Notícias
KnowLogis: Glintt agiliza gestão da logística hospitalar com plataforma inteligente

Desenvolvida em parceria com o INESC TEC, esta nova solução monitoriza e acompanha a gestão hospitalar, com foco na vertente logística, sendo um projeto estratégico para a empresa portuguesa de tecnologia de informação para a saúde.

 

Síntese

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto KnowLogis visa o desenvolvimento de um sistema de reporte inteligente que monitorize e acompanhe, de forma ativa e dinâmica, as atividades mais críticas da logística hospitalar, identificando problemas ou ineficiências e estimando, quantificando e sugerindo medidas de correção/melhoria. Para tal, recorre a métodos avançados de engenharia de sistemas e investigação operacional, como simulação, otimização e previsão. 

Com este propósito foi constituído um consórcio composto pela Glintt - empresa líder de mercado de tecnologias de informação para a área da saúde em Portugal - e pelo INESC TEC, que tem um extenso currículo e experiência comprovada em I&DT nas áreas de intervenção do projeto. 

Para a Glintt, «o projeto KnowLogis é estratégico para a empresa dado responder ao desafio de uma gestão mais eficiente, desafio esse que é transversal ao setor da Saúde e, em particular, numa área core como é a Logística Hospitalar. Dado esse cariz estratégico, o apoio do Programa COMPETE 2020 está a revelar-se fundamental, desde logo porque o apoio financeiro foi decisivo na decisão de avançar com a execução deste projeto nos timings em que ele está a ocorrer. Não menos relevante é o facto de a execução do projeto via COMPETE 2020 nos ter permitido formar um consórcio que conta com uma entidade científica de reconhecido know-how técnico, em particular na área de analytics e da logística, como é o INESCTEC. Este cruzamento de conhecimento e experiência das equipas já foi, e será decisivo, no decorrer do projeto».

Estima-se que o projeto permita uma assinalável redução de custos e ganhos de eficiência para as instituições de saúde e para o sistema de saúde como um todo, potenciando melhorias ao nível da despesa e afiançando, de modo indireto, ganhos de saúde para os pacientes.

 

Sobre o projeto

Numa parceria com o INESC TEC, a Glintt concebeu o KnowLogis, solução que visa facilitar a tomada de decisão na logística hospitalar através de um dashboard inteligente, que auxilia na gestão, previsão de necessidades, monitorização e coordenação dos encargos com medicamentos, dispositivos médicos e materiais.

Esta foi uma necessidade identificada pela Glintt, que, em conjunto com o Centro de Engenharia e Gestão Industrial do INESCTEC - instituto de referência em projetos na área da logística - e a colaboração de end users representativos do setor público, público-privado e privado, apresentou a candidatura ao COMPETE 2020. 

O report inteligente do inventário e a gestão dinâmica dos armazéns são algumas das mais-valias do KnowLogis. O sistema analisa automaticamente a evolução dos stocks de material clínico e de medicamentos, incorporando dados históricos e agendamento de intervenções (como cirurgias), sugerindo políticas de aprovisionamento (stock de ciclo e de segurança, espaço dedicado, ciclo de reposição, entre outros).  

Além de produzir este tipo de informações, o KnowLogis oferece ainda vantagens no campo financeiro, através da monitorização e ajuste do orçamento, bem como da coordenação de compras. Se atualmente não existe qualquer coordenação automática entre ajustes orçamentais e decisões operacionais, com esta solução será possível monitorizar e corrigir desvios no orçamento e simular o impacto financeiro de alterações operacionais. 

“Arrancado o projeto e formalizado o protocolo de colaboração com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia (CHVNG), iniciou-se o levantamento de todos os processos de logística hospitalar dos end-users, em particular do circuito do aprovisionamento, farmácia e compras, tanto de medicamentos como de material clínico”, explica o INESC TEC. E acrescenta “o mapeamento destes processos e a análise exaustiva dos registos históricos de compras e consumos permitiu iniciar o desenvolvimento de políticas de gestão de inventário, que serão vertidas no sistema de inteligência do KnowLogis. Em paralelo, foi delineada a arquitetura da aplicação, assim como os protocolos que assegurem a interoperabilidade entre o KnowLogis e o software de gestão hospitalar disponível no mercado”.

 

Apoio 

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de co-promoção, o projeto KnowLogis envolveu um investimento elegível de 532 mil euros e um incentivo FEDER de 332 mil euros.

 

Links

Glintt 

Website

Facebook

Linkedin

Twitter

INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência

Website

Facebook

Twitter

Website da ANI – Agência Nacional de Inovação

02/11/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa