Notícias
Sublime Comporta Country Retreat: um refúgio de charme a uma hora de Lisboa

COMPETE 2020 cofinancia projeto hoteleiro, na Comporta, concelho de Grândola, que aposta no atendimento personalizado e numa oferta de alojamento surpreendente, tendo sido criados 21 postos de trabalho.

 

1. Síntese

Pretende-se transformar o Sublime Comporta Casas de Campo num Hotel - Apartamento com 5 estrelas, inserido num terreno com 17 hectares, com uma envolvente de uma mistura de pinheiros mansos e bravos e sobreiros, estando a unidade hoteleira localizada a 1h15min de Lisboa. 

Desenhado pelo arquitecto português José Alberto Charrua, o Sublime Comporta – Country House Retreat possuía apenas14 quartos, dos quais 10 são suites e quatro são quartos duplos, duas piscinas – uma interior e outra exterior, e um pequeno spa tudo num terreno de 17 hectares.

Neste projeto hoteleiro em constante crescendo, cofinanciado pelo COMPETE 2020, nasceram recentemente diversas villas, com uma arquitetura surpreendente, bem como um novo edifício, que alberga o restaurante Celeiro.

Foram implantadas unidades de alojamento, T2, T3 e T5, que constituem uma reinterpretação das cabanas da Comporta num conceito que crescentemente ganha adeptos a nível mundial e que permite uma integração particularmente excecional com a paisagem envolvente, dados os materiais utilizados e o seu carácter modular em que cada compartimento constitui um módulo construtivo independente e que pode estar separado fisicamente dos outros módulos que constituem a unidade de alojamento, seja ela T2, T3 ou T5. 

A implantação das construções que compõem esta ampliação foi feita de modo a reduzir o seu impacto na paisagem, tirando o máximo partido da flora existente, da orientação solar e da integração com as construções já existentes.

Gonçalo Pessoa, proprietário e mentor do projeto, explicou tratar-se de uma Casa de Campo, posicionado num segmento alto, sendo que a maior procura advém do mercado francês. No entanto, a estratégia passa por também se posicionarem na Europa do Norte, reunindo esforços para serem atrativos para o mercado alemão e italiano, que tanto procuram a Comporta.

A reportagem “Boa Cama Boa Mesa” sobre o Sublime Comporta foi apresentada o dia 11 de julho de 2015, ainda antes das mudanças realizadas na primavera de 2016. Ainda assim, é possível perceber a filosofia que está na base deste projeto hoteleiro familiar.  Assista ao vídeo em: http://bit.ly/2ptSWP6

 

2. Apoio do COMPETE 2020

O projeto “Sublime Comporta Country Retreat & Spa - Hotel Apartamento“ é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 2,3 milhões de euros.

Gonçalo Pessoa, proprietário e mentor do projeto comenta que ‘’o apoio do COMPETE 2020 foi fundamental para o desenvolvimento do nosso projecto. O Sublime Comporta - Country Retreat & SPA nasceu como uma Casa de Campo com apenas 14 quartos e evoluiu para um Hotel - Apartamento na categoria de 5* com várias tipologias disponíveis, o que envolveu um avultado investimento num curto espaço de tempo. A linha de financiamento disponibilizada permitiu-nos obter uma parte significativa destes recursos com condições financeiras impares’'.

 

3. Links

Website Sublime Comporta

Página do projeto

Vídeo sobre o Sublime Comporta no programa "Boa cama, boa mesa"

22/03/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa