Inovação made in Portugal

A cidade alemã de Düsseldorf recebe a 30ª edição do certame A+A Dusseldorf, que decorre de 27 a 30 de outubro, e que conta nesta edição com a presença de sete empresas portuguesas - A. Sampaio – Axfilia – Fall Safe - Heliotextil – HR Proteção - Lemar – Nordstorm – TecRisk – que viajam até à cidade alemã integradas na delegação portuguesa liderada pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal.

Os têxteis técnicos portugueses têm-se distinguido pela inovação dos materiais e pelas suas aplicações nas várias áreas, tendo adquirido um papel de extrema importância no sector têxtil.

A. Sampaio – Axfilia – Fall Safe - Heliotextil – HR Proteção - Lemar –Nordstorm – TecRisk – são as sete empresas que compõem a delegação portuguesa que estará presente na feira A+A, uma iniciativa organizada pela Associação Selectiva Moda, co-financiada pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI), enquadrado no POCI (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização), no Portugal 2020 e COMPETE 2020.

A deslocação da comitiva portuguesa até à A+A Dusseldorf resulta de um trabalho conjunto entre a Associação Selectiva Moda e o Citeve no que diz respeito à área dos Têxteis Funcionais e Inovadores. Nesta edição o número de empresas participantes cresce 60% em relação ao verificado na última edição deste certame em 2013.

O CITEVE terá em demonstração dois fatos inovadores para combate a incêndio, desenvolvidos em parceria com empresas nacionais, no quadro do projeto mobilizador POWER TEXTILES - PT XXI, recentemente concluído. Paralelamente, apresentará no espaço FROM PORTUGAL a oferta tecnológica de testes, ensaios e simulação ao uso, na área dos manequins instrumentados, nomeadamente para análise objetiva de impermeabilidade à chuva (manequim de chuva), flamabilidade (manequim de fogo) e conforto térmico (manequim térmico), bem como, a oferta do Centro enquanto organismo notificado no quadro dos processos de Marcação CE.

A Axfilia está de regresso à A+A, sendo esta a sua segunda participação. Em exposição estarão produtos das seguintes gamas de vestuário de trabalho: Protective Wear, Workwear e Corporate Wear. Serão apresentadas inovações no âmbito de cada gama, com especial destaque para o “Polynice”, um artigo desenvolvido pela Axfilia, que prima pelo conforto natural e que detém uma elevada resistência ao uso e lavagens industriais. «O intuito da nossa presença na A+A é o de cimentar a posição da AXFILIA na Europa como um fornecedor e fabricante de primeira qualidade de vestuário de trabalho, com enfoque nos artigos de malha. A postura que queremos defender é a de trabalhar à medida do cliente, com uma qualidade de execução e de serviço a que temos habituado os nossos clientes», revela Maria José Machado, general manager da empresa.

Pela primeira vez neste certame, com o apoio da Associação Selectiva Moda, a Fall Safe apresenta as últimas novidades, quer a nível de inovação dos produtos, assim como soluções para trabalhos em altura. No que diz respeito aos produtos em exposição, destaque para: Spider, o arnês de acesso por cordas e resgate mais avançado, no qual foram feitas várias atualizações e incorporados novos recursos; teste “Sharp Edge”, uma gama de produtos criados especialmente para resistir às arestas mais afiadas; capacete Orbit e as luvas

PRO e o Saveman Advance, a forma mais simples para solucionar os problemas encontrados numa situação de resgate, entre outros. Este certame possui a zona X-perience, onde será possível ver e experimentar os novos produtos FALL SAFE™.

Pela primeira vez neste certame, a Heliotextil leva até Düsseldorf as suas mais recentes inovações, com destaque para a mais recente oferta de transferes técnicos de aplicação quentes, nomeadamente: Helio VR (resistente a lavagens industriais), Helio VR FR (resistente à chama), Helio SS (com elasticidade super stretch), Helio CP (acabamentos resinados), entre outros, produtos adaptados a usos técnicos e que cumprem com as mais exigentes normas de referência nesta área. «Esta é uma feira direccionada para o têxtil técnico e funcional, em linha com a nossa mais recente oferta de transferes técnicos de aplicação quente. Pretendemos fazer prospecção de novos clientes e identificar oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos», explica Vânia fazenda, customer manager da empresa.

Em estreia neste certame, a HR Protecção lança na A+A, a sua marca AntartidA PLUS, que inclui um conjunto de artigos inovadores com Marcação CE em conformidade com a EN 342 – EPI de Categoria II, concebidos e produzidos em Portugal pelo segmento industrial do HR GROUP (HR Indústria SA). A gama AntartidA Plus destina-se a trabalhos em ambientes de temperaturas negativas, sendo que a conciliação das matérias primas inovadoras conjugadas com técnicas avançadas de confecção optimizam os artigos para se atingir uma relação protecção vs mobilidade vs conforto consistente, eficiente e diferenciadora. «A A+A, é a maior e mais prestigiada feira a nível internacional do nosso sector de actividade. É o local por excelência onde são apresentadas as últimas inovações/lançamentos em matéria de vestuário profissional e de equipamentos de protecção individual. Era esta a referência, o contexto, os destinatários e o ambiente que pretendíamos para o lançamento da nossa nova gama de vestuário profissional de frio AntartidA Plus. Aliar o prestígio e referência mundial do evento ao posicionamento internacional que definimos para o HR GROUP, bem como a participação em regime de parceria num stand colectivo FROM Portugal assumiram-se como factores críticos de sucesso para a tomada de decisão», refere Fernando Mateus, general manager da empresa.

«Com esta participação pretendemos a disseminação da insígnia corporativa HR GROUP, assim como a divulgação do segmento industrial de produção de vestuário profissional do HR GROUP, e a promoção internacional da gama AntartidA Plus, estabelecendo pontes estratégicas em mercados que procuram soluções positivas para temperaturas negativas. A presença neste certame será uma contribuição relevante para a consolidação internacional do HR GROUP a médio prazo», acrescenta.

Estreante no certame alemão, a Tecrisk apresenta uma coleção de vestuário técnico destinado à indústria petroquímica e outras de alto risco. «Através desta participação pretendemos introduzir no mercado europeu a coleção de vestuário técnico TecRisk, desenhada especificamente para contextos laborais de alto risco», afirma Herman Alves, departamento de protecção ocupacional da empresa.

A A+A é o maior e o mais importante certame especializado em saúde e segurança no trabalho. Na sua 30ª edição conta com cerca de 1800 expositores e pela primeira vez ocupa 9 halls de exposição, o que representa um crescimento de cerca de 10%.

Estarão presentes outras duas empresas portuguesas: Endutex e Penteadora.

A participação das 7 empresas portuguesas em mais uma edição da A+A, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda co-financiada pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI), enquadrado no POCI (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização), no Portugal 2020 e COMPETE 2020. O projeto FROM PORTUGAL conta com cerca de 81 ações internacionais que decorrem no 2º semestre de 2015 e ano de 2016 que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes, num investimento total de mais de 13 milhões de euros.

 

Mais informações contactar Vânia Canha | vania@portofashionweek.com  

27/10/2015 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE 2020
União Europeia