Pillow2Bed

O projeto Pillow2Bed tem como objetivo desenvolver um artigo engenhoso e multifuncional para o lar, assente num conceito inovador. Pretende-se através de um design criativo e inteligente e a combinação de materiais e estruturas têxteis, desenvolver uma almofada decorativa que seja facilmente convertida numa cama confortável e adaptável a diferentes condições de utilização. É objetivo deste projeto obter um artigo inovador e diferenciador, que seja prático, conveniente, fácil de transportar e sustentável.

Em termos tecnológicos privilegiar-se-á uma abordagem por multicamadas, prevendo-se que em formato cama seja constituído por 6 principais camadas, com funcionalidades específicas.

É objetivo deste projeto investigar novos materiais e respetivos processos de funcionalização, para conferir propriedades antialérgicas às estruturas têxteis constituintes do produto. Será ainda objeto de investigação a integração de materiais com função de isolamento térmico.

Ao nível do desenvolvimento do produto, o enfoque do projeto será direcionado para: modelação virtual 3D quer do produto quer das componentes individuais; estudo e definição dos desenhos, debuxo e construção dos tecidos a desenvolver; estudo e desenvolvimento dos materiais e estruturas de suporte para fácil montagem e desmontagem; estudo e desenvolvimento dos materiais e funcionalização das estruturas têxteis para obter as propriedades desejadas nas várias camadas constituintes do produto. Considerando a versatilidade do produto, nomeadamente a adaptação às diferentes temperaturas ambiente e a possibilidade de remover as estruturas com função de lençol, ou seja, as camadas em contacto com o corpo para a sua limpeza, será ainda objeto de estudo os métodos de integração de todas as componentes e a seleção dos acessórios mais adequados.

Considerando as crescentes preocupações ambientais no domínio dos materiais e o facto de as fibras naturais serem um material de excelência em artigos com contacto com a pele como é o caso da roupa de cama, pretende-se explorar estruturas têxteis à base materiais renováveis e materiais reciclados por vias ecológicas. Será explorada também a integração de não tecidos produzidos com materiais e tecnologias recentes. Para obter propriedades funcionais em estruturas têxteis com fibras naturais serão estudados materiais e processos de funcionalização de modo a conferir-lhes as propriedades funcionais desejadas como por exemplo repelência à água e sujidades, propriedades antialérgicas, gestão de humidade e secagem rápida (funcionalidades de elevada importância para o produto em questão).

O mercado alvo do novo produto será abrangente e tem como objetivo principal facilitar a decisão de receber por exemplo amigos ou familiares para dormir em casa ou dormir fora de casa, em situações de necessidade de otimização de recursos, espaço físico e tempo. Este produto pode ainda servir mercados relacionados a indústria do turismo, nomeadamente os conceitos B&B (bed and breakfast) e couchsurfing, tendo por isso uma enorme abrangência, com o crescimento exponencial que estes sectores estão a ter um pouco por todo o mundo. Outra potencial área de aplicação com grande relevância poderá ser a utilização deste tipo de solução para crianças e bebés permitindo por exemplo a sua utilização em infantários de forma personalizada e atrativa.

Com este projeto o promotor, a Têxteis Penedo S.A., pretende consolidar a sua aposta em produtos de elevado valor acrescentado, dando continuidade ao esforço de valorização dos seus produtos. Os resultados do projeto criarão oportunidades de negócio para a Têxteis Penedo, que permitirão a consolidação e alargamento do mercado de exportação.

 

De acordo com Agostinho Afonso, Administrador da Têxteis Penedo, " apoio do COMPETE 2020 além de ajudar a suportar parte do esforço da empresa no desenvolvimento de novas soluções, permitirá também aumentar as suas competências em termos de I&D e aprofundar parcerias especializadas em áreas técnicas e científicas, como é o caso da parceria com o CITEVE e o CENTI. 

As soluções a desenvolver permitirão ainda aumentar as capacidades de resposta da empresa a novas solicitações, explorar novos nichos de mercado e diversificar a sua presença no mercado de artigos para o lar."

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, envolvendo um investimento elegível FEDER de 458 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 242 mil euros.

 

Links:

http://www.tpenedo.pt/

https://www.citeve.pt/

http://www.centi.pt/

25/07/2017 , Por Miguel Freitas