Leica continua a apostar em Portugal

Em declarações ao COMPETE 2020, Miguel Ferreira, responsável pelo Departamento de Gestão de Projetos & Desenvolvimento na Leica, sintetiza a estratégia levada a cabo pela empresa e comenta a mais-valia do apoio do COMPETE 2020 no âmbito do projeto supra que visa desenvolver, pela 1.ª vez em Portugal, objetivas e binóculos com elevada performance e alta fiabilidade mecânica, aliados a um design intemporal.
 
 
1. Síntese
 
Em declarações ao COMPETE 2020, Miguel Ferreira, responsável pelo Departamento de Gestão de Projetos & Desenvolvimento na Leica, sintetiza a estratégia levada a cabo pela empresa e comenta a mais-valia do apoio do COMPETE 2020 no âmbito do projeto supra que visa desenvolver, pela 1.ª vez em Portugal, objetivas e binóculos com elevada performance e alta fiabilidade mecânica, bem como um design intemporal.
 
> Enquadramento
“A Leica-Portugal iniciou as suas atividades em Vila Nova de Famalicão no ano 1973, como unidade puramente de produção. Ao longo de 44 anos, a Leica foi desenvolvendo competência e melhorando os seus recursos tecnológicos. Há quatro anos, mudou-se para novas instalações construídas a pensar nas exigências da produção atual. Foram implementadas melhorias nas condições produtivas e criadas novas competências no contexto de uma estratégia de modernização. 
A criação de um departamento de I&D, em março de 2015, é mais um passo natural da evolução desta estratégia. A Leica assume mais uma vez, o objetivo de ampliar as competências da Fábrica em Portugal. Desta forma, passa a ser possível a realização de produtos Leica desenvolvidos e produzidos em Portugal. Sendo uma exigência, manter a identidade da marca, orientada para um mercado com grandes expetativas na qualidade e durabilidade do produto.
Para este departamento pretendeu-se criar uma equipa que conseguisse tirar o máximo proveito de estar ligado a uma unidade de produção. Foram recrutados colaboradores internos com grande nível de experiencia. Estes por sua vez fizeram parcerias com engenheiros recém-formados nas áreas de ótica, mecânica e eletrónica. 
Em Junho deste ano, a Leica inaugurou um novo espaço com as condições necessárias para um departamento de I&D”.
A aproximação da produção às áreas de I&D e serviço pós-venda, anteriormente localizadas em outras unidades do grupo, permitiu à multinacional alemã potenciar sinergias. 
 
> O projeto
 
“Com o objetivo de rentabilizar os recursos financeiros e acelerar o processo de consolidação do departamento, a organização encarou como uma oportunidade a candidatura ao programa de financiamento “Portugal 2020” com um projeto intitulado “Desenvolvimento de Produtos Leica em Portugal”. Mais precisamente, os primeiros produtos com Investigação e Desenvolvimento em Portugal.
O projeto consiste no desenvolvimento de objetivas e binóculos com elevada performance ótica e alta fiabilidade mecânica, bem como um design intemporal característico da marca. É objetivo deste projeto, criar produtos com a qualidade Leica e regidos pelos mesmos critérios de controlo sendo submetidos a testes e ensaios definidos pela marca Leica. 
Com esta candidatura foi possível minimizar algum risco nas incertezas no Desenvolvimento financiando uma parte da investigação. Foi também importante na ajuda de financiamento na aquisição de equipamento importante ao apoio ás atividades de I&D.
Durante o desenrolar do projeto, procedeu-se à formação de novos colaboradores bem como á aquisição de meios técnicos necessários para a investigação. Foram definidas formas de interagir com a produção, utilizando as sinergias inerentes da proximidade à Fabrica, sendo esta uma mais-valia que não se encontra na casa mãe na Alemanha.
Acrescido à importância dos primeiros produtos desenvolvidos, é de salientar o facto de este projeto ter permitido a criação de competências em Portugal, que de outra forma não seria possível. Os investigadores têm sido solicitados na resolução de problemas e no acompanhamento em processos de aquisição ou escolha de equipamento técnico para a produção”. 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT o projeto "Leica 2020: Desenvolvimentos de Produtos Óticos em Portugal” envolveu um investimento elegível de cerca de 903 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 293 mil euros.
 
 
3. Links úteis
 

01/08/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa
União Europeia