SLMXL: A aposta da Adira no fabrico aditivo de peças metálicas de grande dimensão

Em declarações ao COMPETE 2020, Tiago Brito e Faro, Chief Technology Officer na Adira Metal Forming Solutions S.A., sintetiza a estratégia levada a cabo pela empresa de Vila Nova de Gaia e a importância do apoio do COMPETE 2020 no âmbito do projeto “SLMXL” que visa desenvolver um sistema de produção para fabrico aditivo de peças/componentes metálicos de grandes dimensões, recorrendo à tecnologia laser para o processo de união dos pós metálicos.

 

Síntese

O fabrico aditivo, referido mundialmente como percursor da próxima revolução industrial, inserido no conceito global de Industria 4.0, tem um papel crescente na indústria nos países desenvolvidos e a tendência é evoluir para a fabricação de componentes de grande dimensão, nomeadamente para a indústria de moldes, automóvel e aeronáutica. 

Assim, e no decorrer do esforço da ADIRA em acompanhar as atuais tendências do setor industrial e novas tecnologias produtivas, foi delineado um plano para a entrada no setor do Fabrico Aditivo Metálico, procurando, assim, responder aos principais desafios inerentes ao mesmo encontrando, simultaneamente, nichos de mercado com elevado potencial de exploração.

“Desta forma, o foco foi colocado na criação de sistemas robustos, industriais e com capacidade para produção de componentes metálicos de grande dimensão”, explica Tiago Brito e Faro ao COMPETE 2020.

E adianta «o especial interesse da aplicação destas tecnologias prende-se com a incrível liberdade de design proporcionada pelo método de adição sucessiva de material, permitindo originar geometrias únicas, com elevada precisão, até hoje impossíveis de realizar». Na génese deste método encontra-se a fusão de pós metálicos por tecnologia laser de alta precisão, permitindo um uso eficiente da matéria-prima e uma gestão otimizada de recursos.

 

A mais-valia do apoio COMPETE 2020 e do consórcio

«O apoio do COMPETE 2020, mais especificamente no âmbito do projeto SLMXL, apresenta-se preponderante neste esforço de desenvolvimento de um sistema dedicado à tecnologia SLM para peças de grandes dimensões, permitindo levar a cabo as atividades de I&DT necessariamente afetas a estes processos inovadores. A criação de novos sistemas industriais, assim como novos processos, requer uma vasta recolha de conhecimento, aquisição de competências específicas e iterações de desenvolvimento, podendo estas etapas apresentar entraves que são muitas vezes determinantes para a execução do projeto com sucesso. Nesse aspeto, as iniciativas de apoio ao desenvolvimento tecnológico, como a que aqui se apresenta, são um importante instrumento de estímulo à inovação nacional e criação de valor por parte das entidades do setor industrial. Acresce ainda o estímulo à formação de consórcios, formados por parceiros com competências complementares, os quais sedimentam as bases de competência para uma inovação e competitividade sustentada do nosso País».

Assim, no âmbito deste projeto foi reunido um conjunto alargado de valências técnico-científicas complementares, através do consórcio que inclui copromotores do sistema científico e tecnológico nacional - INEGI, IST-UTL, FCT-UNL - e as empresas envolvidas - ADIRA MFS (Promotor Líder) e Manuel Conceição Graça que possuem capacidades tecnológicas e experiência comprovadas pelo seu longo historial no desenvolvimento/industrialização de equipamentos avançados e fabrico de componentes para sectores de atividade exigentes, respetivamente.

 

O CTO da Adira salienta ainda que «o conhecimento adquirido já no decorrer deste projeto pôde ainda ser incorporado na fase final do desenvolvimento de um equipamento capaz de validar esta tecnologia inovadora de fabrico aditivo, capitalizando o trabalho que a Adira já havia desenvolvido autonomicamente para a construção do mesmo».

 

Como resultado da concertação de todos estes esforços, a Adira viu reconhecida a sua capacidade de concretização em matéria de inovação, com a atribuição do Prémio Produto Inovação COTEC-ANI 2017.

 

Resultados esperados

«Espera-se, com a execução deste projeto, trazer ao mercado um sistema comercial dedicado à tecnologia SLM, o qual desafiará os limites produtivos atuais desta tecnologia e apresentará importantes valências ao nível da produtividade, escalabilidade, ergonomia e flexibilidade de processamento». 

Prevê-se que esta iniciativa nacional poderá abrir portas a um alargamento notável da utilização da tecnologia de fabrico aditivo, estendendo-se a novos setores de aplicação e à integração com os processos convencionais.

Desta forma, «graças ao apoio COMPETE 2020, será possível a criação de uma linha de equipamentos de Fabrico Aditivo altamente competitivos e conformes com a nova revolução industrial», conclui Tiago Brito e Faro.

 

Cofinanciamento

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de co-promoção, o projeto “SLMXL - Sistemas de fabricação aditiva de peças metálicas de grande dimensão” envolve um investimento elegível de 2.4 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 1.5 milhões de euros.

 

Links

Notícia “Fabrico aditivo de peças metálicas assegura Prémio Produto Inovação à ADIRA” 

Website Adira - Metal forming solutions, S.A

Website INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial 

Website IST - Instituto Superior Técnico 

Website Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa 

Website Manuel da Conceição Graça, Lda. 

23/05/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020