Entrevista a José Simão, Diretor Geral da DGRM que coordena o grupo de trabalho nomeado para a Janela Única Logística

 

Janela Única Logística: a plataforma inovadora nas cadeias logísticas portuárias

O projecto Janela Única Logística (JUL), coordenado e gerido pela Associação dos Portos de Portugal (APP) e apoiado pelo COMPETE 2020, iniciou-se em fevereiro de 2018 irá actualizar e estender a Janela Única Portuária a toda a cadeia logística nacional, na interligação com os meios de transporte terrestres, com os portos secos e com as plataformas logísticas, numa lógica intermodal.

1. Quais os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto?

A Logística em geral e os portos e o transporte marítimo em particular desempenham um papel essencial nas relações socioeconómicas entre países e regiões geográficas. A importância destes setores na movimentação de mercadorias tem, continuamente, sido colocada à prova. Alterações tecnológicas, com particular destaque para a contentorização da carga e para a intermodalidade tiveram e têm um impacto profundo nas operações portuárias e nos transportes, nos mais variados domínios. Por outro lado, a crescente preocupação com as questões de segurança de pessoas e bens e com a proteção ambiental são fatores adicionais que desafiam os atores da cadeia logística a elevados padrões de eficiência e a uma maior integração aos níveis dos procedimentos e da desmaterialização.

Portugal tem sido pioneiro da digitalização portuária e na inovação de processos de simplificação, através da implementação da Janela Única Portuária. O desafio atual é alargar a boa prática da Janela Única Portuária para toda a cadeia logística, passando a designar-se de Janela Única Logística.

A Janela Única Logística será um ecossistema digital para o desenvolvimento do negócio e criação de valor nas redes logísticas e portuárias. Através deste ecossistema os atores das redes logísticas e as autoridades partilharão informação em tempo real e alinham processos para assegurar a sincronização das operações, de forma a permitir:

·        Processos harmonizados nos portos nacionais e cadeias multimodais

·        Suporte a corredores sincromodais transfronteiriços (Portugal/Espanha)

·        Relacionamento ágil e desmaterializado com as autoridades

·        Cobertura dos processos de última milha com recurso a aplicações simples e de baixo custo (incluindo aplicações móveis)

No final do projeto, as redes portuárias e logísticas deverão ganhar vantagem competitiva face à concorrência e criar propostas de valor diferenciadas, através de uma abordagem com sucesso do desafio da digitalização. Soluções tecnológicas de vanguarda serão o farol para uma nova realidade de ecossistemas portuários e logísticos, que promovem redes hiperconectadas. Os portos nacionais estarão no centro deste novo desafio. A Janela Única Logística será a solução.

 

2. Quais os resultados concretos esperados no âmbito do projeto?

Sistema Logístico-Portuário mais competitivo

Otimização e sincronização dos fluxos multimodais

Suportar operações mais ágeis, inteligentes e fiáveis

Harmonização de procedimentos

Maior transparência

 

3. Qual o contributo do COMPETE 2020 para os objetivos que definiram para o projeto? 

O financiamento pelo COMPETE 2020 permite ao Ministério do Mar, através dos seus promotores, desenvolver um projeto essencial da estratégia nacional para o aumento da competitividade portuária.

O contributo do Compete 2020 assume uma importância acrescida pois trata-se de um projeto que não gera receitas diretas para os promotores, mas que terá um impacto muito importante para a economia nacional e para a coesão do território.

 

O projeto Janela Única Logística foi  notícia na Newsletter nº 158 dedicado a Infraestruturas.

 

Apoio do COMPETE 2020  

O projeto Janela Única Logística é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Eixo Prioritário IV, ao abrigo do Aviso 03/RAIT/2016.   O investimento elegível para o projeto ascende a 5,1 milhões de euros, com um incentivo FEDER de 4,3 milhões de euros.

29/08/2018 , Por Miguel Freitas
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