Katty Xiomara e Miguel Vieira marcam o regresso do Portugal Fashion à New York Fashion Week

O projeto de moda luso está de volta à New York Fashion Week (NYFW), com a produção dos desfiles dos criadores Katty Xiomara e Miguel Vieira. A designer luso-venezuelana é a primeira a apresentar-se, no dia 12 de setembro, às 19h00 locais, no Pier 59 Studios (Studio A). No dia seguinte, às 17h00 locais e no mesmo espaço, mas desta feita Studio C, será a vez das criações de Miguel Vieira pisarem a passerelle.

O Portugal Fashion completa assim o seu circuito internacional com a integração de Nova Iorque no itinerário de desfiles, garantindo desta forma presença regular em todas as principais semanas de moda do mundo. Após a emblemática cidade dos EUA, seguem-se as capitais Londres, Milão e Paris no calendário internacional da iniciativa.

Este desfile insere-se num projeto mais amplo de divulgação do que melhor se faz em Portugal na moda e na sua envolvência cultural apoiado pelo COMPETE 2020, envolvendo um investimento de 9 milhões de euros, correspondendo a um financiamento de 8 milhões de euros de Fundos da União Europeia.

O projeto Portugal Fashion é atualmente mais do que um acontecimento de moda, é sinónimo de cultura, modernismo e de aposta na promoção da imagem nacional.

 

 

Este projeto consiste num conjunto de ações, que passam por desfiles de moda individuais de criadores consagrado e de jovens criadores, que estão a entrar neste mundo da moda. Os desfiles de moda ocorrem não só nos palcos nacionais, como também nos principais calendários da moda internacionalização. Além disso, ao longo das edições os desfiles têm sido marcados pela dinamização de espaços para a apresentação do que melhor e mais inovador se faz ao nível da moda nacional.

A primeira edição deste projeto aconteceu em Julho de 1995 e rapidamente se tornou um dos mais relevantes eventos de moda do país, com uma influência determinante na evolução quer do design têxtil nacional, quer da produção e comercialização do mesmo setor.

Desde a sua primeira edição, que procura aproximar os criadores à indústria, e vice-versa. Por outro lado, o evento integra desfiles de jovens criadores, facilitando a integração de novos designers no mercado de trabalho.

O presente projeto apostou estrategicamente na evolução do setor têxtil, sustentando-o em fatores dinâmicos de competitividade, que contribuíram para alterar a imagem do Têxtil português.

O Portugal Fashion saltou fronteiras, quebrou barreiras, superou dificuldades e triunfou. Organizou desfiles nos maiores certames de moda do mundo, como as Semanas de Moda de Paris, Fashion Week de Nova Iorque, Barcelona Fashion Week, São Paulo Fashion Week, a Fashion Week de Madrid e a London Fashion Week. Desta forma, as criações de designers e indústria têxtil nacional são alvo da atenção da imprensa internacional e de agentes comerciais de vários pontos do mundo, considerando que as “semanas da moda” são o ponto alto de uma indústria (e de um comportamento) que surgiu na era moderna com a constituição da burguesia como classe social. Hoje a indústria da moda não só movimenta uma parte significativa das economias no mundo inteiro como também determina hábitos e cria novos desejos a cada dia em todas as camadas sociais. 

 

     

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09/09/2016 , Por Paula Ascenção