Notícias
Sugar D-Wash: A inovação nos detergentes de loiça manuais

Pelas mãos da Mistolin, com a participação da Universidade de Coimbra e o apoio do COMPETE 2020, foi desenvolvido um projeto que visou criar uma família de detergentes de loiça manuais que solucione problemas ambientais, nomeadamente através da introdução de biotensioativos à base de açúcar, facilmente biodegradáveis.
 
 

Projeto Sugar D-Wash: Desenvolvimento de um novo detergente de loiça, com eficiência de lavagem e redução do impacto ambiental

1. Síntese 

Este projeto Sugar D-Wash foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 e liderado pela Mistolin SA, teve como objetivo o desenvolvimento de uma nova família inovadora de detergentes de loiça manuais, com formulações estáveis, com incorporação de biotensioativos (baseados em açucares) e prontas-para-mercado.  O produto será para uso num formato ultra-concentrado e ecológico, que possua um poder elevado de detergência e de emulsificação de gorduras. Esta tecnologia permite a criação de produtos com elevada eficiência na limpeza de loiças variadas, nomeadamente as cerâmicas, metálicas e plásticas. 

 

Em declarações ao COMPETE 2020, Marco Sebastião, da Direção Técnica Mistolin SA destaca que “o incentivo financeiro atribuído pelo COMPETE 2020 constituiu um apoio imprescindível à Investigação e Desenvolvimento de detergentes inovadores diferenciadores pela Mistolin SA.” Acrescenta que “o resultado deste projeto permitiu o desenvolvimento de um produto com elevada eficiência de lavagem para competir com as marcas-líder de mercado, potenciando o aumento das exportações da empresa, sendo esta uma das ambições do Grupo na sua estratégia de crescimento sustentado”.

Como tal, “para além da divulgação do conceito na comunidade científica, houve recentemente a apresentação do mesmo na maior feira de Private Label da Europa (PLMA) na qual despertou grande interesse de potenciais clientes”.

 

2. Sobre o projeto

O projeto Sugar D-Wash foi realizado pela equipa de Investigação e Desenvolvimento da Mistolin SA com a participação de investigadores do Departamento de Química da Universidade de Coimbra. Foi desenvolvido um produto capaz de proporcionar uma elevada quantidade de espuma e capacidade de desengorduramento, mesmo em sistemas de microdosagem. 

Este produto gera uma espuma com elasticidade e estabilidade apropriadas para garantir a consistência e cremosidade do agrado do consumidor, mesmo na presença de água dura. A mistura tem características diferenciadoras pois obtém tensões superficiais muito baixas comparativamente com os produtos presentes no mercado.

Foi intenção da Mistolin SA valorizar e colocar no mercado produtos com novos biotensioativos (incluindo os baseados em açúcar) cujos escassos estudos laboratoriais e em scale up ainda não permitiam a sua utilização em ambiente industrial. Também foram testadas e incorporadas na formulação moléculas para proteção e com elevada compatibilidade dermatológica.

O projeto visou o desenvolvimento de um produto inovador que permite solucionar vários problemas ecológicos relacionados com os produtos de limpeza, em particular com produtos detergentes de loiça. 

Esta extrema eficiência foi acompanhada de uma redução considerável do impacto ambiental que este tipo de produtos exerce, alcançada com a introdução de novos biotensioativos à base de açúcar, facilmente biodegradáveis. Para além disso, a ultra-eficiência e ultra-concentração da formulação permitirá a utilização de quantidades muito inferiores de produto comparado com a aplicação habitual, permitindo a diminuição da utilização das embalagens de plástico com ganhos ambientais, logísticos e consequentemente económicos.

3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto Sugar D-Wash é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com um investimento elegível de 374 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 252 mil euros.
 
4. Links úteis
 
MISTOLIN, S.A. 

23/07/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia