Interreg Volunteer Youth

A política Regional da UE juntou-se à iniciativa com 1 milhão de euros para oferecer aos jovens europeus com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos a possibilidade de servir como "repórteres Interreg" apoiando um programa Interreg na promoção dos resultados concretos dos projetos Interreg ou como "parceiros de projeto Interreg" para ajudar na implementação bem-sucedida de um projeto concreto. O período mínimo de voluntariado é de 2 meses e o máximo de 6 meses. Aqui pode encontrar todas as informações e atualizações sobre o desenvolvimento da iniciativa.

A iniciativa "Interreg Volunteer Youth" (IVY) destina-se a envolver jovens voluntários europeus para apoiar, promover e comunicar as realizações concretas dos programas e projetos Interreg, bem como promover, em geral, a cooperação transfronteiriça e valores semelhantes, como a solidariedade. A IVY dará aos voluntários a oportunidade de se familiarizarem com os programas e projetos Interreg, sensibilizá-los para os muitos benefícios da colaboração entre as fronteiras internas da UE bem como reforçar o seu sentido de solidariedade, cidadania e envolvimento cívico europeus.

A seleção dos organismos de acolhimento (autoridades de gestão, secretariados conjuntos, projetos em curso de 2014-2020) foi confiada à Association of European Border Regions (AEBR), a organização europeia que representa as regiões fronteiriças e transfronteiriças.

A iniciativa IVY oferecerá vantagens semelhantes às do Serviço Voluntário Europeu (European Voluntary Service), cobrindo nomeadamente as deslocações, alojamento, alimentação e seguros dos voluntários.

As candidaturas de jovens voluntários podem ser apresentadas através do Portal Europeu da Juventude (European Youth Portal), enquanto os programas e projetos Interreg interessados em acolher um voluntário podem contactar ivy@aebr.eu

Os voluntários começarão a receber propostas muito em breve, já que o Portal dos Jovens está agora operacional e a ARFE está a começar a recolher o interesse dos programas e projetos Interreg. A AEFR assegurará então manualmente a correspondência entre jovens voluntários (repórteres Interreg ou parceiros de projeto) e autoridades de gestão e secretariados conjuntos, bem como projetos Interreg ansiosos por receber o seu apoio.

Acreditamos firmemente que esta é uma grande oportunidade para o mundo Interreg e nós incentivamo-lo fortemente a ajudar a espalhar a notícia sobre esta oportunidade!

 

Fonte: UE

17/03/2017 , Por Célia Pinto