CONNECTA-X: integração de appliances em ecossistemas de casas inteligentes

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa desenvolver uma plataforma de comunicação, recolha e tratamento de dados no domínio da inteligência computacional e monitorização de dispositivos que venha a suportar o desenvolvimento de novos produtos/serviços de valor acrescentado no domínio da Internet das Coisas (IoT).
 
 
1. Enquadramento
 
Temos assistido nos tempos mais recentes à integração de tecnologia de processamento e conectividade em todas aqueles objectos,coisas, que nos rodeiam no dia-a-dia, fazendo parte integrante do nosso quotidiano. É precisamente esta realidade que dá origem ao conceito Internet das Coisas. A quantidade de objetos inteligentes que tem vindo a surgir no mercado tem aumentado drasticamente, contudo, existem ainda algumas barreiras relevantes que têm um impacto negativo na disseminação e maturidade da Internet da Coisas. Podemos identificar questões relacionadas com interoperabilidade ou com custos e tempos de concepção e produção elevados, implicado um time to market lento. Num outro patamar temos a disseminação de conceitos, cada vez mais familiares, nomeadamente, smart grids, smart cities, smart homes, smart meters. Todos estes conceitos estão interligados, fomentando uma orientação cada vez mais sólida no caminho da eficiência, interoperabilidade entre sistemas, conectividade. Foi a combinação entre ambas estas realidades, IoT e Smart Meters que esteve na base do surgimento deste projeto. 
 
 
2. Síntese
 
O projeto CONNECTA-X pretende desenvolver uma plataforma de comunicação, recolha e tratamento de dados no domínio da inteligência computacional e monitorização de dispositivos, que venha a suportar o desenvolvimento de novos produtos e serviços de valor acrescentado no domínio da Internet das Coisas.
Mais especificamente, este projeto contempla a investigação e desenvolvimento de uma solução, destinado ao mercado embedded, na área de smart home appliances, tirando partido da plataforma IoT a implementar e integrar, que venha a permitir a comunicação entre os smart meters e as diversas appliances domésticas.
 
O CONNECTA-X apresenta-se como uma solução atrativa em termos de custo e time to market para fabricantes de consumer appliances, permitindo, de forma mais rápida, converter as suas appliances em smart appliances, compatíveis com a rede de smart metering.
 
 
3. Sobre o projeto CONNECTA-X Sistema e módulos interoperáveis para integração de appliances em ecossistemas de casas inteligentes
 
Através do projeto CONNECTA-X, a Critical Software pretende implementar um sistema base (plataforma) de comunicação, recolha, tratamento de dados no domínio da inteligência computacional e monitorização de dispositivos que suporte o desenvolvimento de novos produtos e serviços de valor acrescentado no domínio da Internet das Coisas. Como demonstrador da aplicabilidade desta solução o projeto comtempla uma solução a desenvolver que será destinado ao mercado embedded, na área de smart home appliances, tirando partido da plataforma IoT a implementar e integrar que permita a comunicação entre os smart meters e as diversas appliances domésticas. O projeto aporta uma solução atrativa em termos de custo e time to market para fabricantes de consumer appliances, que vai permitir de forma mais rápida converter as suas appliances em smart appliances, compatíveis com a rede de smart metering. 
 
Com este projeto, a empresa pretende desenvolver um módulo de hardware e software, altamente inovador, embebido de capacidades preditivas, machine learning, capaz de conectar o smart meter a toda uma série de appliances domésticas, mais especificamente eletrodomésticos. Ora, através deste módulo há uma quantidade elevada de informação (nomeadamente consumos e calendário) que, após devido tratamento, será capaz de se interligar com os eletrodomésticos, enviado toda uma série ordens e recomendações dos mais diversos tipos. Tomemos como exemplo que são 10h e que a roupa que está na máquina deve estar lavada às 8h do dia seguinte. Qual será a melhor altura para iniciar o processo de lavagem? O módulo, com base numa série de informação retirada da cloud, assim como da rede, do smart meter, vai ter a capacidade de perceber qual o melhor horário tendo em conta custo reduzido e capacidade de carga disponível na rede dessa casa em particular, associando-o a uma série de outros fatores relevantes, dando ordem à máquina para dar início ao processo de lavagem. 
 
 
4. Sobre a Critical Software 
 
A Critical Software é uma empresa de software e sistemas de informação com sede em Coimbra. A empresa está implementada internacionalmente, sendo especializada na oferta de soluções, serviços e tecnologias fiáveis para sistemas de informação de missão crítica e negócio, garantindo suporte às funções operacionais chave, incluindo ferramentas de software para a proteção pessoal e de equipamentos de monitorização, garantindo que os processos críticos são conduzidos de forma eficiente e segura. 
 
 
5. Apoio do COMPETE 2020
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à I&DT Empresarial, na vertente em copromoção, o projeto CONNECTA-X contempla um investimento elegível de cerca de 683 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 442 mil euros.
 
 
6. Links úteis
 
Critical Software S.A.
 
Universidade de Coimbra
Website https://www.uc.pt/

03/01/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia