CAER Industrialization

 

Resumo

A Caetano Aeronáutica S.A. perspetiva dotar-se da capacidade técnica e tecnológica que lhe permita angariar novos pacotes de fornecimento junto dos principais fabricantes da indústria aeronáutica, nomeadamente a Airbus e a Boeing.

 

O projeto

A indústria aeronáutica encontra-se em constante evolução e crescimento, sendo que o surgimento de novos modelos de aeronaves origina um conjunto de novas oportunidades para os produtores de componentes. Neste sentido, a Caetano Aeronáutica S.A. (CAER) perspetiva dotar-se da capacidade técnica e tecnológica que lhe permita angariar novos pacotes de fornecimento junto dos principais fabricantes da indústria aeronáutica, nomeadamente a Airbus e a Boeing.

Com efeito, a produção de cada novo componente implica uma conceção técnica específica, dado que a sua configuração, funcionalidades e qualidade variam conforme o pacote de fornecimento em questão, pelo que este projeto visa dotar a CAER de equipamentos e meios produtivos que permitam a produção dos novos componentes de acordo com as especificações técnicas e níveis de qualidade exigidos pelos fabricantes da indústria aeronáutica.

No âmbito do projeto a CAER pretende introduzir os seguintes produtos novos:

A320 e A320 Neo (Airbus)

A CAER pretende qualificar-se para o fornecimento de componentes metálicos e em compósito para os Fan Cowls (i.e. carenagens aerodinâmicas de cobertura e acesso aos motores) a equipar o modelo A320 Neo da Airbus, recentemente lançado no mercado, em 2016.

B737 Max (Boeing)

A este nível, a CAER pretende estabelecer um contrato com a Boeing, tendo em vista o fornecimento de componentes metálicos para os "Fan Cowls" da aeronave B737 Max, a ser lançada no mercado.

A400 M (Airbus Defence and Space)

A este nível, encontra-se previsto o fornecimento de novos componentes em compósito para os Ductos (i.e. componentes para sistemas de fluxo de ar) para a aeronave de aviação militar A400M da Airbus Defence and Space.

A350 (Airbus)

Neste âmbito, encontra-se previsto o fornecimento de novos pacotes de trabalho que compreendem peças complexas em materiais metálicos para a zona dos estabilizadores verticais (VTP) e secção 19 (S19) da aeronave A350 da Airbus.

No contexto dos seus intentos estratégicos, a CAER prevê o seguinte plano de investimentos:

1. Componentes metálicos:

- Equipamentos de preparação de ferramentas.

- Software específico para o processo de fabrico de peças metálicas (CATIA e Vericut)

- Equipamentos para maquinação de peças metálicas - Tecnologia CNC 5 eixos e respetiva programação

- Estudo/Mapeamento do processo de industrialização - Projeto Kaizen

2. Componentes compósitos:

- Ferramentas de moldação

- Equipamentos para movimentação de ferramentas de moldação

- Projetores laser para posicionamento da fibra de carbono

- Equipamentos de retrabalho de componentes compósitos

- Autoclave

- Cabine e forno de pintura

- Estufa pós-cura de peças

- Equipamentos laser de medição das ferramentas de moldação

 

Plano de Formação

Com o investimento subjacente ao projeto, a CAER perspetiva o incremento de 62 postos de trabalho em 2019 na sua unidade industrial. A este nível, e tendo em conta a especificidade e minúcia das funções exigidas aos colaboradores da CAER, revela-se de crucial importância dotar os novos colaboradores das competências core associadas à atividade de produção de componentes direcionados à indústria aeronáutica. Neste sentido, a CAER irá implementar um plano de formação para os seus colaboradores que visa colmatar o deficit de competências associado à mão-de-obra inserida na sua estrutura produtiva.

Adicionalmente, e face ao investimento em equipamentos state-of-the-art e à crescente evolução da curva de conhecimento no setor aeronáutico, será igualmente necessário facultar ações de formação aos atuais colaboradores, assim como aos novos colaboradores a contratar das áreas operacional/produtiva, manutenção e segurança, qualidade e de engenharia.

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível FEDER de 5.140 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 1.799mil euros, e um investimento elegível FSE de 272 mil euros correspondendo a um incentivo FSE de 136 mil euros.

 

08/06/2017 , Por Miguel Freitas