Cork2Sense: como eliminar o “sabor a rolha” e o amarelecimento de bebidas alcoólicas?

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Cork2Sense tem como objetivo o desenvolvimento de soluções eficientes, inovadoras e de baixo-custo para aplicação em rolhas de cortiça com vista a dar resposta a dois problemas inerentes à utilização destes produtos no engarrafamento de bebidas alcoólicas, designadamente: "sabor a rolha" e amarelecimento.
 
 
1. Síntese
 
O projeto Cork2Sense visa criar soluções eficientes, inovadoras e de baixo-custo para a redução da quantidade quer de TCA quer de compostos polifenólicos presentes nas rolhas de cortiça da JPSCorkGroup, no sentido de minimizar, ou se possível, eliminar o efeito destes compostos nas propriedades organoléticas das bebidas, respetivamente "sabor a rolha" e amarelecimento. 
 
A implementação destas soluções, eficientes e inovadoras, com consequente obtenção de produtos com elevado desempenho e qualidade pretende ser uma alavanca tecnológica à política da empresa, não só pelo alargamento de mercado, mas também pela entrada em novos segmentos de mercado, altamente diferenciadores e, ainda, pelo reforço do seu posicionamento no setor das rolhas de cortiça.
 
O projeto Cork2Sense pretende ir além do atual estado de arte, e gerar produtos inovadores, eficientes, e de elevada qualidade, com vista a dar resposta às necessidades do mercado. Os avanços tecnológicos preconizados neste projeto permitirão colmatar problemáticas com a qual a JPSCorkGroup e a indústria corticeira, se tem debatido há vários anos. Em particular, a problemática da presença de TCA nas rolhas de cortiça e da presença de compostos polifenólicos que causam amarelecimento são fatores limitantes na escolha das rolhas de cortiça como vedantes para bebidas alcoólicas em geral. Com o presente projeto, a aplicação de rolhas de cortiça eficientes e de alto valor acrescentado será incrementada, contribuindo para a valorização destes produtos e para a consolidação da empresa JPSCorkGroup no setor.
 
 
2. Sobre o projeto
 
2.1 Enquadramento 
 
O problema relacionado com aromas e gostos indesejáveis em bebidas é complexo, e tem conduzido a inúmeros projetos de investigação e desenvolvimento por parte da indústria corticeira. O "sabor a rolha" (associado principalmente à presença do composto TCA), assim como o amarelecimento de bebidas de alto teor alcoólico, representam dois dos pontos mais problemáticos da indústria rolheira mundial. 
 
Embora a cortiça apresente diversas qualidades, a indústria corticeira tem-se debatido com a crescente concorrência de outros materiais, como plástico e alumínio, utilizados no fabrico de vedantes em substituição da cortiça, devido principalmente à contaminação das bebidas pelo composto TCA, tipicamente associado a este material. Este contexto lançou, nos últimos anos, um desafio para a indústria corticeira, a qual tem respondido a um bom nível perante a crescente concorrência, tendo já sido investidos, de forma positiva, centenas de milhões de euros na erradicação do TCA, na criação de novos tipos de rolha de cortiça, assim como na certificação maciça dos procedimentos tecnológicos das inúmeras empresas. 
 
O TCA é um metabolito fúngico inócuo que pode ser encontrado na madeira, vinho, cartão, água, solo, vegetais, fruta, assim como na cortiça, sendo geralmente considerado o principal agente responsável pelo gosto a mofo, a bolor e a bafio ("sabor a rolha") em cerca de 80% dos vinhos contaminados. Este composto não é nocivo, não provocando problemas de saúde, contudo, devido ao seu aroma e forte capacidade de contaminação, é uma preocupação para a indústria vinícola assim como para a indústria corticeira, a qual tem tomado sérias medidas no que diz respeito não só à redução deste contaminante mas principalmente à sua eliminação. 
 
No que concerne ao mercado das bebidas de alto teor alcoólico (como a vodka, gin, entre outros), onde atualmente utilizam-se vedantes plásticos ou de alumínio, a entrada de rolhas de cortiça tem sido bastante limitada, devido à migração de compostos polifenólicos, que se encontram na composição da cortiça, da rolha para a bebida, conferindo-lhe uma tonalidade amarelada. Esta migração é tanto maior, quanto maior o teor alcoólico da bebida, e por mais pequena que seja, nestas bebidas, origina uma mudança de cor facilmente detetável pelo olho humano. Contudo, se a presença destes compostos tem uma importância relevante nos vinhos, a sua presença não é desejada no caso das bebidas de alto teor alcoólico, o que se traduz no principal entrave na conquista deste mercado pela rolha de cortiça. 
 
O mercado das bebidas de alto teor alcoólico apresenta-se como um mercado com elevado potencial de exploração pela indústria corticeira, mas para tal é necessário encontrar soluções eficientes e inovadoras que não alterem o aspeto visual da bebida e se destaquem dos outros materiais atualmente utilizados.
 
2.2 Objetivos
 
Desta forma, para atingir com sucesso os objetivos propostos deste projeto, foram definidos como objetivos tecnológicos e metas os seguintes pontos: 
 
1. Desenvolvimento de soluções eficientes e inovadoras baseadas na incorporação de agentes de inclusão (tais como ciclodextrinas) nas rolhas de cortiça da JPS, para redução da quantidade de TCA presente e consequentemente, inibição do seu efeito nas bebidas; 
 
2. Desenvolvimento de soluções eficientes e inovadoras baseadas na incorporação de agentes de inclusão (tais como ciclodextrinas) nas rolhas de cortiça da JPS, para redução ou mesmo possível eliminação da quantidade de compostos polifenólicos, responsáveis pelo amarelecimento de bebidas de alto teor alcoólico, com consequente eliminação do seu efeito. Na definição destas duas linhas de I&D foi tida em consideração a incorporação de agentes de inclusão durante o processo de produção das rolhas de cortiça da JPS, visando a melhoria da qualidade e desempenho final destes produtos sem influenciar as suas principais caraterísticas. 
 
2.3 Resultados Esperados
 
Deste modo, tendo em consideração que o consumidor procura produtos de elevada qualidade e desempenho, com garantia total da neutralidade sensorial (ausência de off-flavours/TCA e alteração de cor), a JPSCorkGroup pretende, com o projeto Cork2Sense obter soluções eficientes, inovadoras e de baixo-custo para as suas rolhas de cortiça, adquirindo maior capacidade de garantia da total adequabilidade dos seus produtos, e permitindo a utilização de rolhas em bebidas de alto teor alcoólico, o que atualmente não é possível devido à transferência de cor da cortiça para a bebida (amarelecimento). 
 
Com esta conquista, a empresa tenciona não só consolidar e incrementar a sua posição face à sua atual concorrência no sector, mas também abrir as portas a um mercado preenchido atualmente, na totalidade, pela rolha sintética e/ou rolha de alumínio. Especificamente, a empresa pretende dar resposta às exigências do consumidor final e satisfazer os mercados cada vez mais exigentes em relação aos cloroanisóis (TCA), combatendo o aparecimento de rolhas da concorrência com valores muito reduzidos destes compostos, assim como entrar no segmento de mercado das bebidas de alto teor alcoólico, onde a utilização de rolhas de cortiça é praticamente nula devido ao amarelecimento, provado por compostos polifenólicos presentes na cortiça. 
 
Deste modo, o projeto Cork2Sense permitirá à JPSCorkGroup não só reforçar o seu core-business na área das rolhas de cortiça, como também entrar em novos segmentos de mercado, como o mercado das bebidas de alto teor alcoólico, potenciando deste modo as suas exportações, como veículo necessário à manutenção das taxas de crescimento e ambição registadas.
 

 

Para o Diretor de Marketing e Comunicação do grupo JPSCORKGROUP, Albertino Oliveira “o projeto Cork2Sense foi extremamente importante para a empresa JPS, no sentido em que permitiu desenvolver a nossa estratégia de entrada em novos segmentos de mercado de valor acrescentado, bem como melhorar a nossa posição no mercado das rolhas de cortiça/vedantes naturais”. 
 
Acresce que “a investigação desenvolvida e a cooperação com a entidade de I&D envolvida gerou um elevado know-how e aportou novas competências à nossa equipa. Neste momento, conseguimos reunir as ferramentas para apresentar ao mercado produtos inovadores, para não só melhor responder às necessidades do mercado das rolhas de cortiça e dos vinhos, como também para entrar no nicho de mercado das bebidas de alto teor alcoólico, pela introdução de vedantes de cortiça, em substituição dos vedantes de plástico/alumínio”. 
 
Albertino Oliveira salenta que “o incentivo concedido foi decisivo para avançarmos com o projeto, uma vez que os recursos envolvidos e os custos inerentes a projetos desta natureza são elevados, sendo que todos os projetos de I&D têm associados a si um elevado nível de incerteza quanto à obtenção dos resultados pretendidos.”

 

 
2.4 Entidades envolvidas
 
o CENTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, é um Instituto de Novas Tecnologias de orientação multissetorial que desenvolve atividades de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Engenharia nos domínios dos materiais e sistemas inteligentes e funcionais. Resulta de uma intensa parceria de 3 Universidades, 2 Centros Tecnológicos e um Instituto de Novas Tecnologias, todos reconhecidos pela sua relevância nacional e internacional: a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro, 
o CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, 
o CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o 
o CEIIA - Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto “Cork2Sense: Desenvolvimento de rolhas de cortiça com baixo teor de TCA e amarelecimento | I&DT Empresarial” contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 282 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 202 mil euros.
 
 
4. Links úteis
 

 

15/06/2018 , Por Cátia Silva Pinto
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