Reduzir custos e manter a segurança dos serviços públicos num projeto da INCM

Falámos com Bruno Fragoso, Diretor da Imprensa Nacional Casa da Moeda que coordena o projeto de disponibilização do atributo de Dirigente Público do DRE que “representa uma redução de custos”, mantendo “o nível de segurança do cidadão e dos serviços públicos”. Trata-se de uma sinergia entre o Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital e o Diário da República Electrónico.

 
1. Síntese
 
Não perca o testemunho de Bruno Fragoso, Diretor da Imprensa Nacional Casa da Moeda que coordena o projeto IACC: Integração da autenticação do Cartão do Cidadão com validação de atributo de Dirigente público do DRE.
 
“O projeto de disponibilização do atributo de Dirigente Público do DRE resulta de uma sinergia clara entre o Cartão de Cidadão (CC), Chave Móvel Digital (CMD) e o Diário da República Eletrónico (DRE). Com a operacionalização do projeto é já hoje possível aos Dirigentes Públicos utilizarem os mecanismos de autenticação e assinatura do Cartão de Cidadão para assinarem o autenticarem-se comprovando o seu cargo de dirigente fornecido pelos serviços do DRE.
Tradicionalmente, os Dirigentes Públicos teriam de usar um certificado emitido por entidades privadas, o qual representava um custo de contexto significativo no cenário atual de desmaterialização de processos e serviços na Administração Pública. Sendo a disponibilização do atributo um serviço gratuito, esta parcela de custos deixa de ser necessária, para além da simplificação da obtenção do comprovativo do seu cargo de dirigente, o qual é disponibilizado ou invalidado aquando a sua nomeação ou exoneração publicada em Diário da República.
Este projeto operacionalizado pela INCM capitaliza assim o investimento público feito em projetos como o CC, a CMD e o DRE, disponibilizando um novo serviço que não só representa uma redução de custos, mas também mantém o nível de segurança do cidadão e dos serviços públicos pela certificação do dirigente na qualidade do seu atributo profissional.” 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
Projeto promovido pela INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital na Administração Pública (SATDAP), envolvendo um investimento elegível de 65 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 37 mil euros.
 
 
3.Links úteis

Imprensa Nacional - Casa da Moeda S.A. 

Website 

Facebook 

Artigo “Chave Móvel Digital Portugal Digital Awards, edição de 2018” 

28/11/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia