SmartTransit: Um Sistema Inteligente de Gestão Avançada de Mobilidade

Promovido pela Efacec com o apoio do COMPETE 2020, o projeto SmartTransit pretende desenvolver uma nova solução orientada aos Sistemas de Ajuda à Exploração e de informação ao passageiro, tendo como objetivo principal o controlo avançado da regularidade e da pontualidade do serviço de transporte que é disponibilizado, a informação em tempo real e o controlo e gestão das operações e dos recursos envolvidos.

 

Em junho de 2018 falamos do projeto na nossa Newsletter dedicada à Mobilidade. Após nove meses conversamos com Vitorino Rocha, Director Coordenador da UN Transportes da EFACEC - Engenharia e Sistemas SA, que nos contou as origens do projeto, os seus desafios e os seus resultados.
   
Como nasceu o projeto SmartTransit? A EFACEC adotou uma metodologia denominada Technology Roadmapping (TRM) de suporte à estratégia e planeamento das atividades de desenvolvimento, consolidando/relacionando objetivos de curto, médio e longo prazo com as soluções tecnológicas existentes e emergentes. Estes TRM, identificam necessidades funcionais, identificam as prioridades, identificam tecnologias e gaps tecnológicos e produzem roadmaps. De notar que como pilar e suporte dos TRM, temos a visão e necessidades de mercado (sobretudo Internacional), temos as necessidades funcionais e a vigilância tecnológica O projeto SmartTransit consistiu na materialização de um TRM orientado às soluções de Apoio à Exploração.
   

 

Quais os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?

O projeto foi extremamente ambicioso face ao tempo e aos objetivos previstos e esse facto por si só consiste num enorme desafio. Adicionalmente, neste projeto fizemos um esforço substancial para poder responder a necessidades específicas de clientes e conseguimos dentro dos marcos temporais do projeto concluir, testar e instalar diversas funcionalidades que atualmente já estão em operação em vários clientes.
   
Quais os resultados concretos no âmbito do projeto?

Além de se ter potenciado a realização de funcionalidades inovadores e diferenciadoras, foi possível conquistar novos clientes e desta forma alavancar o negócio nesta área tecnológica.

Salientamos as seguintes realizações:

- Utilização de módulos desenvolvidos (Módulos avançados de regulação, Módulos de Análise de Performance e de Desempenho, Gestão de Autoridade) nos Metros de Oran e Constantine (Argélia, 2017 e 2018)

- Utilização de funcionalidade de regulação dinâmica por intervalo (headway) no Metro de Bergen (Noruega, final de 2017)

- Utilização de módulos desenvolvidos (Módulos de Análise de Performance e de Desempenho) no Metro de Rio de Janeiro – VLT Rio (Brasil, final de 2017)

- Utilização do módulo/Sistema de Gestão de Comunicações na frota de veículos do Metro de Dublin (Irlanda, final de 2017)

- Utilização do Módulo Multi-idioma, em partícula num cliente Chinês (CRRC) num laboratório experimental Tram-Lab (China, final de 2017)

A solução desenvolvida além do Inglês, Francês, Árabe, Espanhol, Norueguês, Dinamarquês, passou também a suportar a língua chinesa.

- Utilização do sistema desenvolvido no Metro de Odense (Dinamarca. Final de 2019)

- Previsão de utilização do módulo de Apoio à Regulação (SAR) na extensão (Stage 4) do Metro de Bergen (Noruega, 2020)

-Previsão de utilização do módulo de Apoio à Codução (Eco-Driving/SAS) na extensão (Stage 4) do Metro de Bergen (Noruega, 2020)

 

 

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,3 milhões de euros.

21/03/2019 , Por Miguel Freitas
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