Promoção Internacional Integrada do Destino Portugal - Visit Portugal !

 

Enquadramento

A Era tecnológica dos dias de hoje, obriga a uma mudança de paradigma quanto à atuação em todos os setores de atividades económicas sem exceção, tudo graças à utilização da internet e respetivos serviços que esta coloca ao dispor dos utilizadores, através de um qualquer equipamento ou dispositivo móvel, cada vez mais interativo e versátil.

Ora, o turismo apresenta um número elevadíssimo de utilizadores ávidos no consumo de informação, na utilização de software diverso, na produção de conteúdos multimédia e na divulgação em redes sociais e afins.

É este o modelo de comunicação por excelência - via web, que funciona como amplificador do conceito de reputação de ideias, produtos e empresas, numa constante evolução onde o “cliente” ganha protagonismo e poder negocial para: escolher, comparar e comprar nas condições mais favoráveis e ainda a capacidade de partilhar opiniões e experiências, criando um novo modelo de confiança, recomendação e compra.

Assistimos assim, ao aumento da competitividade entre destinos e empresas com ofertas à medida na web, ao crescimento dos dispositivos móveis no planeamento e comercialização das viagens, ao aumento e proliferação de plataformas e motores de pesquisa, e à procura de experiências pelo consumidor, que induz os grandes operadores turísticos a reforçar a sua capacidade para distribuir essas experiências com elevado grau de satisfação.

Neste contexto, é necessário que os destinos turísticos e as suas empresas sejam mais competitivos. Portugal tem condições naturais e culturais (diversidade da oferta) e muitas outras vantagens (país seguro, boas acessibilidades, infraestruturas e equipamentos de qualidade, boa relação preço-qualidade), que o posicionam como um potencial player de referência. 

 

Projeto

O projeto “Promoção Internacional Integrada do Destino Portugal” pretende promover Portugal enquanto destino turístico e as marcas regionais. Uma iniciativa fundamental para a criação de uma imagem internacional atrativa e para o sucesso da estratégia comercial das empresas e dos agentes junto dos turistas, para o aumento da notoriedade e o conhecimento sobre o Destino Portugal.

O projeto vai, assim, ao encontro da necessidade sentida por todos os agentes turísticos, públicos e privados, oferecendo uma imagem unificada e integrada do Destino Portugal e as suas marcas regionais, suficientemente inovadora, capaz de fidelizar os turistas que já nos visitam, e angariar novos.

Nesta medida, os mercados prioritários de atuação dividem-se em 4 grupos distintos*:

 

Mercados

estratégicos

Mercados

de aposta

Mercados

de crescimento

Mercados

de atuação seletiva

Alemanha, Espanha, Reino Unido, França, Brasil, Holanda, Irlanda e Escandinávia (inclui a Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia).

São mercados com comportamentos históricos muito relevantes para Portugal, ao nível da quota de mercado e do seu ritmo de crescimento.

 

EUA e China.

São mercados de grande dimensão enquanto emissores de turistas, que representam um claro potencial de crescimento para Portugal, que têm demonstrado crescimento significativo e que deverão ser suportados com novas ligações aéreas.

 

Itália, Bélgica, Suíça, Áustria, Rússia, Polónia e Canadá.

São mercados que apresentam uma quota de mercado inferior a 3% e cuja localização, comportamento histórico ou conhecimento do mesmo indicam a possibilidade de impulso do crescimento.

 

 

Japão, Austrália, Singapura, Coreia do Sul, Índia, Israel e países da Península Arábica.

São mercados que pela sua distância e dimensão apresentam dificuldade em assumir massa crítica, mas que oferecem oportunidades, ou onde se perspetiva um elevado crescimento a longo prazo, por razões sociais, económicas ou demográficas, a que importa dar atenção.

* Para além dos mercados referenciados é de salientar que poderão ser incluídos outros mercados que sejam considerados oportunos do ponto de vista estratégico ou tático de acordo com as circunstâncias que envolvam a atividade turística ao longo do período de execução do projeto.


O projeto "Promoção Internacional Integrada do Destino Portugal" engloba duas atividades a desenvolver no âmbito da estratégia referida, enquadradas no domínio da promoção e comercialização do Destino Portugal, nomeadamente:

- "Campanha internacional de publicidade online" - ações de comunicação e marketing nos canais online, o que permite ao projeto ganhar escala global "à distância de um clique" e abranger o maior número possível de recetores da mensagem publicitária que se pretende promover.

- "Presença do Destino Portugal nos mercados internacionais" - desenvolvimento de ações que permitam "explorar o terreno", designadamente, através assessoria especializada nos mercados-alvo, asseguram o reforço da presença de Portugal enquanto destino turístico nos mercados internacionais.

O conjunto de atividades que se pretende realizar no âmbito deste projeto, engloba as sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores, de forma abrangente e integrada garantindo a coerência e eficácia do projeto em todo o território nacional.

 

 

Em conclusão, são esperados resultados com elevado impacto da implementação do projeto, com:

- A efetiva concretização ao nível do estímulo à notoriedade do Destino Portugal, promovido de forma integrada, resultando num efeito de alavanca no sistema turístico, transversal à economia portuguesa, potenciando e multiplicando efeitos de escala e ganhos de eficiência para a visão do Destino Portugal;

​- O desafio no âmbito social, alinhando com diretiva “Europa num Mundo em Mudança - Sociedades Inclusivas, Inovadoras e Ponderadas, nomeadamente:

  1. No âmbito das Sociedades Inclusivas - especificamente das regiões de incidência do projeto - Norte, Centro e Alentejo - contribui para o desenvolvimento rural e económico destes territórios, dado que a forte ligação da atividade turística ao território e aos respetivos recursos endógenos promove a coesão territorial e tem grande impacto nas atividades económicas;
  2. No âmbito das Sociedades Inovadoras - a estratégia de promoção baseia a sua campanha exclusivamente nos meios online e em conteúdos relevantes para o turista, alinhada com as tendências inovadoras de interação com o turista.
  3. No âmbito das Sociedades Reflexivas - os conteúdos produzidos para a campanha, as atividades dirigidas aos media e ao trade internacionais baseiam-se na história e na diversidade cultural do Destino Portugal, estimulando os turistas a conhecer a identidade do país e a fruírem do seu património.

- A ligação estratégica ao "Turismo 2020: Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal 2014-2020" que estabelece os objetivos e as prioridades de investimento para o Turismo do País e das Regiões, com cinco eixos estratégicos:

  1. Atrair: Qualificação e valorização do território e dos seus recursos turísticos distintivos.
  2. Competir: Reforço da competitividade e internacionalização das empresas do turismo.
  3. Capacitar: Capacitação, formação e I&D+I em Turismo.
  4. Comunicar: promoção e comercialização da oferta turística do país e das regiões.
  5. Cooperar: Reforço da cooperação internacional.

 

Apoio

O projeto "Promoção Internacional Integrada do Destino Portugal" tem como promotor o TURISMO DE PORTUGAL I.P. e conta com cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Apoio a Ações Coletivas - Internacionalização, envolvendo um Investimento elegível de 14,7 milhões de euros, que resultou num Incentivo FEDER de 12,4 milhões de euros.

 

 

Artigos relacionados

Ficha de projeto AQUI

Página do Facebook “Visit Portugal” AQUI

Site “Visit Portugal” AQUI

 

12/09/2017 , Por Vanda Cardoso Pinheiro