Notícias
MomentumZai: Gestão de Alertas de Fraude

O enfoque da Feedzai no âmbito deste projeto apoiado pelo COMPETE 2020 está em criar uma solução integrada de gestão de alertas de fraude. O seu principal objectivo é melhorar a performance de equipas de análise de fraude, disponibilizando-lhes a informação certa da forma mais adequada para uma resolução mais eficiente e eficaz de casos suspeitos.

 

1. Síntese

Em declarações ao COMPETE 2020, Paulo Marques, um dos três cofundadores da Feedzai sintetiza a estratégia levada a cabo pela empresa, faz um ponto de situação sobre o projeto MomentumZai - destacando a parceria com a Universidade de Coimbra - e a importância do apoio do COMPETE 2020. A Feedzai foi fundada em 2008 por Nuno Sebastião, Pedro Bizarro e Paulo Marques, para vender a fraude nos pagamentos com recurso à inteligência artificial e e machine learning. Em fevereiro de 2018 foi destacada pela Forbes como uma das 50 startups de tecnologia financeira com maior potencial na Europa e tem sido apontada como o “próximo unicórnio” (empresa que vale mil milhões de dólares) de origem portuguesa.

 

 

 

 

                Paulo Marques, um dos três cofundadores da Feedzai

 

 

 

"A Feedzai continua apostada em exceder as expectativas de mercado e em liderar na colocação de técnicas avançadas de machine learning e inteligência artificial ao serviço do combate à fraude em serviços financeiros e e-commerce. Um traço distintivo tem sido a simbiose entre a capacidade e escala da inteligência artificial, com o bom senso e julgamento humano. No âmbito deste projecto estamos a alargar as fronteiras daquilo que hoje é possível para um analista de fraude que, mais do que dados, precisa de informação e de um ponto único para gestão, exploração de resolução de casos suspeitos que promovam a sua eficiência e eficácia enquanto analista. De acordo com o Merchant Risk Council, comerciantes online necessitam resolver manualmente entre 10% e 15% do total de transações efetuadas na sua loja. A experiência da Feedzai sugere que estes números poderão mesmo ultrapassar os 20%. Numa entidade bancária ou processadora de pagamentos, a percentagem relativa tem tendência a diminuir. No entanto, devido ao volume total de transações, o número absoluto daquelas que geram alertas continua a ser esmagador. Isto significa que os avanços e investimentos em IA e decisões automáticas em escala, sendo fundamentais, não devem fazer sombra à necessidade de otimizar a intervenção humana, corroborando a abordagem estrutural da Feedzai e a importância do contributo da parceria com o COMPETE 2020 neste projeto.   O projeto encontra-se neste momento a explorar e testar técnicas avançadas de visualização de dados como forma de aproximar o homem da máquina, naquilo que diz respeito à capacidade de retirar valor de quantidades enormes de dados e, com isso, acelerar e melhorar a resolução manual de suspeitas de fraude (quando revisão manual for ainda necessária). O grande foco agora é garantir visualizações cujo poder expressivo capture a complexidade da informação. A colaboração com a Universidade de Coimbra tem tido um papel fundamental pois contribui para o projeto com os conhecimentos de especialistas com grande experiência em apresentação visual de informação complexa

 

2. Apoio do COMPETE 2020

O projeto MomentumZai foi promovido pela Feedzai e contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de cerca de 1,018 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 713 mil euros.

 

 

"A parceria com o programa COMPETE 2020 tem sido um contributo muito importante para alavancar a próxima geração da suite de produtos da Feedzai. Os resultados alcançados até ao momento assentaram fundamentalmente na investigação sobre identificação de padrões de fraude visualmente, existindo já versões preliminares que foram apresentadas em beta a alguns dos nossos clientes de renome internacional, com muito boa aceitação, contribuindo para a exposição da qualidade da inovação que se pratica em Portugal", comenta Paulo Marques.

 

 

3. Links

Feedzai - Consultadoria e Inovação Tecnológica, S.A.

Website 

Linkedin 

Twitter 

Facebook 

26/07/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa
União Europeia