CIN quer criar uma das primeiras “fábricas inteligentes” do setor

Para tal contou com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do projeto CIN - Smart Factory for Innovative Coatings que visou implementar o conceito de "Fábrica Inteligente" na Nave Central desta empresa, recorrendo a métodos e tecnologias ligadas e controladas em rede, proporcionando elevados níveis de automação, eficiência, precisão e fiabilidade.
 
1. Síntese
 
O projeto CIN - Smart Factory for Innovative Coatings centra-se na alteração fundamental do processo produtivo da Nave Central da CIN, visando a introdução de um conceito inovador a nível internacional no âmbito do setor das tintas e vernizes, nomeadamente o conceito de “Fábrica Inteligente".
 
A introdução do referido conceito implica, pois, uma abordagem holística que contempla alterações em todas as fases do processo produtivo, incluindo:
  • Reengenharia do fluxo de materiais ao longo da cadeia de valor, incluindo a criação de canais de dedicados;
  • Endogeneização de tecnologias produtivas de ponta, mais inteligentes e eficientes;
  • Maior integração entre os sistemas físicos e os sistemas digitais, numa lógica de Indústria 4.0.
Em suma, estamos perante uma alteração fundamental de natureza inovadora e estruturante, que afetará o processo de transformação do produto, desde que a matéria-prima chega ao armazém, até ao momento em que o produto acabado é embalado para expedição. 
 
Tendo em conta o grau de inovação associado ao novo processo produtivo, revela-se de crucial importância dotar os colaboradores das competências core associadas à operação dos novos equipamentos e sistemas e, bem assim, associadas à nova filosofia de produção a adotar.
 
Neste sentido, a CIN preparou um plano de formação para os seus colaboradores que permitirá colmatar o gap de competências suscitado pelo projeto de investimento. 
 
Em declarações ao COMPETE 2020, Isabel Lopes, Diretora de Operações da CIN, sumaria o caminho percorrido no âmbito deste projeto e a importância do apoio do COMPETE 2020 para o grupo.
 

Testemunho de Isabel Lopes

Diretora de Operações da CIN

   

O apoio do COMPETE 2020 ao projeto CIN – Smart Factory for Innovative Coatings teve um impacto relevante na estratégia de inovação da CIN, na medida em que permitiu alargar o âmbito e acelerar o ritmo de execução do plano de investimentos associado à Nave Central da Maia. Com efeito, a dimensão do investimento e o arrojo associado à transformação desta Nave numa referência em matéria de

 

“Fábricas Inteligentes” é algo que não poderia ser concretizado no horizonte temporal proposto sem o apoio do COMPETE 2020.

Para além do apoio financeiro contratado, destaca-se todo o contexto de inovação, eficiência e impacto ambiental associado aos processos e produtos, que permitirão manter a CIN na linha de frente do sector da Tintas.

Também a interação com novas tecnologias e conceitos, envolvendo fornecedores e parceiros de processos e tecnologias, enriquece significativamente o ecossistema de inovação da CIN, com impacto muito positivo ao nível do estímulo, desenvolvimento e cada vez maior sofisticação dos quadros da empresa, não apenas no que respeita à área de intervenção direta na Nave Central da CIN na Maia – Portugal, mas também nas empresas do Grupo a operar noutros países, que de forma indireta virão também a beneficiar dos resultados deste projeto inovador”.

 

2. Descrição do projeto

 

 
2.1 Âmbito
 
O presente projeto pode ser enquadrado em duas dimensões: inovação tecnológica de processo e inovação tecnológica de produto.
 
A. Inovação tecnológica de processo
 
Neste contexto, a CIN pretende iniciar a aplicação dos princípios da Indústria 4.0 à sua Nave Central da Maia, com o objetivo de a transformar numa das primeiras “Fábricas Inteligentes” do setor. Para o efeito, foi definida pela Empresa uma abordagem que contempla investimentos e intervenções em várias vertentes, a saber:
  • Tecnologia industrial – Sistemas físicos: O investimento a realizar contempla a aquisição de tecnologias produtivas state-of-the-art que, além de serem dotadas de elevada precisão e fiabilidade, estarão equipadas com módulos de processamento e comunicação de dados que viabilizarão a implementação de métodos de controlo e decisão em rede;
  • Integração intra-fábrica – Sistemas ciber-físicos: A este nível, destaca-se o investimento a realizar na instalação de um sistema de comando e controlo da instalação e do processo de formulação química do produto, o qual controlará os equipamentos produtivos numa lógica machine-to-machine;
  • Integração intra-empresa – Sistemas de gestão: A este nível, destaca-se o investimento a realizar numa ferramenta de escalonamento (APS), que permitirá acrescentar inteligência às decisões de prioritização das ordens de fabrico, efectuando troca de dados com o sistema de execução de ordens de fabrico (MES) o sistema de gestão e reporting (ERP);
  • Integração inter-empresa: De acordo com os princípios subjacentes à Indústria 4.0, é expectável que as Fábricas Inteligentes venham a possuir mecanismos de troca de dados que extravasarão o âmbito da própria fábrica, para abarcar também a interligação com outras fábricas e stakeholders. A este nível, importa referir que é intenção do Grupo CIN fazer da Nave Central da Maia um caso piloto, a partir do qual será efetuado o rollout da solução para outras unidades industriais do Grupo, em Espanha e França.
 
B. Inovação tecnológica de produto
 
A partir dos resultados do projeto, a CIN pretende promover uma transição gradual de produtos intensivos em tecnologias solventes para produtos intensivos em tecnologias aquosas, nomeadamente ao nível dos revestimentos para a indústria e para proteção anticorrosiva. Com efeito, apesar de já existir um portefólio vasto de produtos de base aquosa para o segmento dos decorativos, importa destacar que não se observa uma proliferação de soluções aquosas para segmentos mais exigentes em termos de características técnicas, como é o caso do segmento de tintas para a indústria e proteção anticorrosiva.
 
Atentas as suas competências de I&D e, bem assim, a sofisticação dos processos produtivos que o presente projeto trará, a CIN entende ter condições para se assumir como um first-mover no lançamento de soluções eco-friendly inovadoras para nichos de mercado específicos, enquadrados nos referidos segmentos, tendo desde já identificado oportunidades reais. 
 
Além das vantagens óbvias de redução dos Compostos Orgânicos Voláteis (COV) relativamente aos produtos de base solvente, estes produtos vão permitir que os clientes cumpram a legislação vigente sem investimentos avultados em equipamentos de captação e eliminação dos COV.
 
2.2 Apoio 
 
O projeto “CIN - Smart Factory for Innovative Coatings” é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, com um investimento elegível de 7 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 3 milhões de euros.
 
2.3 Resultados esperados
 
A CIN pretende alcançar um conjunto de metas ambiciosas, a saber:
  • Aumento da produtividade no fabrico;
  • Incremento da produtividade no enchimento;
  • Aumento do Overall Equipment Effectiveness nas linhas de enchimento;
  • Incremento do nível de serviço, com a redução de ruturas de stock;
  • Redução do lead-time;
  • Redução dos desperdícios de produção (quebra de materiais).
Em matéria de sustentabilidade, é objetivo da CIN automatizar o fluxo de matérias-primas líquidas e sólidas, o que permitirá minimizar a emissão difusa de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) pelo processo de fabrico, por contrapartida de uma maior emissão concentrada e orientada para a estação de tratamento, com benefícios ambientais.
 
As melhorias de eficiência e produtividade que a Empresa perspetiva alcançar, como resultado da alteração fundamental do seu processo de produção, traduzem-se em ganhos de competitividade muito significativos e eliminarão um bloqueio à fabricação de tintas de formulação mais complexa, permitindo aumentar o ritmo de introdução de novos produtos no mercado. 
 
3. Links 
 
Website do projeto http://bit.ly/2zZzS28
Website institucional do Grupo CIN http://bit.ly/2A2s1yE
Facebook Tintas CIN https://www.facebook.com/TintasCIN/
Linkedin Tintas CIN https://www.linkedin.com/company/34364/

23/11/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa