Notícias
Conceção e fabrico de moldes metálicos bimaterial e de grandes dimensões para a indústria automóvel

A Lismolde, espera, com este projeto, através do incremento da sua capacidade produtiva, do reforço das competências ao longo de toda a cadeia de valor e da otimização de todo o processo produtivo, recorrendo à implementação de ferramentas de melhoria, conseguir minimizar o seu lead-time e incrementar o valor acrescentado dos moldes produzidos, assim como incrementar o seu Volume de Negócios após projeto.

Enquadramento

A Lismolde é uma empresa especializada ao nível do desenvolvimento, produção e teste de moldes metálicos para injeção plástica, e a sua visão assenta no princípio de se instituir como um parceiro de referência, principalmente junto dos mercados internacionais, pelo reconhecimento do elevado índice de especialização, qualidade e exigência que incute nos seus serviços e produtos, colocando sempre no centro do processo o cliente e as suas necessidades.

A missão assumida pela Lismolde prende-se com o compromisso de fabricar moldes com nível elevado de especialização, inovação, com preços competitivos, que garantam o cumprimento dos prazos de entrega e, complementarmente, possibilitem a produção de soluções melhoradas. A sua missão assenta ainda no compromisso de garantir a total qualidade dos produtos e serviços, bem como de estabelecer parcerias de sucesso para ambas as partes, tanto com os clientes como com os seus fornecedores. Neste contexto, a Lismolde exporta cerca de 95% (exportação direta + indireta) da sua produção, com os principais clientes a inserirem-se na indústria automóvel.

Resultado da determinação de uma estratégia de diferenciação pelo alto valor acrescentado, revela-se agora essencial apostar em recursos que permitam elevar o patamar de especialização da Lismolde, objetivando a atuação em nichos de mercado de elevada intensidade tecnológica, nomeadamente o setor automóvel. De realçar que até então a maioria dos moldes produzidos pela Lismolde se encontram destinados à indústria automóvel, conseguindo já fornecer alguns dos principais construtores de automóveis a nível mundial, mas no entanto estes moldes não vão para além das 15 toneladas. Neste contexto, a Lismolde pretende apostar na sua especialização ao nível do desenvolvimento e conceção de moldes metálicos de grandes dimensões e para injeção bimaterial direcionados para este setor da indústria.

O Projeto

Neste contexto, o presente projeto de investimento encontra-se organizado por três atividades de inovação:

Inovação de Produto;

Inovação de Processo;

Inovação Organizacional.

No que se refere à Inovação de Produto, e por forma a assegurar a persecução da sua estratégia de alto valor agregado, a Lismolde pretende especializar-se ao nível da produção de moldes metálicos de grandes dimensões para a indústria automóvel, o que constitui claramente uma inovação ao nível do produto, com repercussões evidentes ao nível do incremento de especialização do processo produtivo. Para tal, irá apostar no reforço da cadeia de valor através da inclusão de novos processos, a montante pela inclusão de um departamento exclusivo para o desenvolvimento de moldes metálicos para a indústria automóvel, e a jusante pelo reforço dos seus meios técnicos e tecnológicos de controlo metrológico.

As principais mais-valias decorrentes desta atividade de inovação são a possibilidade de desenvolver e produzir moldes de maiores dimensões e segundo padrões de elevada qualidade e exigência, o que resulta em produtos de maior valor acrescentado e, consequentemente, num claro fator de diferenciação perante os principais concorrentes.

No que à Inovação de Processo diz respeito, e por forma a responder corretamente à elevada exigência e intensidade tecnológica do setor de atividade onde se insere, a Lismolde preconiza um forte investimento em recursos tecnológicos mais avançados, elevando, assim, a capacidade produtiva instalada e tornando o processo produtivo mais especializado e eficiente.

As principais vantagens decorrentes desta atividade de inovação são a possibilidade de fabricação de moldes com características superiores, i.e. moldes maiores, com geometrias mais complexas e tolerâncias mais apertadas, e que, ainda permitam a injeção bimaterial. Dado que se perspetiva um avultado investimento em equipamentos mais eficientes do ponto de vista energético, a redução de custos com consumos energéticos também é apontada como vantagem evidente desta atividade de inovação.

No de se refere à Inovação Organizacional e em alinhamento com a estratégica de instituir como um parceiro de referência pelo fornecimento de moldes de grandes dimensões para a indústria automóvel, a Lismolde assume, também, como essencial reforçar os processos produtivos e de gestão através da implementação de novas práticas organizacionais perspetivando, deste modo, incrementar a eficiência produtiva e alinhar os seus procedimentos segundo as exigências dos mais importantes construtores de automóveis.

A Lismolde preconiza ainda um investimento ao nível do marketing em alinhamento com a filosofia assumida de colocar o cliente no centro do processo de comercialização, pretendendo sempre ir ao encontro das suas exigências e necessidades. Assim, a Lismolde aposta em marketing, recorrendo à contratação de serviços especializados que possibilitem o desenvolvimento de atividades de remodelação e otimização do website para os motores de busca, potenciando, deste modo, a angariação de clientes de alto valor acrescentado. Preconiza ainda, e numa lógica de incrementar a proximidade com os clientes, a aquisição de uma plataforma E-business.

Decorrente desta atividade de inovação de marketing, a Lismolde pretende elevar o seu posicionamento no mercado online, com o objetivo de destacar os seus produtos e serviços e, desta forma, alcançar novos clientes pertencentes a setores de atividade de maior valor acrescentado, nomeadamente a indústria automóvel.


 

Testemunho de André Alexandre, Responsável Financeiro da Lismolde:

"O apoio do COMPETE 2020 é fundamental para alavancar o investimento que a modernização da indústria e do nosso sector exige permitindo às nossas empresas garantir a competitividade que é hoje em dia um dos chavões com grande importância. O investimento principalmente em tecnologia é hoje cada vez mais uma arma para o nosso sucesso."


Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 4,5 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,7 milhões de euros.

20/03/2018 , Por Miguel Freitas