Notícias
Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos

O Projeto

Promovido pela Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), o projeto visa a promoção da Pera Rocha nos mercados externos, tendo como objetivos estratégicos promover a visibilidade internacional deste fruto e aumentar as exportações.

O projeto será concretizado através de um eixo de comunicação atual e competitivo, que aproxime o produto à sua origem – Portugal -, diferenciando-o e evidenciando as suas características únicas. Procura-se, assim, desenvolver ações de promoção coletivas, que reforcem a capacitação da atividade económica da fileira (produção, transformação e comercialização), assentes numa estratégia de internacionalização que intensifique a capacidade competitiva e a progressão na cadeia de valor. O projeto envolve:

- Criação e implementação de uma estratégia global de promoção focada na unicidade e especificidade da Pera Rocha e da sua origem, Portugal;

- Reforço da identidade territorial através do aumento do reconhecimento internacional coletivo sobre a Pera Rocha de Portugal – divulgada como um produto de qualidade, associado a uma alimentação saudável e prazerosa. Com este reconhecimento é expectável uma progressão na respetiva cadeia de valor;

- Potenciação, ainda que indiretamente, do sucesso de internacionalização das empresas produtoras de Pera Rocha;

- Aumento do conhecimento sobre os mercados-alvo identificados como estratégicos, nomeadamente a Alemanha, França, Reino Unido, Brasil e Espanha. (Identificação de dados setoriais de enquadramento da oferta vs. procura; hábitos de consumo; poder de compra; identificação de operadores de mercados estratégicos para o desenvolvimento de abordagens globais; entre outros que melhor permitam a eficácia das ações previstas);

- Aumento das iniciativas coletivas e sinérgicas, quer através de parcerias internacionais, quer através de parcerias nacionais que contribuam para a causa da internacionalização.

Pretende-se, assim, desenvolver e implementar um plano de internacionalização que reforce perceções valorativas da Pera Rocha junto dos consumidores finais, dinamizando ações impactantes e interligadas, que contribuam para uma maior sustentabilidade do próprio plano - não dispersando, assim, por múltiplas ações e mercados, procurando antes, a consolidação e a convergência.

 

Ações

O plano de internacionalização a que a ANP se propõe materializa-se nas seguintes atividades:

- Aquisição de conteúdos e informação especializada sobre os mercados-alvo (Alemanha, França, Reino Unido, Brasil e Espanha);

- Criação, registo e lançamento da marca Rocha do Oeste, de natureza global e coletiva;

- Otimização e dinamização do site www.perarocha.pt/, com interligação direta aos sites das empresas associadas da ANP e das redes sociais associadas à Pera Rocha e internacionalização por via do marketing digital e das TICE;

- Desenvolvimento de materiais promocionais de suporte às diversas ações;

- Promoção e divulgação das atividades e resultados em meios especializados de projeção internacional, recorrendo à contratação de empresas de assessoria de imprensa e de comunicação nos diferentes mercados-alvo;

- Desenvolvimento de ações de promoção “fora da caixa”, envolvendo como público-alvo consumidores dos mercados estratégicos identificados, em parceria com diversas entidades, como por exemplo a TAP, através de ações de promoção no catering nos seus voos ou em ações de degustação no aeroporto, etc.;

- Criação de um happening anual, em plena campanha, que inclua press tour (bloggers especializados) e gastronomic tour (chefs de referência e críticos gastronómicos);

- Participação na Semana Verde, em Berlim, na Alemanha, permitindo uma ação de promoção e degustação junto do consumidor final;

Semana Verde | Joana Pereira e Domingos dos Santos

- Desenvolvimento de uma ação de prospeção muito específica ao mercado Espanhol, dada a sua densidade populacional, a proximidade geográfica e similaridade linguística;

- Publicitação dos resultados do projeto de Promoção da Pera Rocha em Mercados Externos.

 

Para Domingos dos Santos, Presidente da Associação Nacional dos Produtores de Pera Rocha, “o apoio do COMPETE 2020 é fundamental para que este projeto de promoção se concretize. A Pera Rocha é o terceiro fruto mais exportado por Portugal e, em 2017, as suas vendas internacionais aumentaram 37%, para 94 milhões de euros. Com a marca Pera Rocha do Oeste e todas as iniciativas previstas estamos, finalmente, a dar a visibilidade que este fruto português merece junto dos consumidores estrangeiros”.

 

Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 431 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 366 mil euros.

10/04/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa