Notícias
Comfordriver: a inovação no interior dos camiões

COMPETE 2020 alavanca projeto estratégico que visa criar soluções têxteis inovadoras para o interior do habitáculo do camião, potenciando o desenvolvimento de produtos diferenciadores e de elevado valor acrescentado para o mercado da indústria automóvel, comenta Guilherme Paixão, Research & Development Manager da Borgstena Group Portugal.
 
 
1. Síntese
 
O projeto Comfordriver visa o desenvolvimento de soluções de estruturas têxteis inovadoras para três componentes principais do interior do habitáculo do camião, considerados de maior relevância para a promoção do conforto do condutor, nomeadamente, capas de assento, capa de colchão e cortinas. Para este efeito o projeto Comfordriver irá explorar novos conceitos e tecnologias inovadores em três níveis de conforto designadamente: conforto termofisiológico, ergonómico e sensorial para encontrar soluções que maximizem o conforto do condutor durante a sua atividade de condução e durante o seu período de descanso. De forma a apoiar estes desenvolvimentos, o projeto irá desenvolver metodologias de avaliação nas diferentes dimensões de conforto mencionadas. 
 
Este projeto pretende dar resposta às tendências atuais do setor automóvel, nomeadamente ao nível da promoção do conforto do condutor no interior automóvel de forma a promover uma redução da fadiga do condutor durante a condução e uma melhoria do descanso por parte do condutor no interior do camião para uma maior produtividade.
 
Para alcançar os objetivos propostos, estão previstas quatro linhas de investigação e desenvolvimento que serão implementadas no ciclo produtivo da empresa promotora, culminando em protótipos com as funcionalidades ambicionadas e que cumpram os exigentes requisitos do setor automóvel.
O projeto Comfordriver terá uma duração de dois anos, sendo promovido pela Borgstena Group Portugal. O projeto será desenvolvido por uma equipa de I&DI dotada das competências necessárias para garantir uma adequada execução que permita potenciar os seus resultados, numa perspetiva de enriquecimento do produto final.
 
A Borgstena Group Portugal é uma empresa de serviços do Grupo Borgstena, com sede em Nelas, Viseu, líder no mercado e com seu core business na produção de têxteis técnicos para a indústria automotiva, interiores de carros e camiões, a nível global, mas também na produção de têxteis para capas de cadeirinhas de bebé e interiores (upholstery/contract market).
 
Para Guilherme Paixão, Research & Development Manager “o apoio do COMPETE 2020 tornou-se o instrumento alavancador para o desenvolvimento do projeto Comfordriver, de relevante importância estratégica para a empresa Borgstena para fomentar o processo de inovação na empresa e potenciar o desenvolvimento e incorporação de produtos altamente diferenciadores e de elevado valor acrescentado para o mercado da indústria automóvel, mais concretamente, no desenvolvimento de soluções inovadoras para o interior de camiões”.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
Projeto promovido pela Borgstena Group Portugal, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de projeto individual, envolvendo um investimento elegível de cerca de 513 mil euros, o que resultou num Incentivo FEDER de cerca de 239 mil euros.
 
 
3. Resultados esperados
 
> Desenvolvimento de novas estruturas têxteis para produtos de capas de assento, capas de colchão e cortinas que apresentem características melhoradas no conforto do condutor nas suas diferentes vertentes: ergonómica, termofisiológica e sensorial.
 
Utilização de processos produtivos mais verdes e eficientes através de tecnologias de vanguarda e sustentáveis, cujos processos são mais ecológicos e de menor impacto ambiental que os convencionalmente utilizados para este tipo de aplicação.
 
Promoção de novos materiais e conceitos para a promoção do conforto e bem-estar do condutor, resultando numa redução da sua fadiga durante a condução assim como uma maior recuperação das suas capacidades durante os períodos de descanso através da melhoria do conforto na estrutura da zona de descanso.
 
Desenvolvimento de produtos inovadores, o que permitirá intensificar a presença da empresa e do país em cadeias globais de fornecimento das indústrias automóvel, mostrando que a aposta no I&D e em parcerias de empresas do ramo com entidades do sistema de I&I traz mais-valias significativas não só para a diferenciação das indústrias diretamente envolvidas, mas também para o desenvolvimento do País.
 
 
4. Links Úteis
 

23/07/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia