MC-pool - um conceito inovador de piscinas modulares, pré-fabricadas em betão

 

                          Ana Machado, responsável do projeto MC-pool O projeto MC-Pool tem como principais objetivos a implementação de um novo produto com um processo inovador de montagem e execução de piscinas modulares aliado à melhoria dos materiais utilizados causando um menor impacte ambiental, com possibilidade de comercialização a nível internacional. O Compete2020 possibilita que duas entidades, académica e industrial, estudem, desenvolvam e implementem este produto no mercado, proporcionando capacidade de melhoria contínua à Vigobloco.

 

Enquadramento

As piscinas são mais do que um espaço dedicado à natação, mergulho ou outra prática desportiva, representam uma extensão das habitações, favorável ao lazer e convívio familiar. Para além da sua função primordial acresce o facto das piscinas representarem normalmente um investimento que valoriza o imóvel.

Em Portugal e na generalidade dos países da Europa central e do sul, o clima é ameno com inúmeras horas de sol por ano, havendo por isso um mercado bastante significativo para a construção de piscinas, não só privadas mas também públicas.

O Projeto

O projeto MC-Pool - Modular Concrete Pool tem por objetivo desenvolver um conceito inovador (novo produto e novo processo) de piscinas modulares, pré-fabricadas em betão, mais económicas, mais rápidas de executar, mais duráveis, mais termo-eficientes, e mais eco-eficientes, por comparação com a solução tradicional, executada in situ em betão armado.

Pretende-se criar um conceito inovador baseado no sistema 'pré-parede' da Vigobloco, que possibilite a construção de piscinas por assemblagem e simultaneamente facilite o transporte dos módulos prefabricados.

O conceito MC-Pool: Modular Concrete Pool combina as vantagens das piscinas préfabricadas em fibra de vidro (ou de outros materiais), nomeadamente rapidez de execução e baixo custo, com as vantagens das piscinas em betão armado, nomeadamente maior resistência e durabilidade, tendo ainda a preocupação de melhorar o comportamento térmico e de reduzir o impacte ambiental do produto final. Este conceito beneficia ainda das vantagens associadas à pré-fabricação, isto é, garantia de um maior controlo de qualidade em fábrica, redução do desperdício de materiais e facilidade em produzir peças iguais, tornando o produto final competitivo em termos comerciais.

Para além destes fatores diferenciadores relativamente aos produtos atuais, pretende-se ainda incorporar o conceito de 'Super-Skin' (desenvolvido pela equipa no âmbito de um projeto de investigação financiado pela FCT) para aumentar a durabilidade e usar um betão eco-eficiente com agregados leves e reforçado com fibras, para minimizar a quantidade de armaduras a colocar em obra, melhorar o comportamento térmico e diminuir o impacte ambiental.

A solução proposta consiste num sistema de módulos vazados pré-fabricados, os quais são transportados para obra, assemblados, e preenchidos com um betão eco-termoeficiente. O processo de fabrico inicia-se com a produção das paredes vazadas, sendo os paramentos em betão de elevado desempenho reforçado com fibras, de forma a minimizar a necessidade de considerar armaduras em aço. De referir que este processo pode ser implementado com o equipamento que a Vigobloco já detém para a produção de 'pré-muros'. Estudar-se-á também as vantagens de aplicar ainda em fábrica o revestimento interior das piscinas, reduzindo assim o tempo de execução no local da obra. As paredes vazadas são assembladas entre si e à laje de fundo no local da obra, dando a possibilidade de construir piscinas com diferentes larguras e comprimentos.

Para além de funcionarem como cofragem perdida, as paredes vazadas facilitam ainda a colocação das instalações técnicas necessárias ao funcionamento da piscina. Por fim, enche-se o espaço vazio entre os paramentos com um betão auto-compactável de agregados leves, o qual apresenta um melhor comportamento térmico, com baixa dosagem de ligante, conseguindo-se deste modo igualmente uma elevada ecoeficiência e um custo reduzido, e reforçado com fibras, reduzindo ou mesmo eliminando a necessidade de armaduras.

O projeto MC-Pool é uma iniciativa da empresa Vigobloco e de duas entidades não empresariais do sistema de I&I (o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e o Instituto Superior Técnico) que, juntas no CERIS (o maior centro de investigação em Engenharia Civil), detêm as competências tecnológicas e científicas para concretizar todas as tarefas previstas. A Vigobloco é uma empresa de referência a nível nacional na área da prefabricação, e com presença significativa no mercado internacional, o CERIS é uma referência, com reconhecimento internacional, no betão estrutural, incluindo formulação, durabilidade, comportamento térmico, caracterização mecânica e avaliação estrutural.

Sendo a Vigobloco uma empresa de base tecnológica, faz parte da sua estratégia desenvolver e comercializar produtos inovadores, cujo valor acrescentado seja baseado no conhecimento científico mais atual, permitindo assim aumentar a sua competitividade a nível nacional e internacional.

O Apoio do COMPETE2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 552 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 347 mil euros.

09/07/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa