Notícias
Porto Design Accelerator: Programa de aceleração para startups na área do design

Em declarações ao COMPETE 2020, Rui Coutinho, Coordenador do Porto Design Factory e do Porto Design Accelerator, responsável pelo  projeto supra, sintetiza o caminho percorrido no âmbito da parceria liderada pelo Instituto Politécnico do Porto com a Associação Porto Digital (APD)  e com o TICE.PT  - e a importância do apoio do COMPETE 2020, que «contribuirá ainda mais para a valorização da nossa indústria e do ecossistema empreendedor.»

 

1. Síntese


O responsável pelo projeto Porto Design Accelerator, promovido pelo Instituto Politécnico do Porto com o cofinanciamento do COMPETE 2020, comenta, em declarações ao COMPETE 2020, que "acompanhando a consolidação e amadurecimento do ecossistema de empreendedorismo do país, o Politécnico do Porto (através da Porto Design Factory), a Associação Porto Digital e o TICE.pt entenderam ser relevante a criação de um novo programa de aceleração de novas ideias de negócio associadas especificamente aos bens transaccionáveis de consumo e à indústria da manufactura.  O Porto Design Accelerator proporciona um apoio personalizado e próximo a empreendedores das áreas de design, conectando-os a uma vasta rede de mentores, especialistas e parceiros de produção e retalho, que ajudam a transformar ideias em negócios escaláveis e replicáveis.

Para além disso, a ligação muito próxima do Porto Design Accelerator às principais indústrias transformadoras e exportadoras de “design-based consumer goods”, alavanca o potencial de inovação - de produto, de processos, de materiais e de marketing - que é passível de ser gerado nessas próprias industrias, que se vêm, assim, expostas ao que de mais inovador, criativo e arrojado está a ser desenvolvido no ecossistema empreendedor. 

Decorre neste momento a primeira edição do acelerador que, durante 6 meses, acompanha de perto 8 startups nas áreas do calçado, health tech, moda, plásticos e agro-indústria. Ao longo dos 2 anos do projeto serão realizadas 4 edições do acelerador, esperando-se que acompanhe um mínimo de 20 startups inovadoras nos setores dos “design-based consumer goods”. O apoio do COMPETE 2020, pelo que ele significa de apoio direto a estes empreendedores e pela ligação umbilical ao tecido empresarial e industrial que proporciona, tem sido absolutamente essencial para garantir um nível de excelência, de inovação e de exigência que, estou certo, contribuirá ainda mais para a valorização da nossa indústria e do ecossistema empreendedor.”


 

2. Sobre o projeto Porto Design Accelerator

Trata-se do  primeiro programa português de aceleração de novas ideias de negócio baseadas em design, desenhado para apoiar o trabalho de  designers, engenheiros, investigadores e empreendedores e as mais promissoras “design driven startups” . Esta aceleradora visa apoiar o surgimento de uma nova geração de negócios, produtos e tecnologias a partir do design, nas áreas das tecnologias de saúde, mobiliário, moda (têxtil, vestuário e calçado), metalomecânica,  produção de máquinas e moldes, automóvel e aeroespacial, cortiça, cerâmica e novos produtos emergentes. 

O “Porto Design Accelerator” fornecerá apoio 360 graus a 5 equipas de empreendedores com ideias inovadoras de negócios “design-driven", durante um período inicial de 12 semanas, a que se segue um período complementar “ready-to-sclae” de mais 12 semanas, preparando um programa educativo “tailor made” e conectando-os com o ecossistema de empreendedorismo, com os principais stakeholders das indústrias da manufatura, e com mentores, peritos e recursos de prototipagem necessários para transformar ideias promissoras em produtos inovadores. No final desse período, as equipas apresentarão os seus resultados à comunidade industrial e empreendedora (“demo day”). E a partir daí, as equipas beneficiarão de um período adicional de 12 semanas, onde o “Porto Design Accelerator” ajudará a alavancar o scaleup dos negócios, conectando as equipas com os mais importantes programas de desenvolvimento mundiais, com os principais clientes, distribuidores e produtores, e com os principais investidores. 

As candidaturas para o “Porto Design Accelerator” decorreram de 1 de Junho a 30 de Agosto de 2017. Foram seleccionadas 7 ideias/equipas selecionadas iniciaram o programa de aceleração a 1 de Outubro e terminarão a 31 de Março. A segunda vaga de aceleração ocorrerá de 1 de Abril a 30 de Setembro de 2018, com candidaturas a partir de 1 de Fevereiro de 2018.

 

3. Apoio do COMPETE 2020

O projeto “Porto Design Accelerator” é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio às Acções Colectivas, com um investimento elegível de 584 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 496 mil euros.

 

4. Links 

Website Porto Design Accelerator

Website Porto Design Factory

Website Instituto Politécnico do Porto

Website Associação Porto Digital

Website TICE.PT

11/01/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa