Notícias
FREZITE reforça investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação

O apoio do COMPETE 2020 foi crucial “para o desenvolvimento de 4 novos produtos, altamente diferenciadores, e de elevado valor acrescentado para o mercado, promovendo a competitividade e crescimento à escala global”, explica Fernando Figueiredo, Diretor Geral da Unidade Estratégica de Negócio Madeira.
 
 
1. Síntese do Projeto
 
O projeto desenvolvido com o apoio do COMPETE 2020 teve como objetivo capacitar a Frezite – Ferramentas de Corte S.A. com novas linhas de produção, dotando-a de novos processos de tecnologia de ponta, através da aquisição de novos e sofisticados equipamentos e lançamento de 4 novos produtos, totalmente inovadores para o mercado à escala global, designadamente fresas em CVD; novas serras de corte; ultrassons e wear parts.
 
A aquisição das máquinas e equipamentos, exigiram à empresa uma reestruturação da sua organização no sentido de otimizar e promover uma capacidade de resposta mais eficiente, razão pela qual a Frezite construiu um novo edifício. Com a criação deste novo edifício, toda a produção de serras passou a estar centralizada.
 
Complementarmente, a empresa investiu ao nível organizacional no sentido de otimizar todo o seu fluxo processual, com a inovação em procedimentos organizacionais e gestionários, adotando as mais avançadas e sofisticadas tecnologias.
 
Os principais resultados obtidos podem resumir-se em dois pontos fundamentais:
  1. Aumento da capacidade produtiva: Através do desenvolvimento de 4 novos produtos, totalmente inovadores para o mercado à escala global, a Frezite obteve um aumento do volume de negócios, produtividade e criação de postos de trabalho. 
  2. Criação de um novo estabelecimento: Decorrente do aumento da capacidade produtiva instalada, da aquisição de novos equipamentos e a necessidade de centralizar o processo produtivo das serras circulares.
Estes resultados permitirão à Frezite diferenciar-se, aumentar a sua quota de mercado, reforçando assim a sua presença nos mercados atuais e conquista de novos.
 

 

Para Fernando Figueiredo, Diretor Geral da Unidade estratégica de Negócio Madeira, “o COMPETE 2020 contribuiu fortemente para o crescimento sustentado da Frezite, reforçando as capacidades estratégicas da empresa. Um apoio do permitiu concretizar um grande investimento, aumentando a sua capacidade de produção, inovação e eficiência, tendo sido fundamentais para o desenvolvimento de 4 novos produtos, altamente diferenciadores, e de elevado valor acrescentado para o mercado, promovendo a competitividade e crescimento à escala global”.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de cerca de 8,7 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 3,9 milhões de euros.
 
 
3. Breve Histórico da Empresa 
 
A Frezite - Ferramentas de Corte S.A. foi fundada em 1978 com o objetivo de produzir e comercializar soluções em engenharia para ferramentas de corte por arranque de apara de avançada tecnologia e precisão, aplicadas aos materiais.
 
A sua vasta gama de produtos e serviços é capaz de satisfazer os requisitos mais exigentes e complexos das indústrias da transformação da madeira e da indústria da metalomecânica.
 
A sede da empresa está localizada na Trofa, região do Grande Porto, tendo outras empresas sucursais no Brasil, República Checa, México, Alemanha, Polónia, Espanha, Inglaterra e Finlândia.
 
 
4. Links Úteis
 
Frezite - Ferramentas de Corte S.A.
 

06/08/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa
FEEI