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SMARTTRANSIT: Sistema de ajuda à exploração - Sistema Inteligente de Gestão Avançada de Mobilidade

Enquadramento

A melhoria da regularidade e da pontualidade do serviço de transporte de passageiros que é disponibilizado pelos operadores de transporte é um fator determinante para a avaliação da mobilidade numa rede de transporte. A confiabilidade disponibilizada pelo serviço de transporte e a minimização dos impactos das perturbações é também determinante e cada vez mais um fator diferenciador.

Estender a informação em tempo real ao passageiro utilizando dispositivos eletrónicos do próprio passageiro potenciam a utilização do sistema de transporte público e minimizam custos de implementação/manutenção. Por outro lado a redução da “pegada” humana no planeta é também um fator de preocupação pelo que a adoção de tecnologias que auxiliem a prática de uma condução ecológica e mais segura é também uma tendência.

Em resultado da vigilância tecnológica realizada pelo promotor, da necessidade de acompanhamento da evolução tecnológica mais recente e da implementação das BAT (Best Available Technologies) bem como das normas e procedimentos mais recentes a EFACEC identificou uma oportunidade de desenvolvimento de um Sistema de Ajuda à Exploração (SAE) com funcionalidades avançadas de regulação que permitem constituir um verdadeiro sistema de Gestão Avançada de Mobilidade, dotado de funcionalidades e de características técnicas que potenciem à EFACEC competir em mercados exigentes e tecnologicamente avançados, como os do Norte da Europa.

O Projeto

Com o projeto SMARTTRANSIT pretende-se desenvolver uma nova solução orientada aos Sistemas de Ajuda à Exploração (SAE) e de informação ao passageiro/público, tendo como objetivo principal o controlo avançado da regularidade e da pontualidade do serviço de transporte que é disponibilizado, a informação em tempo real e o controlo e gestão das operações e dos recursos envolvidos.

O projeto preconiza soluções aportando valor, no portfólio EFACEC para o segmento dos Transportes, nos seguintes vetores:

- Apoio à Operação através de Regulação Avançada

- Gestão de comunicações Avançada

- Apoio à decisão e à condução Ecológica

- Informação ao Público em Tempo Real com elevada Performance

 

Este novo SAE estará assente na implementação de vários serviços/módulos e no desenvolvimento de um sistema de comunicação mais eficiente, com maior capacidade de transmissão e processamento de dados. Assim é objetivo do projeto desenvolver um novo produto, integrável numa plataforma de Centro de Comando de um sistema de mobilidade que permita a incorporação de:

- Módulo de Manobras Avançadas de Regulação (MAR) - caracteriza-se, tal como o nome sugere, pelo desenvolvimento de funcionalidades associadas a manobras de regulação de ajuda à exploração de uma rede de transporte.

- Sistema de Apoio à Regulação (SAR) - tendo como base a localização dos veículos em tempo real, o estado de cumprimento do horário e os respetivos horários planeados de cada veículo, este serviço pretende fazer uma análise em tempo real ao sistema de transporte e sugerir ao regulador do serviço, que está no centro de comando operacional, quais as manobras de regulação a aplicar em cada serviço para que, de um modo mais rápido, sejam recuperados os horários planeados e assim seja feita a recuperação do cenário de exploração perturbado. Adicionalmente, após a recuperação da perturbação, a ação de retorno ao modo de operação normal, também será suportado pelo novo serviço a desenvolver.

- Módulo de Apoio à Condução (“Eco-Driving”) - tendo como base o perfil da via, as velocidades recomendadas para cada segmento, o percurso a seguir e a localização dos veículos, este módulo indicará, em tempo real, ao condutor qual o perfil de velocidade recomendado e o modo de minimizar o consumo energético.

- Módulo gráfico espaço vs tempo para a Deteção e resolução de Conflitos no seguimento e despacho de serviços de Transporte público - através deste módulo será possível consultar em tempo real a base de dados, disponibilizando ao operador a visualização do decurso dos serviços em gráficos espaço x tempo. A utilização e consulta deste módulo será uma ferramenta excelente para visualizar os serviços planeados, os serviços modificados, os serviços em curso já realizados e respetiva previsão, com alertas e informação detalhada sobre os eventuais conflitos detetados.

- Módulo de Análise de Performance e de Desempenho do sistema (MAPD) - com o desenvolvimento deste módulo, a EFACEC pretende ultrapassar várias limitações, atualmente existentes, nos seus sistemas e que se prendem com fatores como disponibilidade, apoio à decisão, grau de cumprimento de pontualidade e do nível de serviço, qualidade de informação, instalação do sistema, configuração do sistema, testes de qualidade do sistema antes e depois da sua instalação, manutenção e upgrades do sistema.

- Sistema de Gestão de comunicações, com enfase num Controlador avançado de comunicações de voz e dados para sistemas SAE usando redes de rádio comunicação avançadas do tipo LTE - num sistema de apoio à exploração a comunicação entre o Centro de Comando e os veículos, tendo em vista a comunicação de dados e de voz assume particular relevância e, nos sistemas tradicionais, na ausência de comunicações, os operadores normalmente cancelam a circulação. A fiabilidade e alta disponibilidade da rede de comunicações é também de extrema importância pois são o garante de segurança, pontualidade, precisão na localização dos veículos e um nível de serviço eficaz.

- Módulo de suporte de Multi-Idioma em Simultâneo (MMIS) - tendo em vista a penetração de um sistema de apoio à exploração nos potenciais mercados internacionais, é necessário disponibilizar e gerir eficientemente a questão associada ao idioma com que o sistema apresenta a informação aos operadores. Ao invés dos sistemas tradicionais, que disponibilizam versões diferentes em função do país e do idioma, com este desenvolvimento pretende-se criar uma baseline única para os diversos idiomas tais como árabe, norueguês, francês, inglês, gaélico, espanhol ou português.

- Módulo para Gestão de Autoridade do sistema - um sistema de Metro, tipicamente tem várias linhas, tem vários veículos que poderão circular por uma ou mais linhas tem vários operadores/reguladores, localizados no Centro de Comando, distribuídos pelos vários Postos de Operação/Postos de Trabalho. Cada cliente/projeto tem perspetivas específicas sobre a operação do metro pelo que é necessário desenvolver um módulo inteligente que permita aos operadores a criação e configuração de regras associadas aos Postos, tendo em conta os diferentes modos de funcionamento de repartição de autoridade.

Testemunho de Vitorino Rocha, Director Coordenador da UN Transportes da EFACEC Engenharia e Sistemas SA

 

 

"O COMPETE 2020 tem permitido reforçar as capacidades estratégicas da Unidade de Transportes da EFACEC Engenharia e Sistemas SA, cujos alicerces assentam no desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas para os segmentos de mercado de sinalização, telecomunicações e telemática, assegurando as condições para competir em mercados internacionais, aportando valor e criando referências a  nível Nacional e Internacional.

Os apoios concedidos pelo  COMPETE 2020 ao projeto SmartTransit foram fundamentais para o desenvolvimento do novo Sistema de Apoio à Exploração (SAE), moderno, inovador e inteligente, bem como complementar o portfólio de soluções EFACEC para a Gestão Avançada de Mobilidade.

Atendendo aos Mercados internacionais onde a EFACEC actua, as novas soluções desenvolvidas com o apoio do COMPETE 2020 reforçam a nossa capacidade de penetração nesses mesmos mercados, aumentam a nossa competitividade e constituem uma alavanca tecnológica que melhoram a imagem da EFACEC, e consequentemente da imagem da Inovação desenvolvida pela Indústria Nacional."

 

 

O Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,3 milhões de euros.

07/06/2018 , Por Miguel Freitas
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