WISEN: Rede de Comunicação sem Fios com Eletrónica Inteligente Integrada

O projeto WISEN procura dar uma resposta transversal e eficiente no uso das tecnologias de comunicação sem fios e sistemas de sensorização com maior adaptabilidade, menor dimensão, menor impacto no processo de trabalho das diferentes indústrias produtivas.

 

Enquadramento

Com o aumento das preocupações sobre o bom funcionamento e compreensão do espaço de trabalho dos diferentes setores industriais, a União Europeia tem vindo a emitir diversas diretivas aos países membros no sentido de melhorar a saúde e segurança no trabalho industrial, essencialmente pela apresentação de propostas de lei com vista a demonstração de garantias de qualidade produtiva por parte dos fabricantes de equipamentos de proteção individual (EPIs) de alta qualidade.

A responsabilidade ética e legal em assegurar que os trabalhadores de empresas ou qualquer outra pessoa, permaneçam em segurança durante todo o período e nos locais de trabalho, é da total responsabilidade das próprias empresas.

Num contexto de trabalho em ambientes de produção industrial potencialmente perigosos, como uma refinaria petroquímica, centros de incineração ou mesmo centros de recuperação de resíduos de alto-risco ambiental e biológico - ao qual um operador se encontra sujeito a inúmeros casos de risco de saúde, higiene e segurança no trabalho -  e tomando conhecimento das realidades impostas pelas autoridades europeias e nacionais, a par com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos ao nível dos sistemas de comunicação sem fios e de sensorização, o projeto WISEN procura dar uma nova e inovadora resposta na monitorização em tempo-real da segurança em atividades industriais sujeitas a este tipo de perigos e riscos, com especial atenção para os seus operadores.

 

Projeto

O projeto WISEN tem como propósito a criação de uma solução integradora de sistemas de sensorização e comunicação, pretendendo-se não só a otimização de uma arquitetura de transmissão de dados sem fios em ambientes laborais perigosos, mas também o desenvolvimento de novas soluções de sensores e respetiva integração.

Nasceu como resposta à crescente preocupação em torno do ambiente de trabalho a que operadores industriais estão sujeitos, e a sua relação com a produtividade deste tipo de indústrias, sendo esta cada vez mais uma preocupação ativa por parte das grandes empresas de diferentes setores industriais e, igualmente, das respetivas autoridades politicas e económicas. Está enquadrado com o projeto do programa Celtic-Plus WINS@HI que pretende criar uma solução IoT para ambiente industriais agressivos.

 

A Eurico Ferreira, S.A. em parceria com o CeNTI irá desenvolver uma solução integrada de sistemas de sensorização em tecnologia impressa e na comunicação/transmissão de dados sem fios, para controlo e monitorização de trabalhos de risco a que os operários estão expostos em ambientes industriais, e na sua relação com a produtividade. Nesse processo a LIPOR ,entidade subcontratada pelo consórcio, permitirá a validação, em ambiente real, da solução integradora proposta. Espera-se a criação de condições necessárias para o desenvolvimento de novas tecnologias de aquisição e transmissão de dados e respetiva integração.

O projeto WISEN procura dar uma resposta transversal e eficiente no uso das tecnologias de comunicação sem fios e sistemas de sensorização com maior adaptabilidade, menor dimensão, menor impacto no processo de trabalho das diferentes indústrias produtivas e maior adaptabilidade a diferentes trabalhos e ambientes produtivos.

Do mesmo modo, a adoção destas tecnologias permite capacitar as entidades responsáveis das diferentes unidades de produção, com respostas positivas no aumento da higiene e segurança no trabalho dos seus operadores, cumprindo as normas impostas pelos diferentes agentes reguladores e, de uma forma igualmente importante, inferindo uma melhoria na sua capacidade produtiva.

 

Objetivos

O projeto WISEN tem como propósito dar acesso, pela introdução de dispositivos de sensorização adaptáveis e comunicantes num paradigma de rede e transferência de dados em tempo-real, a informação relativa à monitorização de ambientes laborais e industriais potencialmente perigosos, com o objetivo de possibilitar a previsão e a monitorização das diferentes variáveis que influenciam o meio laboral, sendo essa uma das premissas de atuação das tecnologias envolvidas no conceito de internet das coisas (internet-of-things - IoT), que permitam a aquisição e a célere transmissão de informação útil em ambientes de trabalho industrial e potencialmente perigosos.

Pretende-se portanto, não só a otimização de uma arquitetura de transmissão de dados sem fios em ambientes produtivos, mas também o desenvolvimento de novas soluções de sensores, e da respetiva forma de integração, enquadrando um maior número de indústrias e ambientes de trabalho produtivos.

Com o projeto WISEN propõe-se o desenvolvimento de um produto inovador e diferenciador, especificando a introdução de tecnologias de baixo consumo energético (Extreme Low Power - XLP), uma maior adaptabilidade, integração e conformação do produto aos diferentes ambientes produtivos, permitindo um aumento significativo da segurança dos operadores.

Os produtos inovadores resultantes deste projeto irão proporcionar meios e informações essenciais à gestão de questões e problemáticas essenciais relativas à segurança de ambientes e unidades de produção nas indústrias com ambientes potencialmente perigosos (IAPPs).

Em suma, a introdução e procura de sistemas de monitorização em tempo-real e de sistemas de comunicação e aquisição de dados por parte dos diferentes responsáveis, nos diferentes ambientes de produção industrial, tem sido cada vez mais uma atividade premente e concisa, como fator diferenciador nas atividades das infraestruturas industriais e dos seus operadores, representando hoje um dos caminhos para a evolução e aumento da segurança, inerentemente da produtividade destas unidades produtivas.

No final do projeto pretende-se que a Eurico Ferreira, S.A., empresa promotora, esteja dotada de um novo produto de real inovação, complementando o seu mercado de atuação, mas também, enquadrado numa nova área de mercado onde pretende afirmar-se como uma empresa de referência.

 

Apoio

Projeto promovido pela Eurico Ferreira, SA., conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, envolvendo um Investimento elegível de 565 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 322 mil euros.

 

Consórcio

No sentido de garantir o sucesso do projeto, foi criado um consórcio com complementaridade de valências, constituído por uma empresa e por uma entidade do sistema de I&I. A empresa promotora é a Eurico Ferreira, S.A., especializada na produção de sistemas de energia e telecomunicações e detentora de um profundo conhecimento dos mercados onde estes produtos são comercializados.

CeNTI, entidade do sistema I&I, será o principal dinamizador das tarefas de I&D, dado que possui o know-how e as melhores e mais modernas tecnologias na área de materiais funcionais e inteligentes, sistemas eletrónicos de controlo, comunicação e sensorização, garantindo a transferência dos desenvolvimentos para ambiente industrial.

21/03/2017 , Por Célia Pinto