Portugal vence nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2015

O projeto Lisboa Empreende, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, venceu na categoria de topo “Grande Júri” da edição de 2015 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, atribuídos pela Comissão Europeia, a 19 de novembro no Luxemburgo, no contexto da Semana Europeia das PME.

No mesmo dia, foi lançado o Relatório Anual 2014/2015 sobre PME Europeias que traz boas notícias: depois de anos a cortar, as PME europeias começam a crescer e a contratar. Estima-se que as PME portuguesas criem, até ao final de 2016, quase 60 000 novos postos de trabalho (um aumento de 2%).

O júri dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2015 considera a iniciativa Lisboa Empreende um programa de êxito, inspirador e inovador que estimula o micro-empreendedorismo em Lisboa através de um leque abrangente de medidas e, embora aberto a todos os futuros empreendedores, tem um foco especial junto dos grupos mais desfavorecidos. Esta iniciativa que trabalha para apoiar empreendedorismo responsável e inclusivo – desde o desenvolvimento de planos de negócio à procurar financiamento - já apoiou a criação de cerca de 50 empresas, mais de 100 empregos e organizou mais de 550 reuniões com empreendedores.

Os outros seis vencedores desta edição são dos Países Baixos, Irlanda, Reino Unido, Estónia, Espanha e Alemanha e foram reconhecidos pelo seu trabalho na promoção do espírito empreendedor, por melhorar e simplificar a criação de empresas e pelo investimento em competências. Os critérios destes Prémios estão alinhados com as prioridades da Estratégia Europa 2020. Portugal apresentou a concurso outra iniciativa previamente selecionada a nível nacional: o projeto ACT - Acelerador de Comercialização de Tecnologias, promovido pela COTEC Portugal.

Desde 2006, estes prémios reconhecem organismos públicos e parcerias público-privadas da UE que tenham demonstrado excelência no estímulo ao empreendedorismo e às pequenas e médias empresas (PME). Têm como objetivos aumentar o conhecimento sobre o papel essencial que os empreendedores têm na sociedade europeia e encorajar e inspirar empreendedores potenciais.

Portugal tem sido um vencedor regular nestes prémios, em diferentes categorias. Logo em 2006, venceu a categoria ‘Redução da Burocracia’ e, em 2012 e 2013, a categoria ‘Apoio à internacionalização das empresas’ com os projetos ‘Douro Boys’ e ‘Portuguese Shoes – The sexiest industry in Europe’, respetivamenbte. O ano passado Portugal arrecadou o primeiro prémio na categoria ‘apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência de recursos’ com o projeto ‘AMS – Thinking Ahead’, e ainda uma menção honrosa para o concurso ‘FAZ – Ideias de Origem Portuguesa’, desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, numa parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Este concurso é dinamizado em Portugal pelo IAPMEI.

Pode acompanhar os Prémios no Twitter e no Facebook.

 

23/11/2015 , Por Cátia Silva Pinto
Comissão Europeia