FlexiCover: estrutura electro têxtil inovadora

Desenvolver e validar, tecnologicamente e à escala industrial, uma estrutura electro têxtil inovadora, que funcionará como um normal resguardo de colchão, agregada num produto integrado que fará o registo de uma série de informação relevante.

 

 

Enquadramento

A inovação constitui o suporte fundamental de um crescimento sustentável, na medida em que permite agregar valor aos produtos, diferenciando-os da concorrência.

O sector dos têxteis inteligentes é um campo com grande potencial de crescimento no mercado têxtil e de vestuário. Estes são geralmente produtos têxteis com valor acrescentado, ou seja, possuem as propriedades comuns dos têxteis, mas permitem assegurar funcionalidades adicionais, existindo atualmente no mercado soluções atraentes para uma gama ampla de campos de aplicação, tais como, saúde, roupas de proteção e desporto, têxteis técnicos para a indústria automóvel, etc.

Questões relacionadas com custo/benefício é hoje e em todas as áreas uma ponderação importante. No setor da saúde não é exceção e quando se fala em assistência hospitalar e social essa ponderação ganha outra dimensão porque as tarefas e os envolvidos nas mesmas são muitos.

 

Projeto

O projeto FlexiCover: estrutura electro têxtil inovadora visa demonstrar, estudar e desenvolver a validação do potencial, em contexto real, de uma nova estrutura electro têxtil multifuncional, inserida na área dos têxteis inteligentes, incorporada num produto integrado – colchão, com diversos sectores de aplicação: unidades de saúde e de assistência social, em particular, para públicos seniores, assim como, no sector domiciliário, para o público em geral.

Com o projeto FlexiCover, o objetivo é promover uma maior eficiência na afetação de recursos, na monitorização e no acompanhamento dos doentes, em particular, de públicos seniores, num contexto em que a exploração do potencial de tecnologias no campo da Internet of Things, pode substituir e complementar, de forma eficiente, a afetação de recursos humanos e materiais nesse processo de assistência e monitorização.

Partindo dos resultados e know-how recolhidos de atividades de I&D anteriormente alcançadas com sucesso, o objetivo deste projeto é desenvolver e validar, tecnologicamente e à escala industrial, uma estrutura electro têxtil inovadora, que funcionará como um normal resguardo de colchão, agregada num produto integrado – FlexiCover: estrutura electro têxtil inovadora.

Esta solução incorporará um conjunto de elementos sensores embebidos, que irão permitir a recolha, processamento e transmissão dos movimentos e posicionamento do utilizador na cama.

Num espectro mais alargado de aplicação da tecnologia, o sector doméstico será também alvo de aplicação da solução, com o objetivo de reforçar os meios de autodiagnóstico dos padrões do sono do público em geral e atuar como meio preventivo na monitorização do seu estado de saúde.

Neste contexto, o projeto irá ser desenvolvido por um conjunto de atividades de reinterpretação e de desenvolvimento de atividade de investigação fundamental e, posteriormente, alicerçado numa forte componente experimental, com proteção de propriedade intelectual, onde se incluem a realização de atividades de prototipagem, produção de pré séries e simulação em contexto real em três sectores potencialmente utilizadores: unidades hospitalares, instituições de assistência social e unidades domiciliárias.

 

Apoio

O projeto promovido em consórcio foi apoiado pelo COMPETE 2020 âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Projeto Demonstradores em Co-promoção, com um Investimento elegível de 295 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 191 mil euros.

 

Consórcio

O consórcio foi constituído com base nas competências necessárias ao alcance dos objetivos do projeto e numa perspetiva de complementaridade.

O projeto é liderado pela FLEXITEX em co promoção com o INOV-INESC.

07/02/2017 , Por Célia Pinto