas próprias no seio do grupo, quer de parcerias com agentes em outros mercados.

Dententora da marca portuguesa mais vendida no mundo - a FLY London - a história do grupo está cheia de acasos que a visão estratégica e a ousadia transformaram em sucessos.

Uma zanga no avião entre os dois sócios, ingleses, que estavam prestes a lançar um projecto arrojado no calçado atirou para Portugal aquela que viria a ser uma das marcas mais famosas nessa área.

Presente na feira de Dusseldorf, onde a tal nova marca iria ser apresentada, o empresário Fortunato Frederico, bem informado, soube do stand que não abriria as portas ao público porque os seus promotores se tinham incompatibilizado. “Queríamos criar uma marca e tínhamos a ideia de fazer um sapato menos pesado, com menos formalismo, um sapato casual, cómodo, mole, jovem e urbano. Quando soubemos do que se estava a passar, percebemos que era precisamente aquilo que tínhamos idealizado e que nos interessava ”, lembra o empresário de Guimarães.

A origem do projecto era inglesa, justamente a nacionalidade do mercado que Fortunato Frederico queria explorar em primeiro lugar, ainda antes de trazer o conceito para Portugal. A marca tinha nome a condizer (FLY London) e o símbolo (uma mosca gigante) era tudo menos vulgar mas representava a vontade de crescer da Kyaia. A estilização da marca agradou a Fortunato, que foi ter com os dois ingleses e lhes comprou todo o projecto. Assim nascia a FLY London, em 1994.

Calçado para um público jovem (idealmente entre os 15 e os 35 anos), urbano e em que a originalidade seja o principal elemento, do design das solas às combinações de cores e materiais. O código genético dos sapatos FLY London mantém-se intacto há 14 anos e esse é o segredo do sucesso da marca de Guimarães no mercado.

Mais do que a internacionalização, a enorme projecção no estrangeiro assumiu-se como o traço saliente da marca FLY London. A presença de artigos FLY London em feiras e eventos internacionais, bem como o uso dos sapatos por diversas personalidades do espectáculo , a referência na imprensa da especialidade e, em especial, o volume de vendas e a diversidade dos destinos constituem as pegadas planetárias desta marca presente em 57 países.

No plano organizacional, a Kyaia aposta nos colaboradores como parte fundamental do crescimento do negócio, fomentando a integração dos colaboradores, a criatividade e a confiança. A Kyaia conta, hoje, com quase 600 pessoas em todo o grupo e dispõe de profissionais especializados desde a produção até ao desempenho de atividades administrativas e de design.

 

 

09/03/2016 , Por Paula Ascenção