Campanha “Portuguese Jewellery Legacy”

A nova campanha de promoção internacional do setor celebra a essência da joalharia portuguesa como mensagem de sensibilização para a valorização e recuperação da joia como um legado. Um legado de arte, de valores, de memórias, passado de geração em geração, num ciclo eterno.

Com o mote “Legacy”, a campanha surge no âmbito da nova estratégia de sustentabilidade que a AORP dentro e fora do setor. O objetivo é mostrar como a joalharia – com um longo ciclo de produto, que pode ir até à eternidade, contraria a tendência insustentável do mercado de consumo.

Enquanto representante de uma indústria, queremos inspirar as nossas empresas a adotar políticas mais sustentáveis de gestão e proteção dos recursos naturais, encorajar a reciclagem e reutilização de materiais, bem como defender princípios de respeito e igualdade para todos.

O planeta é o nosso maior legado. Queremos que o setor da joalharia portuguesa lidere um movimento que a indústria da moda deve obrigatoriamente seguir.

A nova campanha remete para os valores da eternidade e intemporalidade das joias portuguesas, mostrando-as como testemunhos de passagem do tempo e da ligação entre as gerações.

Nesse regresso às origens, recupera as técnicas e desenhos tradicionais, como um espólio que atravessa o tempo e permanece até aos dias de hoje.

Essa é a premissa-base da campanha: as joias são eternas. E nessa eternidade há uma apologia dos princípios de sustentabilidade, do comércio justo (fair trade) e de slow fashion:

  • A joalharia portuguesa é uma arte preservada por mestres artesãos, guardiões de uma tradição e um saber-fazer únicos no mundo. Comprar uma peça de joalharia portuguesa é contribuir para a proteção das técnicas manuais e do talento de gerações.
  • Feitas à base de matérias-primas nobres, como a prata, o ouro ou a platina, as joias têm grande resistência e perdurabilidade no tempo.
  • Além disso, os metais são altamente flexíveis e moldáveis e podem ser reciclados continuamente, fechando o ciclo.
  • Nas oficinas, algumas práticas sustentáveis são intrínsecas ao ofício, entre as quais a utilização de embalagens recicladas – como pacotes de manteiga ou boiões de creme como apoio ao trabalho na banca, mas também o necessário reaproveitamento das matérias-primas, sem qualquer desperdício de produção. De salientar também que o setor tem vindo a criar novas regras e recomendações relacionados com o comércio ético e responsável de metais nobres e pedras preciosas.

Mas não pense que é só o planeta que agradece. A moda sustentável é o futuro. O consumidor está cada vez mais informado e ciente da importância das suas escolhas. De acordo com um relatório da Nielsen, de dezembro de 2018, três em cada quatro norte-americanos entre os 21 e os 34 anos afirmam que irão mudar “definitivamente” ou “provavelmente” os seus hábitos de consumo de modo a reduzir o respetivo impacto ambiental. Políticas de sustentabilidade são essenciais à sustentabilidade das marcas.

Com direção criativa da AORP, a campanha “Portuguese Jewellery Legacy” é uma produção da Snowberry, com Ricardo Santos (fotografia), João Le Joy (vídeo), Lou Schoof (modelo), Kimberley Pearl (modelo) e Frederico Rodrigues (modelo).

  1. Sobre o Evento “Portuguese Jewellery Legacy – Showcase & Exhibition

Para assinalar o lançamento da nova campanha, a AORP irá promover o primeiro showcase de joalharia portuguesa, nos dias 5 e 6 e julho, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos.

O evento, aberto ao público mediante pré-inscrição, irá reunir uma seleção de 20 marcas que representam a essência da joalharia portuguesa, numa simbiose perfeita entre a herança da tradição e a visão do design contemporâneo.

O evento Portuguese Jewellery Legacy – Showcase & Exhibition, está dividido em 2 áreas principais: a exposição, com a apresentação das imagens e vídeo da campanha e o showcase, com a mostra de 20 marcas nacionais.

A seleção de marcas representa a versatilidade de estilos da joalharia portuguesa, das marcas tradicionais que apresentam as técnicas e desenhos intemporais, como Fernando Martins Pereira, Inês Barbosa, Jorge Silva, Tavares, Alma e Coração e Amo Joias Portugal, ao design de autor cada vez mais em voga em Portugal, com assinatura de Liliana Guerreiro, Joana Mota Capitão, Sopro Jewellery, Maria Leão Torres, Cris Maria Jewelry e Paula Bluemchen. Também algumas marcas de joalharia contemporânea  marcam presença como Cinco, HLC Jewellery Mesh Jewellery, Pekan Jewellery, Rose Blossom by Ouropa, Arte Nova Jewellery, Wings of Feeling e Magajóias.

 

Paralelamente ao evento, e também de acesso gratuito, terão lugar três “talks” para dar a conhecer histórias, casos de sucesso e tendências: “A história das nossas joias” (5 de julho, 11h00), “Sustentabilidade – fechar o ciclo” (5 de julho, 16h30) e “Shape Up – Empreendedorismo na Joalharia” (6 de julho, 11h00).

As portas da Casa da Arquitetura abrem-se no dia 5 de julho, das 10h00 às 19h00 e no dia 6 de julho, das 10h00 às 17h00.

Sendo um dos setores de maior tradição em Portugal, a joalharia portuguesa está a atravessar uma fase de renovação e crescimento. Uma arte herdada de geração em geração, que surge agora revigorada e pronta a enfrentar novos desafios. Ao saber-fazer e ao talento dos artesãos, soma design, inovação e uma vocação exportadora, que a conduz aos quatro cantos do mundo.  

 

 Novas dinâmicas do setor:  

-Revitalização das empresas tradicionais, que têm vindo a apostar na modernização das suas coleções e dos processos de gestão, sem perder a autenticidade da joalharia portuguesa  

- Emergência de novos designers, que criam marcas em nome próprio e abrem novos caminhos à joalharia portuguesa 

- Aposta na internacionalização 

- Novos pontos de venda: aposta no e-commerce e na revitalização do comércio tradicional  

 

Em finais de 2018, as exportações alcançaram o máximo histórico de 100 milhões de euros, um crescimento de 53% em 3 anos. A previsão é que seguindo esta trajetória de crescimento, as exportações atinjam os 150 milhões em 2022.    

 

Entramos numa nova era para a joalharia portuguesa. Para alavancar este crescimento e expansão internacional, a AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal criou a marca internacional “Portuguese Jewellery – Shaped with Love”, sob a qual tem desenvolvido campanhas e iniciativas de promoção coletiva, com o objetivo de reforçar a notoriedade e posicionamento da joalharia portuguesa em todo o mundo.  

 

Visão geral do setor:

Segundo os dados mais recentes do INE, em 2015, as atividades da joalharia, ourivesaria e relojoaria (J&O&R) abrangem:   

- Total: 4.237 empresas 

- Fabrico: 655 empresas 

- Comércio: 3339 empresas  

- Reparação: 243 empresas  

 

Distribuição por regiões (nr de empresas):  

- Norte: 54%  

- Lisboa: 23% 

- Centro: 21% 

Volume de negócios 2017:  

- 1.000 milhões de euros   

Internacionalização:

Volume de exportação  

- 2015: 65,5 milhões de euros  

- 2016: 71 milhões de euros  

- 2017: 100 milhões de euros  

Principais mercados de exportação, por ordem de importância: 

- Espanha 

- França 

- Hong Kong 

- Estados Unidos 

- Itália 

- Bélgica 

 

 

Fonte : AORP 

 

03/07/2019 , Por COMPETE 2020