SENSE BED: inovador revestimento de colchões para acamados

No âmbito do projeto SENSE BED, Carina Cunha, investigadora na Universidade do Minho sintetiza o percurso e os resultados obtidos da investigação, em parceria com a empresa Vital Marques.

 

 

1. Síntese

“O resultado de dois anos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico da Fibrenamics, Plataforma Internacional da Universidade do Minho, em parceria com a empresa Vital Marques Rodrigues está agora pronto a melhorar a saúde e conforto de quem sofre de mobilidade reduzida, doenças crónicas ou terminais. No total o SENSE BED apresenta uma gama de quatro produtos, estando dois deles em fase de patenteamento, para a área da saúde e bem-estar. Trata-se de uma superfície biomimética de prevenção de escaras que melhora a distribuição do peso da pessoa no colchão, um sistema flexível de aquecimento para o controlo térmico do paciente na cama, e ainda um sistema de monitorização de intensidade de pressão para auxiliar os cuidadores de acamados a prevenir o aparecimento de escaras. Estes três produtos funcionam de forma isolada ou dando origem a um quarto produto com todas estas funcionalidades quando integrados.  O projeto, que contou com o apoio do COMPETE2020 para a sua realização, é fruto de uma intensa pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico que resultaram numa gama de produtos diferenciadores quando comparados com os existentes no mercado e que foi comprovado na fase de testes pelos participantes: “Em termos de funcionalidade o revestimento biomimético apresenta claras melhorias em relação ao convencional principalmente nas zonas da cabeça, ancas e joelhos. Em todas as posições em que me deitei o envolvimento e o conforto percecionado foram superiores para o revestimento biomimético do que para o revestimento convencional. Numa avaliação geral considero este produto muito interessante para a prevenção das úlceras de pressão”, esclarece um dos participantes nos ensaios.  A gama de produtos SENSE BED foi desenvolvida a partir de materiais e estruturas fibrosos que atuam como sensores, proporcionando conforto e auxílio na identificação de riscos para a saúde dos seus utilizadores, como é o caso das úlceras de pressão. Além de inteligentes, estes novos têxteis são também facilmente incorporados em colchões ou como capas para os mesmos. Os produtos entraram agora em fase de avaliação de mercado mas os potenciais interessados tiveram já a oportunidade de os experimentar no Open Day que a empresa Vital Marques Rodrigues organizou a 18 de dezembro. A dispersão de calor em toda a superfície, sendo impercetível ao toque a fonte de calor, e a possibilidade de observar a matriz de sensorização das pessoas que experimentaram o colchão através de um simples mapa de pressões em computador foram os aspetos que rapidamente convenceram os presentes da inovação do SENSE BED”. 

 

2. Apoio do COMPETE 2020

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, o projeto SENSE BED envolveu um investimento elegível de cerca de 387 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 213 mil euros.

 

3. Links úteis
 
Sociedade Têxtil Vital Marques Rodrigues, Filhos, SA
 

11/03/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia