Notícias
Criação de um novo estabelecimento para a produção de equipamento de análise e validação de canais de refrigeração

Enquadramento

A DRT Plastic Injection, Lda., foi fundada em setembro de 2016 em Leiria e faz parte do grupo de empresas DRT.

A DRT Plastic tem como core business a produção de equipamento de análise e validação de canais de refrigeração e de peças plásticas injetadas de elevado valor acrescentado: multimatéria, transparentes e componentes com diferentes tipos de acabamento superficial sem necessidade de pintura posterior. De forma a evoluir na cadeia de valor e diversificar mercados, a DRT Plastic irá também fabricar produtos próprios do grupo DRT. Uma vez que terá capacidade instalada, a DRT Plastic será também um centro de testes de moldes, o que será uma mais-valia para o grupo de empresas DRT e proporcionará aos seus clientes a possibilidade de produção de pequenas séries de componentes assemblados.

O principal objetivo da DRT Plastic é afirmar-se no mercado nacional e internacional como um player de elevada capacidade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, destacando-se na conceção de equipamentos inovadores de análise e validação de canais de refrigeração de moldes e na produção de componentes plásticos de elevado valor acrescentado, principalmente os que integram elevados desafios tecnológicos, como por exemplo componentes transparentes e com diferentes tipos de acabamento superficial.

 

O Projeto

O projeto de criação de um novo estabelecimento é vital para a nova empresa, uma vez que não tem unidade produtiva. Este projeto será concretizado através de um conjunto de iniciativas e investimentos na esfera tecnológica e produtiva, organizacional e de marketing.

Os principais objetivos dos investimentos preconizados no projeto são dotar a DRT Plastic de meios para apresentar ao mercado produtos com vantagens competitivas. A salientar:

- produtos inovadores, como o equipamento de análise e validação de canais de refrigeração, o DAT (Desenvolvimento de sistema modular de revestimento interior de edifícios com propriedades de isolamento térmico e acústico) e componentes de elevada exigência estética, incluindo multimatéria, transparente e com diferentes acabamentos superficiais sem necessidade de pintura posterior;

- processo produtivo avançado, para além da aquisição de equipamentos incorporadores do estado da arte, a DRT Plastic vai beneficiar diretamente diversos projetos I&D desenvolvidos no seio da DRT, por exemplo otimização da refrigeração de um molde com mais-valias na qualidade e minimização de ciclo de injeção com claros ganhos de produtividade e energéticos.

Neste sentido vão ser realizados diversos investimentos, nomeadamente em:

I. Máquinas e Equipamentos produtivos;

II. Construção civil, serviços de engenharia e equipamentos;

III. Software standard ou específico e Equipamento informático;

IV. Estudos e Diagnósticos para o desenvolvimento de imagem corporativa e Website institucional.

Um dos investimentos do projeto visa a capacitação para a produção de equipamento de análise e validação de canais de refrigeração. Este equipamento permite a identificação de falhas nos canais de refrigeração do molde (fugas e estrangulamentos) ao longo de todo o processo produtivo, e eventuais defeitos de fabrico com implicações na qualidade das peças a produzir.

No âmbito do projeto prevê-se ainda a implementação de sistemas de moldação por injeção de componentes de elevada complexidade e exigência de qualidade. Um dos grandes desafios ao nível da indústria automóvel é a produção de peças grandes transparentes. A produção deste tipo de peças implica condicionantes e requisitos diferentes das peças opacas, especialmente associadas à visibilidade das linhas de fluxo.

A produção de componentes cada vez mais amigos do ambiente e de acabamento durável é uma tendência crescente, levando a evitar a utilização de pintura de peças plásticas sem comprometer a sua qualidade estética. Neste sentido, a DRT internamente está a desenvolver um trabalho com vista à injeção de peças com elevada qualidade superficial e diferentes tipos de acabamento.

O primeiro produto de marca própria que a DRT Plastic vai produzir e comercializar resulta de um projeto desenvolvido no seio do Grupo DRT: o DAT. Deste projeto nasceu um produto que é propriedade da DRT Rapid mas que esta irá ceder os direitos de produção e comercialização à DRT Plastic. Assim a DRT Plastic irá produzir e apresentar no mercado uma solução sustentável de painéis intermutáveis e isolantes para o revestimento e decoração de interiores, que combinam simultaneamente características isolantes térmicas e acústicas. Estas placas possibilitam a combinação de diferentes geometrias e são de instalação simples de forma a responderem ao segmento “do it yourself”.

Na construção desta nova empresa também serão tidos em conta os princípios da Industria 4.0. Todo o projeto/construção terá por base a sustentabilidade e a qualidade do ambiente de trabalho.

Está prevista a criação direta de 19 postos de trabalho, sendo 4 altamente qualificados. A integração da DRT Plastic num grande grupo é garantia da sustentabilidade do emprego.

 

Apoio COMPETE 2020

O projeto da DRT Plastic conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 4,7 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,8 milhões de euros.

26/07/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa