Notícias
Volcalis: a nova empresa para a área do isolamento mineral

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa a criação da primeira empresa portuguesa dedicada à produção de lã mineral, através de um processo produtivo inovador e único em Portugal. Este produto irá dar resposta ao crescimento internacional no segmento do isolamento e ao aumento da procura por produtos isolantes não combustíveis.

 

1. Síntese

O projeto promovido pela Volcalis visa a criação de uma nova unidade fabril, que será localizada em Bustos, Oliveira do Bairro, onde será utilizada uma tecnologia completamente inovadora em Portugal para produção de lã de vidro e de produtos derivados de lã de vidro.

Trata-se de bens transaccionáveis, que serão comercializados em mercados internacionais, numa percentagem superior a 65% do volume de negócios da empresa, sendo gerado um valor acrescentado relevante para Portugal e permitindo também uma redução das importações de lã de vidro em Portugal.  O investimento projetado irá refletir-se no desenvolvimento de atividades inovadoras ao nível do produto e do processo, promovendo o aumento da produção transacionável e internacionalizável, através da integração de novas tecnologias não existentes em Portugal, e criando 62 novos postos de trabalho, dos quais, 22 correspondem a emprego altamente qualificado.

A produção de lã mineral através de um processo produtivo absolutamente inovador e único em Portugal, permitirá, muito em breve, a empresa disponibilizar ao mercado uma ampla gama de soluções ecológicas e de alta qualidade, que irão contribuir para o conforto e a eficiência térmica e acústica dos edifícios, fabricadas com recurso à melhor matéria-prima e à utilização de tecnologias de ponta, com elevada eficiência e rigor. Este novo produto vem dar resposta ao forte crescimento internacional no segmento do isolamento, e ao aumento da procura por produtos isolantes não combustíveis.

Sob a assinatura “Da melhor matéria-prima, nasce o conforto” a nova marca Volcalis vem complementar a vasta gama de soluções disponibilizadas pelas empresas do Grupo Preceram. 

 

2. Apoio do COMPETE 2020

O projeto “Criação da primeira empresa portuguesa dedicada à fabricação e comercialização de lã de vidro” conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de cerca de 16 milhões de euros, que resultou num incentivo FEDER de 8 milhões de euros.

3. Sobre o projeto

3.1 Enquadramento

A lã de vidro e outros produtos baseados na lã de vidro são produtos de crescente relevância em qualquer construção, pelas suas propriedades de isolamento térmico e acústico, sendo comercializados em mercados internacionais, numa percentagem superior a 65%.

A Volcalis faz parte do Grupo Preceram, constituído em 1992, com sede em Pombal. No sentido de alargar e diversificar a sua oferta e, com isso, aproveitar as sinergias inerentes ao seu posicionamento no mercado, o Grupo tem vindo a investir em negócios complementares, a montante e a jusante do seu processo produtivo. A fábrica da Volcalis será implantada na Zona Industrial de Bustos, concelho de Oliveira do Bairro. 

O fabrico de lã de vidro pela Volcalis será um processo produtivo absolutamente inovador e único em Portugal, pelo que se tratará indubitavelmente de uma inovação de processo a nível do país. Poderá também afirmar-se que em Portugal também ocorrerá uma inovação de produto, pois nenhuma outra empresa fabrica este tipo de produto no nosso país. 

3.2 Objetivos

A Volcalis visa ser reconhecida como uma empresa portuguesa de referência no segmento da lã de vidro e dos produtos fabricados a partir desse material. Como tal, tem os seguintes objectivos estratégicos: 

1. Fabricar com elevada qualidade lã de vidro e produtos de lã de vidro.  2. Potenciar a tecnologia mais evoluída que possui com excelentes eficiências produtiva, energética e organizacional, optimizando a afectação de recursos e conseguindo custos de produção muito competitivos.  3. Implementar uma estratégia de internacionalização bem-sucedida, com a progressiva entrada em vários países e a criação de uma marca de referência no domínio dos isolamentos.  4. Criar condições para ter um volume de negócios e uma rentabilidade com valores relevantes já no curto prazo, com base numa estratégia de diferenciação à escala global, criando em simultâneo, sinergias com as atividades das restantes empresas do Grupo Preceram.  5. Possuir recursos humanos qualificados e motivados.

 

4. Links

Volcalis - Isolamentos Minerais 

Website

Facebook 

Twitter 

Website IAPMEI 

09/07/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa