EcoGreenRoof: a inovação mundial em coberturas verdes

Paulo Palha, CEO da Neoturf, explica que o projeto EcoGreenRoof visa a investigação num sistema de coberturas verdes que «ajudará a resolver problemas ambientais através da incorporação de resíduos industriais nos processos produtivos de alguns elementos das coberturas verdes».
 
 
1. Enquadramento
 
«O projeto EGR - EcoGreenRoof: Desenvolvimento de eco-materiais para coberturas verdes, vem no seguimento do projeto GUL - Greenurbanliving sendo perfeitamente complementar em termos de estratégia empresarial e de enorme importância para a Neoturf», esclarece Paulo Palha, CEO da Neoturf ao COMPETE 2020.
 

Paulo Palha, CEO da Neoturf 

«Através deste projeto a Neoturf reforçará a sua competitividade e aumentará significativamente a sua presença em mercados internacionais», adianta o responsável.

 

 

2. Âmbito
 
O objetivo do projeto EcoGreenRoof consiste no desenvolvimento de substratos ecológicos, através da seleção e utilização de resíduos industriais de base inorgânica e orgânica, para aplicação em coberturas verdes. A Neoturf, empresa de espaços verdes fundada em 1999 e especialista em infraestruturas verdes (coberturas e paredes verdes) e soluções com base na natureza, visa que as formulações sejam tentativamente produzidas, de modo exclusivo, a partir de resíduos industriais e/ou materiais derivados do tratamento de resíduos.
 
Os substratos produzidos serão testados em condições reais, validando-se os mesmos e o processo de produção inerente, assim como obtendo dados essenciais para a sua comercialização, na componente técnica, económica e também ambiental. 
 
O projeto será executado em co-promoção por duas entidades empresariais com experiência na execução de coberturas verdes (Neoturf) e na implementação de soluções industriais na área da gestão de resíduos (W2V) por duas entidades não empresariais do SI&I com conhecimento e meios para desenvolver estudos de valorização de resíduos (CVR - Centro para a Valorização de Resíduos) e de soluções de cobertura (ITeCons).
 
 
3. Resultados Esperados
 
«Nada disto teria sido possível sem a colaboração do COMPETE2020» comenta Paulo Palha no que respeita ao apoio dos fundos comunitários. «Através do seu cofinanciamento será possível desenvolver um trabalho de investigação, com laboratórios Portugueses (CVR e IteCons), num tema pioneiro em Portugal e claramente inovador a nível mundial», adianta.
«No final conseguiremos fornecer para todo o mundo um sistema de coberturas verdes completo, que não utiliza plásticos e derivados, e que ajudará a resolver problemas ambientais através da incorporação de resíduos industriais nos processos produtivos de alguns elementos das coberturas verdes», conclui. 
 
 
4. Apoio do COMPETE 2020
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto EGR - EcoGreenRoof envolveu um investimento elegível de cerca de 685 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 470 mil euros.

 

5. Links úteis

Neoturf - Construção e Manutenção de Espaços Verdes

Website

Linkedin 

W2V | Website

C.V.R. - Centro para a Valorização de Resíduos | Website 

ITECONS | Website 

23/10/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia