HOME ZERO

Encontrar novas formas de construir, com elevada sustentabilidade ambiental, baseadas na aplicação dos conceitos da arquitetura bioclimática, introduzindo novos sistemas de produção, acumulação e gestão de energia.

 

Projeto

As crescentes preocupações existentes com a temática ambiental impulsionada pelos constantes desafios enfrentados pela sociedade moderna levaram ao desenvolvimento do Projeto HOME ZERO.

O projeto incide em 2 domínios:

- Energia - uma vez que a construção modular e da Habitação protótipo visam alcançar a eficiência energética, recorrendo a Sistemas de Armazenamento de Energia. Esta eficiência energética visa, em última instância, atingir o patamar de NZEB que se refere a edifícios com um consumo de energia líquido nulo.

Para este enquadramento contribuem as atividades desenvolvidas pela Magnum Cap enquanto co-promotor e em parceria com a Dreamdomus, na área dos sistemas de gestão de energia, nomeadamente através do Home Management System, responsável pela eficiência energética nas habitações inteligentes.

- Habitat - devido ao tópico da domótica, uma vez que visa o desenvolvimento de construção modular precisamente para a integração com os sistemas de domótica, ambicionando sempre atingir a categoria de NZEB (Net-Zero Energy Buildings).

O Projeto HOME ZERO tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias e sistemas inovadores na área da construção que impulsionem a sustentabilidade e a independência das redes de abastecimento de energia elétrica externa através:

> da utilização da gestão centralizada inteligente,

> da utilização de sistemas de produção de energia renovável local

> e através de sistemas de armazenamento de energia, associados a soluções construtivas e arquitetónicas que otimizem a eficiência energética, traduzindo-se num balanço energético muito próximo do zero (NZEB).

A natureza multidisciplinar da integração de tecnologias construtivas avançadas a par da vertente de sustentabilidade energética no desenvolvimento do sector da construção confere ao Projeto um potencial de evolução de conhecimento científico e de transformação do setor da construção.

Deste modo pretende-se promover a otimização de gastos energéticos dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida e a rentabilização das tecnologias e meios disponíveis na sociedade moderna para mitigar os problemas ambientais e fomentar o progresso no sentido do conforto dos utilizadores aliado ao aproveitamento máximo dos recursos naturais renováveis disponíveis. Para este fim o Projeto prevê a construção de um protótipo de teste e demonstrador dos resultados obtidos que permitam uma melhor perceção e divulgação da evolução criada.

 

Apoio

O projeto H0ME ZERO foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 819 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 584 mil euros.

 

Consórcio

O projeto é promovido pela Dreamdomus em co-promoção com a Magnum Cap – Electrical Power Solutions, lda e a Universidade do Porto.

A Dreamdomus é atualmente uma empresa que atua nas áreas da domótica, automação inteligente, construção modular e aquecimento radiante essencialmente para o mercado nacional, dirigindo a sua oferta sobretudo para os segmentos alto e médio alto de construção nova, maioritariamente para vivendas mas também para condomínios.

A MAGNUM CAP é uma empresa especializada no desenvolvimento de equipamentos eletrónicos e soluções de gestão, controle e distribuição de energia, sendo seu principal foco a fabricação de sistemas de carregamento de EV (Veículos Elétricos), dispositivos de armazenamento de energia, energias renováveis ​​e integração na Smart Grid.

A Universidade do Porto é uma instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal. Uma das escolas da Universidade do Porto a FEUP é reconhecida a nível nacional e internacional pelas suas qualidades de Excelência, Inovação e Empreendedorismo.

16/11/2016 , Por Célia Pinto