WISEN: Rede de Comunicação sem Fios com Eletrónica Inteligente Integrada

 

Em declarações ao COMPETE 2020, Pedro Rodrigues, Coordenador Técnico de I&D na PROEF/Eurico Ferreira, SA, sintetiza a estratégia levada a cabo pela empresa e o âmbito do projeto: WISEN: Rede de Comunicação sem Fios com Eletrónica Inteligente Integrada:

 

"O projeto WISEN tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução integradora de elementos de sensorização e comunicação em tempo real que pretende minimizar riscos em ambientes industriais potencialmente perigosos.

Neste momento, estando o projeto no último semestre de execução, encontramo-nos e já numa fase de desenvolvimento bastante avançada. A integração de todos estes componentes do sistema de sensorização, comunicação, localização indoor e análise de dados foi já efetuada em ambiente controlado e estamos a iniciar a próxima fase do projeto, que consistirá na aplicação iterada do sistema WISEN num ambiente real – Lipor. Daqui perspetiva-se a obtenção de feedback que permita melhorar alguns dos componentes do sistema, como a interface com o utilizador.

O projeto

O WISEN tem como objetivo monitorizar os trabalhadores enquanto expostos à execução de trabalhos em ambientes potencialmente perigosos, com o desenvolvimento de uma solução integradora de sistemas de sensorização e comunicação, que pretende não só a otimização de uma arquitetura de transmissão de dados sem fios em ambientes industriais, mas também o desenvolvimento de novos sensores e respetiva integração.

Enquadramento

O WISEN nasceu como resposta à crescente preocupação em torno do ambiente de trabalho a que operadores industriais estão sujeitos e a sua relação com a produtividade e nível de segurança neste tipo de indústrias. A identificação de uma preocupação ativa por parte das grandes empresas, de diferentes setores industriais e, igualmente, das respetivas autoridades políticas e económicas, fez o consórcio acreditar que esta será uma solução que conduzirá ao desenvolvimento de novas oportunidades de negócio para a PROEF/Eurico Ferreira, e crescimento do capital tecnológico do CeNTI. Este projeto integra o projeto internacional Wins@Hi, com Label de validação tecnológica do cluster Celtic-Plus do Programa Eureka, que conta com outros Use Cases, em outros países europeus,  que versam sobre soluções que dão resposta ao mesmo enquadramento.

Objetivos

Com o WISEN prevê-se a criação das condições necessárias para o desenvolvimento de novas tecnologias de aquisição (sensores flexíveis, pelo uso de eletrónica impressa, dos quais se destacam os sensores de monitorização de oxigénio, humidade relativa e temperatura) e transmissão de dados e respetiva integração, tendo por isso um impacto dinâmico e positivo na alavancagem de soluções inovadoras das entidades envolvidas, através da criação de novas oportunidades de negócio e de novos produtos.

Parceria

A proposta de valor deste projeto é liderada pela PROEF/Eurico Ferreira, empresa prestadora de serviços de engenharia na área das telecomunicações e energia, em parceria com o CeNTI – Centro de Nanotecnologia Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, entidade do sistema I&I, que para o projeto WISEN se encontra-se focado, no estudo, seleção e desenvolvimento de materiais funcionais e inteligentes, sistemas eletrónicos de controlo, comunicação e sensorização, e assegura a transferência dos desenvolvimentos para ambiente industrial. A Lipor é a entidade subcontratada, no âmbito do projeto, para a implementação e validação, em ambiente real, da solução WISEN."

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 565 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 322 mil euros, pelo período de 3 anos (Out 2016 – Set2019)

06/06/2019 , Por Miguel Freitas