SOMEMA IPB, a nova unidade industrial

O projeto “SOMEMA IPB” assenta na criação de um novo estabelecimento industrial, que permita a produção de moldes de grandes dimensões para peças plásticas automóvel de interiores e exteriores, como Painéis de instrumentos e Para-choques. O maior investimento da história da empresa que espera aumentar a sua facturação em 40% até 2019. Mais exportações, clientes mais satisfeitos e a criação líquida de 21 postos de trabalho altamente qualificado.

 

Projeto

O projeto “SOMEMA IPB” tem como principal objetivo a construção de uma nova unidade industrial com forte capacidade produtiva e de inovação, que permita a produção de moldes de grandes dimensões para peças plásticas de interiores e exteriores para automóvel, como Painéis de instrumentos e Para-choques.

A unidade fabril terá uma área total de 2.555 m2, em que a área produtiva efetiva terá cerca de 2070 m2, de localização em Martingança, Alcobaça, a cerca de 12 Km de distância das instalações produtivas e sede da Empresa, cujo pedido prévio de viabilidade de construção já foi aprovado pela camara municipal de Alcobaça.

Esta unidade será dotada de meios produtivos significativos nas áreas de maquinação CNC de grandes dimensões e respetivos equipamentos auxiliares ao seu funcionamento (ferramentas, mesas magnéticas e bastidores), CNC de furação rápida (equipamentos auxiliares ao seu funcionamento (ferramentas, mesas magnéticas e bastidores), braço de medição laser (controlo do processo), bem como software especifico de programação de maquinações e respetivo hardware necessário, (servidor e storage para gestão e armazenamento de dados). Prevê-se ainda, dotar a unidade com uma prensa de ajustamento de grandes dimensões, meios de elevação de cargas necessários para o desenvolvimento da atividade (pontes rolantes) e compressor par alimentação de ar comprimido para as maquinas CNC.

A estratégia assenta na construção da unidade produtiva por forma a obter uma grande capacidade de maquinação, furação de moldes e ajustamento.

 

A inauguração da unidade fabril decorreu a 14 julho 2017, e foi notícia no Jornal de Leiria a 20 de julho

 

Apoio

O projeto “SOMEMA IPB” tem como promotor SOCIEDADE METALURGICA MARINHENSE LDA, e conta com cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos Inovação Inovação Empresarial (Produtiva), envolvendo um Investimento elegível de 5,3 milhões de euros, que resultou num Incentivo FEDER de 2,6 milhões de euros.

 

Artigos relacionados

Site AQUI | Facebook AQUI

Vídeo AQUI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

31/07/2017 , Por Vanda Cardoso Pinheiro
Portugal 2020
COMPETE 2020
Comissão Europeia